Suspensão Multilink: vantagens e desvantagens
A suspensão multilink é o sonho de consumo de muitos fanáticos por carros. Ela é normalmente encontrada em automóveis mais caros, mas tem aparecido em veículos considerados médios.
Vale lembrar que toda suspensão tem o mesmo objetivo: garantir a que a banda de rodagem dos pneus esteja em contato permanente com o solo, o que garante a estabilidade. Com a multilink, que usa braços independentes, as peças têm maior liberdade para trabalhar e garantir um ótimo desempenho.
Neste post, falaremos sobre o conceito dessa suspensão, suas características e benefícios. Continue a leitura para saber mais!
O que é suspensão multilink?
A multilink é, de modo geral, um dos modelos de suspensão independente, sistema em que cada um dos lados se conecta às rodas de modo independente. Inclusive, ela é uma espécie de evolução de outra modalidade similar, a duplo A (ou triângulo duplo).
Em vez de ter apenas dois braços, ela utiliza três ou mais, espaçados entre si, responsáveis por garantir a liberdade de movimentação. Assim, o condutor terá um maior controle em múltiplas direções — e dificilmente perderá o contato com o solo.
A multilink costuma ser encontrada em carros de grande potência, como modelos que utilizam tração na parte dianteira ou traseira.
Contudo, um detalhe: apesar de ser normalmente associada aos sistemas independentes, há modelos de multilink que são dependentes. Um exemplo é o encontrado em modelos de Nissan Frontier.
Como funciona esse sistema?
Na suspensão multilink, as rodas são ligadas ao veículo por meio de braços oscilantes, que não têm conexão ao lado oposto. Isso possibilita que cada roda acompanhe e se adeque ao relevo do solo.
Outro detalhe interessante é que a suspensão multilink costuma conectar cada roda ao automóvel com o auxílio de braços laterais e longitudinais, fixados em diferentes partes na carroceria e no quadro (ou no eixo) de suspensão.
Quais são as vantagens da suspensão multilink?
Uma das grandes vantagens é que ela possibilita uma condução muito agradável, com excelente dirigibilidade. Afinal, ela foi projetada para absorver as diversas irregularidades em cada solo — e sem afetar a estabilidade.
Outra vantagem tem a ver com o trabalho dos projetistas de suspensão, uma vez que ela concede maior liberdade para ele buscar soluções criativas e determinar uma geometria diferenciada. Ele e o dono do carro podem trabalhar em conjunto para obter os melhores resultados.
Contudo, é importante que você entenda que essa suspensão, e os gastos com manutenção, são mais caros em relação a outros sistemas. Toda essa versatilidade tem um preço, mas os benefícios compensam o investimento. Isso ocorre muito quando proprietários de carros de luxo adaptam o automóvel para que ele enfrente condições mais severas nas vias — pessoas que trafegam em estradas do interior, por exemplo.
Agora que você conheceu a suspensão multilink, já tem as informações necessárias para decidir se no momento da compra do próximo modelo ele será a o melhor opção.
Vale lembrar que não se pode adaptar uma suspensão multilink em um veículo que saiu de fábrica com outro modelo de suspensão. Para desfrutar dos benefícios do sistema de suspensão multilink a escolha deve ser feita no momento da compra do veículo.
E aí, gostou do conteúdo? Siga a Nakata no Instagram para mais conteúdos como este.