Profissionais buscam adequação às tendências de vendas
O setor automotivo vem sendo gradativamente impactado por quatro grandes tendências: conectividade veicular, mobilidade compartilhada, eletrificação da frota e condução autônoma.
TENDÊNCIAS DE VENDAS JÁ IMPACTAM COMÉRCIO DE AUTOPEÇAS
Nem todas chegarão ao Brasil no curto prazo, mas o país já enfrenta transformações. E no mercado de reposição não é diferente. Novidades já vêm impactando o comércio de autopeças nos últimos anos. É o que conta o Reginaldo de Assis Savieto, balconista na Autopeças Itatiba, da cidade de Itatiba, em São Paulo.
“As grandes mudanças enfrentadas pelos profissionais de vendas nos últimos anos foram a digitalização e obter mais conhecimentos para atender melhor os clientes finais, clientes esses que hoje são cada vez mais exigentes pelos atendimentos e qualidade do produto que você está oferecendo. Assim, diversificar as compras pelas redes sociais também, é uma das coisas que podem ajudar mais. Essas são as mudanças que a gente está enfrentando”.
DIGITALIZAÇÃO ESTÁ ENTRE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE VENDAS
E a digitalização está mesmo na ordem do dia. O mundo virtual se apresenta como a principal tendência nos processos de vendas. Seus desdobramentos, como o home office, trarão a necessidade cada vez maior de adequação dos profissionais de vendas, como conta José Fabiano, representante comercial da Pellegrino, em Costa Verde, no Rio de Janeiro.
“Eu vejo que a principal tendência do mercado de autopeças hoje é você atender o cliente home office. Mas não é só você não estar presente, mas estar de uma maneira que você satisfaça a necessidade dele. Então nós vamos precisar muito melhor a capacidade de atender o cliente sem estar do lado dele. Vejo que isso é uma grande tendência no nosso mercado. Eu observo que com a tendência do mercado, a gente precisar trabalhar mais home office ou até mesmo trabalhar de uma maneira a não estar presente eu preciso conhecer mais os aplicativos eletrônicos. Como passar informação para o meu cliente de uma maneira que ele entenda, porque no passado eu abria um catálogo e mostrava, é isso que você quer? Agora, como eu vou mostrar o que ele quer? Eu vou ter que conhecer aplicativos eletrônicos para que eu transmita pra ele e pergunte: é isso que você quer?”.
COMO FICAR EM DIA COM AS TENDÊNCIAS DE VENDAS?
Trabalho remoto, varejo multicanal, mídias sociais, vídeo conferência e um consumidor mais antenado às inovações são transformações em curso que convidam os Feras da Venda a uma constante adequação. É fundamental ficar atento às tendências do mercado. E como fazer para ficar em dia com as novidades? Quem responde é o Anderson Borges, televendas na Javali Fortbras, da cidade pernambucana de Jaboatão dos Guararapes.
“Através de catálogos impressos e eletrônicos, informações do mercado, e de bate-papo com os colegas do ramo. Busco informações nos meios de comunicação, no meio de vendas e aproveito cada informação que me interessa e ao meu cliente”.
APROVEITE AS NOSSAS DICAS E FIQUE POR DENTRO DAS TENDÊNCIAS DE VENDAS
E você, está por dentro das tendências do mercado? Aproveite as dicas dos Feras da Venda Nakata para saber mais:
1 – O papel e a caneta vêm sendo substituídos pelo meio eletrônico. Para profissionais de vendas de segmentos como a representação, o home office será cada vez mais importante. Organize-se e aprimore sua estrutura para entender as características e demandas de um atendimento virtual em lugar das viagens e visitas presenciais.
2 – O varejo multicanal é uma tendência crescente. O consumidor usa a internet para pesquisar e comprar. Cada vez mais serão reduzidas as fronteiras entre as lojas físicas e as digitais. Ao vendedor caberá encontrar seu espaço nesse processo, atuando como consultor e resolvendo os problemas dos clientes.
3 – Dedique atenção especial às novidades tecnológicas e comportamentais do setor automotivo como um todo. Veja o que está acontecendo em outros segmentos do comércio e procure antecipar as novidades que também podem chegar ao mercado automotivo. Converse com os colegas, leia atentamente os catálogos e as publicações do setor. É muito importante não ser pego de surpresa quando as tendências chegarem até você.