Conheça os 6 principais componentes do sistema de direção
Há um motivo pelo qual dirigir é o verbo utilizado para falar da condução do veículo. Isso porque é o sistema de direção que regula o bom funcionamento do automóvel e permite que os movimentos no volante se transformem em manobras efetivas.
Para fazer todo esse trabalho, alguns itens atuam em conjunto. Neste post, conheceremos os principais componentes do sistema de direção, as variedades entre eles e as funcionalidades de cada elemento. Continue a leitura!
Quais são os principais componentes do sistema de direção?
O é fundamental para a movimentação do veículo, mas essa peça está longe de ser a única que garante a boa dirigibilidade. Conheceremos tudo sobre cada um dos principais itens do sistema de direção.
1. Volante de direção
Quando você pensa em direção, provavelmente a imagem de uma pessoa com as mãos no volante é a que vem logo à mente. Não à toa, ele é a primeira peça da qual falaremos.
O volante costuma ser fabricado em alumínio e revestido com plástico ou couro, geralmente em um formato circular. Essa peça conta com um núcleo interno que aloja a buzina, air bag e, em alguns veículos, comandos de som e outros controles do automóvel.
Pode até parecer a peça que comanda a condução geral, mas isso só é possível com o trabalho conjunto a outras peças.
2. Coluna de direção
Esse componente em formato cilíndrico que gira no interior da capa. Costuma ser fabricada em aço, com uma junta universal na ponta onde é conectada a caixa de direção..
3. Caixa de direção
A caixa pode ser considerada o coração do sistema. Ela é a responsável pela conversão dos movimentos de rotação do volante em um movimento retilíneo dos braços ou das barras, por exemplo.
A caixa também absorve vibrações e irregularidades do piso. De modo geral, podemos dizer que ela trabalha com uma combinação de engrenagens, convertendo o giro do volante em um movimento horizontal transmitido às rodas.
4. Terminal de direção
O terminal de direção é uma peça de tamanho reduzido, feita de aço e que conta com um pino esférico engraxado e uma coifa (que o protege da sujeira).
Ele faz a ligação do terminal axial ou barra de direção com a manga do eixo.
5. Barra de direção
A barra de direção é uma peça que permite a conexão direta entre a caixa e a manga do eixo.
6. Terminal axial
Também conhecido como braço de direção, ele tem a função de repassar o movimento da caixa de direção até as mangas de eixo e as rodas. É geralmente feito de aço e conta com extremidades rosqueadas. Uma delas se encaixa na caixa e a outra no terminal de direção.
O terminal axial é reconhecido pelo seu visual: uma haste articulada que conecta a caixa de direção aos terminais de roda. Os movimentos laterais só são possíveis por sua causa, logo, o bom funcionamento da peça é o que garante a dirigibilidade e a segurança do veículo.
Quais são os principais sistemas de direção?
Além de conhecer os principais componentes, é interessante saber quais são os sistemas mais presentes no mercado hoje. Eles se dividem em 4 tipos.
Direção mecânica
Todos os componentes que vimos acima fazem parte do sistema de direção mecânica. Esse modelo já era o mais utilizado nos automóveis antigos e ainda está presente em alguns carros populares.
Nesse sistema, a direção não conta com nenhum tipo de assistência especial, como no caso dos modelos elétricos, que veremos adiante. Tudo depende dos braços dos condutores.
Direção hidráulica
Ao contrário da versão mecânica, o sistema de direção hidráulica utiliza outros elementos, além da força dos condutores, para tornar a condução mais suave. Além de itens comuns como o volante e a caixa de direção, os principais componentes são:
● bomba hidráulica;
● fluido;
● tubulações;
● reservatório.
O seu funcionamento é bem simples. Ao ligar o motor, a bomba hidráulica é acionada por meio de correias e polias, pressurizando o fluido. Uma vez que isso acontece, o fluido é enviado à válvula de rotação, que distribui esse material a pistões, responsáveis por auxiliar no movimento das rodas. Com isso, chegamos à grande vantagem desse sistema: a sua maciez ao dirigir.
Direção elétrica
A direção elétrica marca uma tendência cada vez mais presente, de proporcionar tecnologia para tornar a direção cada vez mais leve. Como o próprio nome sugere, o torque responsável por girar os eixos das rodas é causado por um motor elétrico.
Esse motor é ativado sempre que o volante é movimentado. Assim, esse sistema não depende do motor tradicional nem de fluidos para funcionar.
Direção eletro-hidráulica
A direção eletro-hidráulica combina o modelo hidráulico com as facilidades de um motor elétrico.
O funcionamento desse sistema envolve a utilização da pressão do fluido para fazer com que as rodas girem e mudem de direção. A curiosidade é que a bomba utilizada é acionada por um motor elétrico.
Conhecer os principais componentes do sistema de direção e o funcionamento de outros elementos relevantes, ajudará você a conhecer melhor o veículo e detectar problemas. Com um mecânico de confiança e peças de boa procedência, os defeitos serão minimizados.
Gostou do artigo e quer mais uma dose de conhecimento mecânico para entender melhor o funcionamento de seu carro? Então, confira neste vídeo para que serve a bieleta!