Eletrificação de componentes mecânicos: direção e bomba d’água
A eletrificação de componentes de sistemas hidráulicos ou puramente mecânicos traz benefícios ao consumidor, como menor consumo de combustível e redução nas manutenções preventivas.
Já faz tempo que diversos componentes automotivos deixaram de ser puramente mecânicos e ganharam algum tipo de assistência. Um dos mais comuns nos dias de hoje são as direções elétricas. Outro, mais recente, são as bombas d’água.
A grande vantagem da eletrificação de componentes mecânicos é a total ausência de manutenção preventiva. A reparação é simples também, com a troca dos componentes elétricos do motor, quando queima ou entra em curto-circuito.
Estalos na direção
O uso de assistência elétrica na direção permite redução do consumo de combustível assim como maior conforto ao motorista, uma vez que as direções elétricas costumam ser mais leves para manobras e ainda apresentam sistemas de controle da assistência, de acordo com a velocidade do veículo.
Bomba elétrica
Já as bombas d´água elétricas são componentes mais recentes, que equipam veículos a combustão interna mais modernos, veículos híbridos, e os 100% elétricos, que possuem sistema de arrefecimento líquido para as baterias e, portanto, necessitam de uma bomba d’água.
A maior vantagem das bombas elétrica para as mecânicas em veículos a combustão interna é o melhor controle da temperatura do motor, uma vez que as bombas elétricas conseguem distribuir de forma mais uniforme o liquido refrigerado entre os cilindros do motor. Outra vantagem é poder instalar a bomba elétrica em qualquer ponto do motor, e não apenas na frente, como ocorre com as bombas mecânicas, além disto gera economia de combustível, pois a bomba elétrica somente vai atuar quando necessária, diferentemente da bomba mecânica.
Um cuidado extra que o motorista deve ter quando o carro possui bomba d’água elétrica é no aditivo de arrefecimento. As bombas elétricas utilizam o mesmo aditivo de arrefecimento do motor do carro para lubrificar e refrigerar os componentes internos da bomba. Assim, o uso de aditivos incorretos pode reduzir a vida útil da bomba.
Outro cuidado é com a formação de bolhas de ar dentro do sistema de arrefecimento, que podem causar cavitação e gerar partículas metálicas que podem entupir os ‘vasos’ de lubrificação e refrigeração da bomba, fazendo ela trabalhar com corrente elétrica mais elevada.
A forma mais simples de verificar se a bomba d’água elétrica está trabalhando dentro das especificações para qual foi feita é medindo a corrente elétrica nos terminais da bomba. Se estiver muito alta, significa que há algo impedindo que ela gire livremente. Infelizmente não há como efetuar a limpeza, assim a solução é a troca da bomba, que pode até continuar funcionando por algum tempo, mas logo irá queimar.
Outra vantagem da bomba d’água elétrica para as mecânicas é que ela trabalha sob demanda, com acionamento controlado pela central eletrônica do veículo. Enquanto o motor não atinge a temperatura ideal, a bomba não liga. E, assim que a temperatura ultrapassa o limite ideal, ela aciona com velocidade variável e controlada, de acordo com a necessidade de arrefecimento.
Dessa forma, consegue-se economia no consumo de combustível, uma vez que o funcionamento da bomba d’água não está mais diretamente ligada ao motor por meio de correias.
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