Pivô automotivo: o que é e quais peças precisam ser checadas
Você já deve ter ouvido falar em pivô automotivo, não é mesmo? A realidade é que, apesar de já terem escutado sobre essa peça, muitas pessoas não têm certeza sobre a sua função no veículo.
Contudo, os vendedores do ramo automotivo devem ter conhecimento técnico sobre as peças, inclusive sobre o pivô ou articulação, para que seja possível prestar a consultoria necessária ao cliente. Assim, fortalecendo o relacionamento com ele e ainda conseguindo mais sucesso nas estratégias de venda.
Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir informações relevantes sobre o pivô automotivo, sua função e outras peças que também devem ser checadas, continue a leitura deste post!
Leia também:
Guia com tudo o que você precisa saber para melhorar sua performance em venda de autopeças
O que é junta homocinética deslizante? Entenda para vender mais!
O que é pivô ?
O pivô automotivo é um componente fundamental nos automóveis, uma vez que funciona como um elo entre o chassi do carro e o sistema de suspensão. Mais precisamente, ele liga o chassi a manga de eixo.
Quanto ao seu visual, ele pode ser conhecido pelo formato esférico. A sua fixação varia de acordo com o modelo de veículo, sendo possível fixar o pivô por meio de parafusos, rebites ou prensado na bandeja de suspensão. É comum encontrar modelos de aço forjado, mas outros materiais também são utilizados.
Quais são os tipos de pivô automotivo?
Mesmo que seja uma peça simples, é importante entender que não existe apenas um tipo de pivô ou articulação. Na verdade, o bom vendedor deve conhecer os 3 diferentes tipos
- Rebitados: Nesse caso o pivô é rebitado na bandeja da suspensão, normalmente esse processo é utilizado pela montadora, quando requer substituição o pivô rebitado é substituído pelo de parafusos.
- Parafusos: Aqui o pivô é fixado a bandeja através de parafusos, normalmente substitui a peça rebitada.
- Prensados: esse modelo é ligado a bandeja através da prensagem.
Cada automóvel tem no mínimo 2 pivôs, mas alguns modelos podem ter 4; 2 inferiores e 2 superiores. Alguns modelos de veículo o pivô tem lado de instalação, caso esteja fazendo a venda de apenas uma peça é importante checar com o dono o lado correto.
Outra informação relevante é que para alguns modelos o pivô do veículo com direção hidráulica é diferente do modelo com direção mecânica, então fique atento, se existe dúvida consulte o catálogo eletrônico da Nakata.
Para que essa peça serve?
Além de ser responsável pela ligação entre os componentes (chassi e suspensão), a sua função é possibilitar o movimento angular e rotacional das rodas do veículo.
A ligação entre a parte fixa (o chassi do veículo) e a parte móvel (suspensão) é projetada para garantir a boa dirigibilidade do veículo. Afinal, sem esse movimento, o automóvel só poderia ser conduzido em linha reta, sem curvas.
Quando as rodas sobem e descem, é o pivô que auxilia na movimentação do sistema de suspensão. Assim, nenhuma peça é forçada além do que foi projetada para operar.
Quais são os sinais de problemas no pivô?
Agora, falaremos dos principais problemas que acometem o pivô automotivo.
Ruídos e batidas secas
Caso um cliente relate a ocorrência de batidas secas e ruídos agudos, principalmente em curvas ou desníveis, provavelmente a peça precisa ser trocada. Esses são sintomas de desgaste avançado.
Condução ruim em terrenos irregulares
Outro problema que pode ocorrer é quando o veículo transita muito por ruas esburacadas e vias em más condições. Isso acelera o desgaste e encurta a vida útil da peça.
Coifa de proteção rasgada
É bastante comum encontrar a coifa de proteção do pivô rasgada ou deteriorada, como o nome sugere ela é a proteção da peça e se apresentar problema o pivô deve ser substituído imediatamente
Quando é necessário trocar essa peça?
Em primeiro lugar, é preciso entender que não dá para recuperar o pivô: quando ela apresenta desgaste avançado ou problemas na coifa , o risco de acidente cresce muito. Por isso, cabe ao vendedor conscientizar seus clientes sobre a necessidade de substituição.
A suspensão é um dos sistemas que garantem a segurança tanto dos passageiros como do automóvel. Por isso, é relevante sempre fazer a troca preventiva para não colocar a integridade das pessoas em risco.
Nos casos em que o pivô quebra, o resultado pode ser bem grave, especialmente em situações nas quais o carro esteja rodando em alta velocidade. Por isso, barulhos estranhos, problemas na estabilidade e dificuldade de conduzir em terrenos esburacados são sinais claros de que a troca não pode demorar.
O vendedor precisa se certificar de que o cliente fez uma revisão antes de comprar uma peça. Afinal, a verificação deve ser feita por um mecânico de confiança.
Quais são as peças que podem ser vendidas junto ao pivô?
Nos casos em que o pivô está desgastado, a vida útil dos demais componentes também costuma diminuir. Por isso, o ideal é que o consultor de vendas também recomende ao seu cliente a inspeção de peças como:
Além disso, o cliente precisa verificar o alinhamento da direção. Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o pivô automotivo, deve ter percebido a sua importância para o veículo, não é mesmo?
Como se trata de um componente que, quando apresenta problemas, pode colocar os integrantes do veículo em risco, é necessário orientar o cliente a fazer uma inspeção do sistema de direção e suspensão.
Isso é importante, inclusive, para fortalecer o relacionamento com os clientes. Afinal, o consumidor ficará bastante satisfeito com o seu cuidado e voltará a procurar o seu atendimento, fazendo com que você se destaque no mundo das vendas de peças automotivas.
Se você deseja conhecer mais sobre os pivôs automotivos, entre em contato conosco!