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Mecânico  -  Tecnologia

Oficina do futuro: saiba quais são as tendências da mecânica

Publicado por Nakata Automotiva em setembro 20, 2022 | Atualizado em setembro 20, 2022
oficina do futuro
8 minutos para ler

Daqui a 20 ou 30 anos, a sua oficina terá a mesma configuração que tem hoje? Caso a sua resposta seja positiva, é bem provável de que você se surpreenda com as tendências do mercado. Afinal, as tecnologias têm se tornado cada vez mais sofisticadas e transformado os veículos.

Além disso, a oficina do futuro não se preocupa apenas com a inovação tecnológica. Sustentabilidade, modelos de negócio e capacitação contínua são algumas das características que mudarão esse mercado para melhor. Continue a leitura para saber mais!

Como serão as oficinas do futuro?

As oficinas do futuro serão um misto de tecnologia avançada com a preocupação com a sustentabilidade. Além disso, os serviços por assinatura serão cada vez mais comuns, uma vez que são uma boa opção tanto para os clientes como para os proprietários.

Isso porque as pessoas poderão pagar menos, no longo prazo, com um “plano de reparos na oficina”, por exemplo. Do mesmo modo, os mecânicos e administradores de oficinas obterão uma receita recorrente.

Outro padrão cada vez mais frequente é a adoção de um sistema de gestão integrada, que centraliza as informações para os gestores e garante mais controle de todos os aspectos que envolvem a oficina, como contas a pagar, visualização de reparos já feitos (e por fazer), peças necessárias, entre outras características.

Quais são as tendências para oficina mecânica?

A tendência, assim como já ocorre em diversos outros setores, é que a tecnologia se torne ainda mais presente nas oficinas e até mesmo na formação de mecânicos e engenheiros automotivos em geral.

Isso será importante para manter a segurança dos trabalhadores, com a redução dos acidentes causados por erros humanos e desatenção. Até por isso, a tendência é de que os mecânicos se tornem cada vez mais especializados, com um currículo mais amplo para lidar com os novos problemas.

Falaremos mais sobre a necessidade de modernizar a oficina, mas já podemos citar duas inovações que tendem a ganhar cada vez mais espaço: o programa eletrônico de estabilidade e a transmissão automática.

Como se habilitar para trabalhar na mecânica do futuro?

O que fazer para estar bem preparado quando esse futuro chegar? Vamos conhecer cada uma das inovações que estarão presentes.

Adote a tecnologia de ponta e mão de obra especializada

A oficina do futuro terá equipamentos de tecnologia de ponta. Um exemplo que já tem ganhado espaço é a lixa com anti-empastamento, que oferece mais precisão no trabalho mecânico e menos riscos durante a tarefa.

Do mesmo modo, como a tecnologia evolui, as exigências para operá-la também crescem. Para não ficar de fora dos avanços, os mecânicos devem se especializar e estudar muito para não se tornarem obsoletos.

Os clientes preferem oficinas nas quais o conserto seja feito com rapidez, para poderem usar seus veículos de novo o mais rápido possível. Por isso, os empreendimentos que conseguirem combinar tecnologia de ponta com mão de obra especializada se destacarão em meio à concorrência.

Os carros também têm mudado, com a adoção cada vez maior de atributos eletrônicos. Por isso, aquela velha figura do mecânico sujo de graxa tende a mudar um pouco, junto à evolução das tecnologias e dos veículos.

Conheça a impressão 3D

A impressão 3D já é uma realidade, com montadoras como a Volkswagen já utilizando a tecnologia de maneira efetiva. A tendência é que ela se espalhe ainda mais pela indústria automotiva, pela sua praticidade e eficiência.

Caso você ainda não saiba o que é essa solução digital, pense na impressora convencional, que imprime imagens planas. O modelo 3D consegue confeccionar peças tridimensionais: assim, no futuro, você poderá imprimir um componente para resolver o problema de algum veículo.

Manutenção de motos

Já é possível utilizá-la, por exemplo para fazer protótipos de peças. Nesse sentido, o tempo gasto com os testes de matriz é bem menor, assim como os gastos totais. Outra possibilidade que promete muito é poder imprimir peças que não são mais fabricadas, o que otimizará muito a vida de colecionadores de carros antigos, por exemplo.

Foque na sustentabilidade

As oficinas seguirão uma tendência global de preocupação com o meio ambiente e práticas sustentáveis. Nesse sentido, o consumo consciente é um antídoto à deterioração do planeta.

As oficinas mecânicas, em geral, são capazes de cometer danos ao meio ambiente em razão, por exemplo, do alto consumo de energia elétrica e também no descarte de materiais poluentes.

As pessoas estão cada vez mais atentas a essas práticas. Para se precaver, as oficinas do futuro devem ser sustentáveis para atrair clientes preocupados com questões ambientais.

Um dos desafios será adotar tecnologias de ponta e controlar o consumo de energia elétrica. Outro será estabelecer políticas para o descarte adequado de materiais poluentes e instalar contenções para resíduos automotivos, como óleos e fluidos.

Uma iniciativa que já pode ser adotada a partir de agora, para oficinas que lidam com pintura, é apostar em tintas à base de água. Elas não exalam aquele cheiro característico das opções tradicionais e também não poluem o meio ambiente.

Mais uma alternativa é adotar uma cabine de pintura para modernizar as práticas. Com isso, é possível melhorar a qualidade da catálise do verniz, evitar possíveis contaminações do processo e agilizar a tarefa.

Ofereça serviços por assinatura

Nesse modelo, os clientes assinam planos (mensais, semestrais ou anuais, por exemplo) e, durante esse período, eles conseguem realizar os serviços que precisam. As oficinas podem oferecer pacotes com as seguintes funções:

  • hidratação de couro;
  • limpeza de motor;
  • polimento;
  • manutenção preventiva de componentes;
  • revisão geral;
  • reparo de pintura.

Citamos alguns dos principais serviços, mas é uma boa ideia focar os pacotes nas especialidades da oficina — ou até mesmo contratar profissionais ou promover treinamentos que aumentem a cobertura.

Outra iniciativa interessante é apostar em programas de fidelidade, nos quais clientes fidelizados ganham descontos e premiações de acordo com o consumo. O que importa é apostar em maneiras de garantir uma receita recorrente, que ganhará cada vez mais espaço nas oficinas.

Invista em um sistema de gestão

Os sistemas de gestão centralizam as informações e as repassam aos gestores da oficina, que contam com um acesso facilitado aos dados dos clientes e das operações em andamento. Esse tipo de software é capaz de ajudar em toda a gestão da oficina, com as seguintes funções;

  • acompanhamento de processos e serviços;
  • histórico dos veículos atendidos;
  • serviços que já foram executados;
  • datas de revisões anteriores;
  • prazos acordados com os clientes;
  • pendências;
  • garantias.

Um sistema de gestão integrada otimiza toda a rotina da oficina, por isso, serão cada vez mais presentes. Com o controle das informações, gestores conseguem medir os custos e saber exatamente em quais setores do empreendimento eles precisarão investir ou realizar mudanças.

Mas, o maior ganho é a capacidade de organizar dados e prazos, que ajuda muito a aumentar o nível de satisfação dos clientes. A oficina com um sistema gerando informação ganha mais credibilidade e se torna uma referência de lugar no qual as pessoas podem confiar.

Como pudemos ver no artigo, a oficina do futuro reunirá diversos elementos: a tecnologia de ponta, a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade e também a capacitação contínua dos mecânicos. Com um cenário cada vez mais exigente, profissionais terão que buscar mais conhecimento e se adequar.

Essa necessidade de se capacitar não deve ser encarada de forma negativa, mas como uma oportunidade de se diferenciar no mercado. A oficina do futuro também prioriza o atendimento humanizado, levando em consideração as características dos consumidores, como no caso de clientes PCD.

Gostou do artigo e quer mais conteúdo sobre o universo automotivo? Então, não deixe de conferir o podcast Feras da Nakata!

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Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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