Motor de partida: como funciona e principais pontos de atenção
Quase tão importante quanto o motor principal é o motor de partida, responsável por gerar energia suficiente para que o motor possa começar a se movimentar. Não à toa, ele é tão importante para o funcionamento geral do veículo quanto outras peças mais conhecidas.
Neste post, vamos falar um pouco do seu funcionamento, os principais pontos de atenção e ainda fornecer dicas de cuidados para prolongar a vida útil do componente. Também discutiremos os defeitos mais comuns e como identificá-los. Boa leitura!
O que é motor de partida e como funciona?
Também conhecido como motor de arranque, ele tem a função de transformar energia elétrica em mecânica. Ele precisa de alguns componentes para funcionar. Alguns dos principais são:
- carcaça;
- impulsor;
- escova;
- induzido;
- solenoide.
Quando o condutor dá a partida no carro, a eletricidade presente na bateria se conecta ao solenoide, garantindo um efeito de alavanca no impulsor.
Como o seu próprio nome já sugere, essa peça é a responsável por levar o motor principal a realizar os primeiros giros. Esse processo dá início aos ciclos de combustão, garantindo que o motor entre em funcionamento. Sem o componente, essas atividades não seriam possíveis — e o automóvel se manteria parado.
Em relação à localização dentro do carro, o motor de partida fica preso a carcaça do câmbio ou do próprio motor, próximo ao volante do motor, é através do volante que o motor de partida dará os primeiros giros no motor para que ele funcione. Um detalhe interessante é que ele é uma criação ainda recente.
Nos primeiros carros desenvolvidos, não havia um método de partida mais prático. Nesse sentido, o condutor tinha que colocar o veículo para funcionar por meio de uma manivela. Conforme os automóveis foram evoluindo, esse sistema foi substituído por um motor elétrico (também conhecido como motor de partida ou de arranque).
Qual a importância do motor de partida?
Como ocorre com diversos tipos de motor, o de partida pode ser considerado item fundamental para o veículo. Isso porque é ele que proporciona a energia necessária para que o motor principal entre em funcionamento.
Sem o motor de arranque em boas condições, não há meios necessários para começar o ciclo de combustão. Caso ele não esteja presente, o veículo simplesmente não anda — mesmo se o motor principal for o mais potente de todos.
Quais os cuidados com o motor de partida?
Como o nome indica, esse tipo de motor só é acionado quando o motorista dá a partida. Portanto, ele passa por pouca atividade durante o seu ciclo de vida, já que passa longos períodos sem precisar funcionar. Isso garante que ele não sofra com tantos defeitos, em relação a outros componentes.
No entanto, isso não significa que você não precise ter um cuidado ou outro com seu motor de partida. Alguns deles são:
- certifique-se de que o tempo entre o giro da chave e o acionamento do motor não ultrapasse os 10 segundos;
- dê a partida. Caso o carro não “pegue”, aguarde ao menos 30 segundos para acionar novamente, para não causar uma sobrecarga ou outro problema;
- verifique se todas as luzes do painel estão acendendo normalmente. Caso você note alguma mudança, é grande a chance de alguma anomalia nos sistemas;
- caso tenha que trocar alguma peça, priorize opções novas e de marcas que sejam referência no mercado. Fuja de itens recondicionados ou reutilizados;
- não lave, em nenhuma situação, as peças do motor.
Além disso, tenha em mente que os motores de partida mais antigos são mais suscetíveis a ter problemas, então é preciso redobrar esses cuidados nessa situação.
Como evitar problemas de partida do veículo?
Carro bom é aquele que funciona e se movimenta normalmente, não concorda? Portanto, para manter o seu veículo operando normalmente, vamos ensinar mais algumas dicas para evitar problemas de partida.
Faça o teste do motor de arranque
Esse teste pode ser feito pelo próprio condutor. Siga esses passos:
- verifique se a bateria do carro está devidamente carregada. Este é, inclusive, o primeiro passo (em qualquer circunstância):
- gire a chave de ignição, com o carro ainda em ponto morto e o freio de mão puxado;
- preste atenção aos ruídos emitidos. Se ouvir um barulho consistente e já conhecido, está tudo bem com a peça. Caso a sonoridade seja mais fraca ou gere ruídos de cliques, você pode ter um problema no componente ou na bateria. Se o som for bastante nítido, como o de uma motosserra, é bem provável que exista algum problema com uma das peças do sistema.
Preste atenção ao automático de partida
Outro componente do sistema que pode dar defeito é o automático do motor de partida. Um defeito comum é a falta de um campo magnético que precisa ser gerado nos primeiros giros. Esse problema costuma ser sinalizado por um estalo incomum no momento da partida. Nesse caso, você também terá que trocá-lo.
Abasteça em postos confiáveis
A essa altura, você provavelmente já sabe que utilizar combustível adulterado causa uma série de problemas no veículo. Tudo isso é verdade, inclusive em relação ao motor de partida.
Utilizar gasolina adulterada, por exemplo, vai arruinar as velas, os sensores, a bomba de combustível, os bicos injetores. Como se não bastasse todo esse estrago, o funcionamento dos dois motores também será comprometido — tanto o principal como o de arranque.
Por isso, evite postos que não sejam referência no mercado. Outro sinal de que você não deve abastecer em um determinado estabelecimento é notar preços muito abaixo da média.
Adote um cronograma de manutenção preventiva
Os motores de arranque não costumam gerar muitos defeitos, mas a peça não é infalível. Isso é especialmente verdadeiro no caso de componentes mais antigos, que já sofreram um destaque natural com o tempo.
Para elevar a vida útil do motor de partida ao máximo, procure uma oficina mecânica de confiança para desfrutar de um cronograma bem definido de manutenção preventiva. Ao lidar com as falhas antes que elas ocorram, você evita ter que deixar o veículo parado ou que algum problema mais severo acabe gerando um prejuízo ainda maior.
Como você viu no artigo, o motor de partida é uma peça fundamental para que o seu carro se movimente. Além dos cuidados que citamos aqui, busque um mecânico de confiança. Ele poderá implementar ações mais avançadas, como a checagem do sistema elétrico do veículo e da chave de ignição.
Aproveite a visita ao blog e leia mais sobre motores automotivos: conheça os diferentes ciclos!