Saiba mais sobre montagem e regulagem do eixo diferencial

Fundamental para a tração adequada do veículo, o eixo diferencial pode desregular devido aos desgastes naturais ou danos que afetam os seus componentes internos. Quando isso acontece, é comum que o motorista perceba ruídos anormais. Além disso, a montagem e regulagem adequada dessa parte do automóvel é imprescindível para a segurança dos clientes da sua oficina. Portanto, durante essa manutenção, podem surgir alguns desafios, como o ajuste preciso das folgas e o posicionamento correto das engrenagens. Por isso, quer saber como otimizar esse tipo de reparo? Neste post, vamos abordar dicas que facilitam o seu trabalho. Confira!
Qual a importância do eixo diferencial para o funcionamento do carro?
O eixo diferencial é uma peça projetada para direcionar e transmitir a potência gerada pelo motor para os semi-eixos instalados nas rodas. Dessa forma, elas podem girar em diferentes velocidades. No entanto, com o passar do tempo, ele pode sofrer desgastes naturais, o que se deve ao esforço constante ao qual é submetido durante a operação do veículo. Além disso, esse processo é intensificado em situações de carga ou exigência excessiva, o que causa a deterioração dos dentes das engrenagens e falhas nos rolamentos.
De forma semelhante, os danos causados por impactos e trancos no sistema de transmissão também contribuem para a aceleração do desgaste dos componentes do diferencial, prejudicando a sua integridade e desempenho. Além disso, a lubrificação insuficiente, errada ou troca fora do período recomendado favorecem esse problema. Por conseguinte, o motorista pode ouvir uma espécie de “ronco” ou “ranger” sempre que vira uma curva ou acelera. Contudo, o barulho não é o único inconveniente, já que o eixo desregulado ou desgastado pode falhar e provocar um grande dano a todos os componentes.
Quais são as ferramentas necessárias para reparar o eixo diferencial?
Organizar o seu ambiente de trabalho é essencial para você ter mais agilidade, eficiência e precisão na hora de regular o eixo diferencial nos veículos do seu cliente. Portanto, acompanhe, a seguir, quais são as ferramentas indispensáveis para esse reparo.
Chaves universais
Soquete de diversas medidas, incluindo a medida para soltar a porca do pinhão e dos mancais, chave estrela, enfim, todas as chaves universais que compõem o quadro de uma oficina de ponta.
Torquímetro
Você aplica o torque necessário para apertar os parafusos corretamente, garantindo que as peças fiquem fixadas sem danos.
Ferramentas de medição
Você vai precisar de um paquímetro, micrômetro, relógio comparador com base magnética e calibrador de folgas para fazer todas as medições necessárias.
Extrator de rolamentos
Serve para remover os rolamentos do diferencial, tornando a sua substituição e manutenção mais fáceis.
Prensa hidráulica
A prensa será utilizada para montar o rolamento, tanto na caixa dos satélites quanto no pinhão.
Colocador de rolamento
Você utilizará a prensa para montar o rolamento, tanto na caixa dos satélites quanto no pinhão.
Ferramentas de ajuste de profundidade do pinhão
Você usa essas ferramentas para determinar a quantidade de calço necessária para que o pinhão fique na profundidade correta. Sem elas, será muito difícil fazer um ajuste preciso da profundidade do pinhão.
Compressor de molas
Ajuda a comprimir as molas dos diferenciais de deslizamento limitado no momento de montar ou desmontar a caixa dos satélites.
Como montar e regular o eixo diferencial?
Agora que você já sabe quais ferramentas utilizar, vamos para a parte prática. Por ser um processo realizado em várias etapas, podem surgir algumas dúvidas sobre esse tipo de manutenção. Veja a seguir as nossas dicas para montar e regular o eixo diferencial sem erros.
Tenha em mãos o manual de manutenção do modelo do diferencial
A primeira coisa a fazer é ler o manual de manutenção observando se há algum detalhe exclusivo para aquele modelo. Certifique-se de seguir as etapas conforme descrito no manual, sem deixar passar nenhum detalhe.
Desmontagem
A primeira coisa a se fazer é desmontar o diferencial antigo. Verifique cuidadosamente os componentes do diferencial, a fim de identificar eventuais desgastes nas engrenagens.
Faça uma inspeção e limpeza
Limpe os componentes internos, eliminando os resíduos de óleo e sujeira. Essa limpeza é essencial para impedir que as peças desgastem precocemente.
Montagem dos componentes
Mais do que nunca, nesse momento, o manual de manutenção do eixo diferencial é de extrema importância. É nele que você encontrará informações sobre torque, folgas, pré-carga de rolamentos da caixa e do pinhão, e o posicionamento (profundidade) do pinhão. Para ter certeza de que tudo deu certo, confira qual é o padrão de contato das engrenagens aplicando pasta especial para contato entre dentes e gire o diferencial de 2 a 3 voltas para frente e para trás. Depois, é só comparar as marcas dos dentes com o padrão proposto no manual. Se o contato não ficou bom, será necessário refazer o ajuste.
Finalize a montagem
Todos os ajustes foram feitos? Após ter certeza de que todas as peças internas estão fixadas corretamente, reinstale os semi-eixos, avaliando a integridade das juntas e retentores.
Coloque a tampa do diferencial de volta, apertando os parafusos com o torque especificado, e o encha com óleo apropriado.
Por fim, basta fazer um teste de rodagem para averiguar se o conjunto está operando de maneira eficiente e o ruído anormal foi totalmente eliminado.
Para uma manutenção eficaz, é essencial ampliar os seus conhecimentos técnicos sobre os princípios de funcionamento do sistema de tração, o que colabora para a satisfação e fidelização de seus clientes na oficina mecânica.
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