Marcha lenta irregular: possíveis causas e soluções
“Marcha lenta” já virou um apelido que faz referência a quem faz tudo bem devagar. Porém, no contexto do universo automotivo, isso não significa um comportamento necessariamente ruim? Como descobrir se há alguma irregularidade nesse sistema?
Neste post, vamos responder a essas e outras questões. Além da crença de que esse estilo de direção traz mais economia, há outros desdobramentos em relação ao uso excessivo da marcha lenta. Também mostraremos as causas de defeitos comuns. Boa leitura!
Qual é a importância da marcha lenta?
A marcha lenta é acionada para que o motor possa funcionar, mas sem que o carro se movimente efetivamente na via em que se encontra. A marcha lenta tem a função de manter o motor funcionando quando ele não está trabalhando no deslocamento do veículo.
Alguns condutores menos avisados costumam deixar o carro desengatado e o motor trabalhando em marcha lenta em descidas íngremes com o objetivo de economizar combustível.
Do ponto de vista do mecânico, essa prática deve ser desencorajada. Muitos condutores ainda acreditam que estão economizando combustível, mas essa noção não passa de um mito.
Na verdade, o que ocorre é justamente o contrário: o consumo aumenta. Falaremos mais disso adiante no texto. Outra noção equivocada é a de que esse hábito ajuda a resfriar o motor.
Também vale a pena notar que dirigir assim pode causar acidentes graves. O freio-motor do carro não proporciona a diminuição da sua velocidade sem uma marcha devidamente engatada. Desse modo, o sistema de frenagem nem sempre vai funcionar em momentos críticos.
Quais são as principais causas de marcha lenta irregular?
A marcha lenta irregular é causada por defeitos em peças como atuador da marcha lenta, nas velas, nos cabos, combustível adulterado, entrada falsa de ar entre outros.
Como identificar o problema?
Todos os problemas citados podem evoluir para situações ainda mais graves, então é preciso ficar atento para identificá-los e evitar que o cliente fique sem o carro por um período maior. Conheça cada uma das áreas que você precisa verificar!
Filtros
Se marcha lenta está irregular, uma das possíveis causas é o entupimento dos filtros. O mecânico deve realizar a inspeção necessária de maneira periódica no filtro de combustível e de ar para evitar que a situação se agrave.
Caso o exame feito constate que os filtros estão mesmo saturados, será preciso trocar essas peças. Sempre dê preferência para marcas reconhecidas pelo mercado.
Mangueiras de vácuo
Não é incomum que as mangueiras de vácuo se deteriorem com o tempo, fazendo com que elas se rompam ou se soltem dentro do carro. Você deverá dar uma olhada dentro do compartimento do motor, de modo a conferir os tubos.
Caso você constate algum problema, também será preciso fazer a troca do componente. Inclusive, ele é de fundamental importância para o trabalho do atuador.
Correia dentada
Este é outro componente que se desgasta com o tempo e, quando isso ocorre, compromete o bom funcionamento da marcha lenta. Quando a correia dentada (também conhecida como correia de distribuição) está em más condições, pode ocorrer de “pular dente” fato que vai afetar não só a marcha lenta mas todo o funcionamento do motor.
Por se tratar de um problema direto no motor, é imprescindível que os mecânicos conscientizem os clientes sobre a importância de contar com um profissional especializado. Isso ainda evita outros erros.
Sistema de ignição
O sistema de ignição, composto por velas, bobina e cabos, precisa estar em boas condições para que a marcha lenta seja acionada sem problemas.
Problemas nos sensores
Os carros mais novos não costumam trabalhar com aceleradores por cabo, mas sim com uma opção eletrônica. Cabe aos sensores analisar se o pedal do acelerador está sendo pressionado para só após essa constatação abrir a borboleta de admissão.
Contudo, se esse sensor estiver com problema, há oscilação nas rotações do motor — e, consequentemente, no atuador da marcha lenta.
Um sensor de massa de ar, também conhecido como MAP, também causa irregularidades na marcha. Isso ocorre quando ele está excessivamente sujo, atrapalhando a comunicação com a ECU do motor.
Quais são as soluções para marcha lenta irregular?
Em primeiro lugar, cada mecânico deve conscientizar os seus clientes sobre esse hábito de conduzir o veículo desengatado ( em descidas). Ele é prejudicial para o veículo e deixa o carro vulnerável a falhas. Além disso, esse comportamento abre espaço para uma possível multa, prevista no artigo 131 do Código de Trânsito Brasileiro.
O artigo fala do ato de conduzir um veículo desligado ou desengrenado em um declive. Esse comportamento gera uma infração média, resultando em 4 pontos na carteira e uma multa de R$ 130,16.
Além de desencorajar esse comportamento, o mecânico deve aproveitar a oportunidade para reforçar a importância de um cronograma de manutenção preventiva regular do veículo. Isso porque alguns outros problemas atingem o atuador de marcha lenta, então é sempre importante se prevenir para não precisar gastar altos valores com ações corretivas posteriores.
Como você viu no artigo, uma marcha lenta irregular indica problemas nas peças. No entanto, é muito importante que os condutores evitem conduzir o carro assim, de modo a evitar acidentes, prejuízos financeiros com ações corretivas e multas de trânsito.
Quer saber mais sobre mecânica automotiva? Então, leia outros conteúdos do blog para otimizar seus conhecimentos!