Mangueira do filtro de ar danificada: saiba como analisar a peça
Para que um automóvel funcione perfeitamente, todos seus componentes precisam estar em perfeito estado: filtro de cabine, motor, mangueiras e o sistema elétrico, por exemplo. Tendo em vista a segurança, e a própria usabilidade do veículo, um item em especial merece atenção constante: a mangueira do filtro de ar.
Sem dúvidas, a mangueira do filtro de ar está entre os elementos mais importantes para uma boa condução. Isso porque o motor do carro, obrigatoriamente, precisa realizar o processo de aspiração do ar.
Essa peça, juntamente do filtro, é responsável por garantir que a poeira e outras partículas presentes na atmosfera não prejudiquem partes internas e essenciais do motor. Nos próximos tópicos, vamos esclarecer alguns dos principais aspectos envolvendo a mangueira do filtro de ar danificada.
Quail a função e os tipos de mangueira do filtro de ar?
A mangueira do filtro do ar tem a função de conectar a saída da caixa do filtro ao coletor de admissão do motor. Existem vários tipos de mangueiras, umas mais flexíveis outras mais rígidas, porém sempre com o mesmo objetivo.
Tenha em mente que cada veículo tem a sua mangueira especifica além disso, ao contrário dos carros de linha leve, os veículos de linha pesada tendem a alcançar temperaturas mais elevadas. Por isso, nesses modelos, o material utilizado na mangueira de filtro do ar precisa ter maior resistência ao calor.
Quais são as consequências de ter uma mangueira do filtro de ar danificada?
Caso a mangueira do filtro de ar esteja danificada, uma série de problemas costumam surgir. Por exemplo, nos veículos equipados com sistema de injeção eletrônica de combustível pode ocorrer erro de interpretação do volume de ar aspirado pelo motor.
Mas o principal problema de trabalhar com a mangueira do filtro danificada é a contaminação do ar admitido pelo motor, neste caso, a parte do ar que não passar pelo filtro estará contaminado por material abrasivo e com o passar do tempo vai acelerar o desgaste de todas as partes moveis do motor.
Sendo assim, uma mangueira do filtro de ar danificada pode trazer vários gastos com o carro, especialmente porque diminui a vida útil do motor e de outros componentes. Portanto, assim que o problema for verificado, a substituição desse item deve ser feita sem demora.
Quando trocar a mangueira do filtro de ar?
A única maneira de resolver o problema dessa peça devido ao seu rompimento é fazer sua substituição. Muitas vezes, a necessidade de sua troca é somente percebida quando o veículo passa pela manutenção preventiva no filtro de ar, bem como por uma avaliação no compartimento do motor. Por isso, é sempre importante ter em mente o
quão fundamental são essas revisões.
Ainda sobre a mangueira do filtro de ar danificada, tanto proprietário do carro quanto profissional responsável pela manutenção automotiva precisam estar cientes dos riscos de usar peças usadas ou de qualidade duvidosa.
Sendo assim, vale a pena procurar um fornecedor que tenha um produto de excelência. Usando peças com garantia de durabilidade e fabricadas com um rigoroso padrão de qualidade, tanto o mecânico quanto o proprietário do veículo ficarão mais tranquilos e seguros com o resultado da manutenção
Gostou de saber mais sobre mangueira de filtro de ar danificada? Acompanhe nosso canal no YouTube e fique por dentro das principais novidades sobre componentes automotivos!