Kit amortecedor: o que você precisa saber para vender essa peça?
Dominar todas as informações técnicas sobre autopeças é o maior desafio e a maior vantagem de um vendedor do segmento. Enquanto são diversos os modelos e as marcas de veículos que você precisa conhecer, passar segurança na hora de fechar o negócio é garantia de sucesso.
Um dos componentes que gera mais dúvidas entre donos de carro é o kit amortecedor. Por isso, ao falar com o cliente sobre ele é preciso ter tudo na ponta da língua. Assim, para ajudar você a vender essa peça, elaboramos este artigo trazendo informações muito úteis. Confira!
O que é o kit amortecedor?
O kit amortecedor é o conjunto de peças que realiza o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro, com o objetivo de absorver o impacto das trepidações naturais do uso do veículo, de modo que não causem danos. Sua composição em material macio, como a borracha, favorece tal função.
Como o kit amortecedor funciona?
Cada peça que compõe o kit amortecedor tem uma função específica que atua para manter as rodas no chão, evitar desgastes e suportar a trepidação. Por isso, entender como funciona esse componente envolve olhar para cada peça de modo individual. Veja:
- coxim: composto por metal e revestido de borracha, é responsável por dissipar a energia cinética dos impactos aos quais a suspensão do veículo está sujeita, sustentando dessa maneira o amortecedor na carroceria;
- coifa: como uma tampa para a haste do amortecedor, evita a entrada de sujeira das ruas e estradas;
- batente: sua função é suavizar os impactos do final do percurso e garantir a otimização do funcionamento do conjunto amortecedor-mola, protegendo essas peças.
O que é necessário saber para vender o kit amortecedor?
As habilidades tradicionais de um vendedor, como persuasão e argumentação, devem se somar aos conhecimentos técnicos para aqueles que optam por atuar no segmento de autopeças. Esses profissionais, no que se refere ao kit amortecedor, precisam conhecer diversos aspectos como relevância, constituição e indicação.
Embedar vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WWAJEGagRTM
A importância
O conforto e a dirigibilidade são influenciados por essas peças. O papel do amortecedor do carro somente pode ser bem desempenhado com esse kit. Todo o sistema de suspensão depende dele para garantir um bom funcionamento. Por esses motivos, é preciso trocá-lo quando apresenta problemas.
O que vem no kit
De maneira geral, os três componentes que devem estar contidos neles são: coifa, batente e coxim, em alguns casos um rolamento é vendido a parte.
Quando indicar ao cliente
O kit deve ser substituído junto aos amortecedores. Isso porque, se essas peças desgastadas permanecerem no carro, elas podem provocar ruídos e prejudicar a performance do novo amortecedor. Afinal, todos esses itens trabalham de maneira conjunta, sofrendo os mesmos impactos.
Na hora de orientar o seu cliente, a dica é que o momento certo de realizar a troca depende de uma avaliação do mecânico. Se eles estão gastos, o desempenho do amortecedor estará comprometido.
Para isso, além da atenção que o motorista deve dar quando está conduzindo o carro, uma checagem periódica dessas peças também precisa ser feita por um especialista.
Quais peças podem complementar a venda do kit amortecedor?
O kit já é um complemento na venda de amortecedor. Mas, existem outros componentes que podem complementar e agregar os seus resultados. Confira!
Pivô e bandeja
Outras peças que comprometem o desempenho dos novos amortecedores são o pivô e a bandeja. O desgaste delas é fonte de ruído e, mais ainda, pode ameaçar a segurança. Assim, oferecê-las como complemento ao kit será de grande valia para o seu cliente.
Molas
Essas peças precisam de avaliação periódica a cada 40 mil quilômetros ou 2 anos, pois, com o tempo de uso, sua função principal de manter a altura correta do carro pode ser prejudicada. substituí-la com os demais itens é uma boa pedida.
Quais são as principais fontes de resistência e dúvidas do cliente?
Na maioria das vezes, a venda de autopeças é realizada porque o dono do carro teve uma necessidade. Por isso, raramente se trata do desejo dele de comprar. Nesse momento, além das dúvidas que surgem em busca de fazer um bom negócio, existem algumas fontes de resistência que precisam ser superadas para conseguir concretizar a transação.
Ao realizar a troca do kit de amortecedor também é preciso verificar outros componentes?
Nesse caso, trata-se de uma orientação de segurança somada à praticidade de fazer uma verificação em conjunto. Quando a troca do kit de amortecedor é necessária, todo o sistema de suspensão poderá ter sofrido desgaste. Diante disso, ele deve ser avaliado.
A troca do kit pode ser feita em só um lado do veículo?
A substituição de componentes do sistema de amortecimento precisa ser feita em pares, do lado direito e esquerdo ao mesmo tempo.
Qual é a importância dessas informações para fechar a venda?
Além de entender o kit amortecedor, é importante que um bom vendedor de autopeças domine os pontos altos da marca, para ser assertivo no atendimento. Os consumidores buscam informação e segurança para saberem que estão tomando a melhor decisão. Isto é, necessidades técnicas precisam ser atendidas por informações completas e atualizadas.
Diante disso, bons vendedores de autopeças estão sempre atualizados sobre os produtos que comercializam. Isso não é somente uma necessidade para a melhor realização de seu trabalho, mas também representa uma responsabilidade deles com seus clientes. Afinal, peças como o kit amortecedor têm funções muito importantes para a condução adequada e segura do veículo.
Então, se você quer continuar se mantendo informado para se destacar na sua profissão e vender mais autopeças, o Podcast Feras da Venda é seu lugar. Corre lá e ouça!