Inovação e criatividade fazem a diferença em meio às transformações do mercado
O setor automotivo passa por um momento de enormes transformações. A palavra-chave é inovação. E inovação não diz respeito apenas à evolução tecnológica. Ela também deve estar presente nos serviços prestados aos clientes. Até porque, os hábitos de consumo não são estáticos. Também se transformam.
CRESCIMENTO NAS VENDAS E SUCESSO PROFISSIONAL SÃO RESULTADOS DA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Ser inovador e criativo resulta, no final do dia, em mais vendas e sucesso na profissão. Neste momento de grandes transformações, é indispensável inovar e abusar da criatividade. Esteja preparado! Porque a evolução do mercado abrirá as portas de novos negócios para os feras da venda. É o que diz César Augusto Dantas Mendes, Televendas na Cobra Rolamentos, em São José dos Campos, São Paulo.
“Entre as principais mudanças eu vejo a demanda por agilidade, tanto na questão das entregas quanto no atendimento por diversos canais, WhatsApp, e-mail, Skype, telefone, não mais aquele modelo comprador- vendedor presencialmente. E a diminuição também no espaço físico dos lojistas. Eles contando mais com uma venda casada, contando com o estoque do distribuidor. Me preparei na parte teórica com cursos, leitura, reuniões; na parte prática conversando com clientes, conversando com mecânicos, com o aplicador, entendendo os problemas, as soluções, tendo muita disciplina, muita resiliência para as mudanças”.
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE SÃO ATRIBUTOS QUE EXIGEM ATITUDE
Usar a criatividade faz toda a diferença na hora de inovar. São muitas as possibilidades para ser diferente e se tornar um fera da venda. Foi o que fez a Eliana Silveira Cucchi, balconista da Autopeças Passini, de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
“É possível, sim, a venda de autopeças usando a criatividade. Principalmente nos tempos de hoje, em que a concorrência está maior e o cliente está mais exigente. Então, o que vai destacar é a tua criatividade. No decorrer desses 17 anos de profissão, aconteceram diversas situações em que eu tive que usar minha criatividade para efetuar uma venda. Uma delas era o meu sonho de vender para concessionária, não só consumidor final ou dono de autopeças. Eu queria concessionária. É um mercado diferente, mais difícil, pelo fato de trabalhar só com linha genuína. Mas eu acabei colocando isso como meta e objetivo. Eu saí de férias e fui até a empresa. No caso que daqui de Porto Alegre, nossa capital, até o interior dá 400 quilômetros. Eu estava de férias, isso o cliente não sabe, vai ficar sabendo agora, mas eu cheguei lá de surpresa. Até então ele só comprava com visita presencial e não por telefone, pra ele foi um choque, onde se viu na obrigação também. Hoje somos muito amigos, atendo eles há 16 anos. Mas isso pra mim marcou porque eu abri portas pelo fato da atitude e da criatividade.
ADEQUAÇÃO À EVOLUÇÃO DO MERCADO TAMBÉM SE FAZ COM INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
A Luziete Pereira Ferreira, representante comercial da Padre Cicero, em São Luís, no Maranhão, já presenciou muitas inovações ao longo do tempo no mercado de autopeças. Para os profissionais de vendas, a adequação a elas é fundamental.
“Os empresários têm buscado mais informações, mais agilidade no atendimento, investindo mesmo nas redes sociais, e se planejando para melhor servir ao cliente. Eu procuro inovar buscando agilidade, organizar os contatos para atender as principais necessidades e dúvidas do cliente, usando WhatsApp, Instagram, telemarketing, presencial se necessário, o importante é que o cliente seja bem atendido”.
VEJA O QUE RECOMENDAM OS FERAS DA VENDA PARA QUEM QUER EVOLUIR COM COM INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
E então, pronto pra inovar no seu atendimento? Acompanhe as dicas dos Feras da Venda Nakata!
1 – Antes de tudo, fique atento às transformações que vêm ocorrendo no mercado. A tecnologia automotiva evolui em velocidade nunca antes vista, e você precisa conhecer as inovações que chegam aos produtos que sua empresa vende.
2 – Agilidade é uma exigência do cliente e uma obrigação para quem quer inovar no atendimento. Conheça em detalhes e utilize com eficiência ferramentas como WhatsApp, Instagram e Facebook para conhecer melhor o cliente e manter proximidade com ele. Cursos e treinamentos que abordem tendências também ajudam você a sair na frente. 3 – E abuse da sua criatividade. Veja como os profissionais de outros mercados estão inovando, converse com seus clientes e saiba o que pode surpreendê-los de forma positiva. Saia da zona de conforto e faça diferente.