Injeção eletrônica acesa: saiba como identificar a causa do problema
Carros são bem mais complexos do que algumas pessoas notam. Há diversos sistemas, tanto para fazê-los se movimentar quanto para promover a segurança do motorista e detectar defeitos. E um bom exemplo disso é quando você vê a sua injeção eletrônica acesa. Se um cliente chega em sua oficina por isso, pode ser sim um problema.
Claro, ainda é importante ficar alerta. Problemas no sistema de injeção eletrônica podem criar vários riscos para o motorista e devem ser tratados o quanto antes. É sempre melhor fazer alguns testes para garantir a segurança do seu cliente.
Acompanhe e entenda o que significa essa luz e o que fazer a respeito.
O que significa uma luz de injeção eletrônica acesa?
A maior parte das dúvidas sobre injeção eletrônica aparece quando essa luz acende. No geral, ela é um sistema de alerta embutido no seu carro, o qual identifica possíveis defeitos no gerenciamento do motor. Porém, ela não define claramente qual é o defeito. Para isso, é necessário fazer uma verificação aprofundada ou realizar mais testes.
O que fazer quando a luz da injeção eletrônica fica acesa ou piscando?
Se essa luz está acesa no painel do carro com o motor funcionando, há algumas questões que você precisa verificar . Veja aqui algumas coisas que você pode fazer para lidar com esse problema.
A luz pode acender logo após abastecer
Se a luz acende logo após abastecer, mas não há nenhum outro defeito no carro, então é bem provável que o problema seja o uso de combustível adulterado. Nesses casos, a melhor recomendação é entrar com o scanner, confirmar o código de falha, apaga-lo e orientar o cliente a buscar outro posto para abastecer nas próximas vezes.
Procure por outros sinais
A luz em si não é um sinal muito claro. Porém, quando vem acompanhada de outros defeitos, como dificuldade para dar a partida, consumo excessivo de combustível ou perda de potência do motor, então é mais provável que haja um problema.
melhor utilizar o ferramental adquado
A luz de alerta de problemas no sistema de gerenciamento do motor não acende sem motivos e se ela acendeu a melhor solução é fazer uma investigação se o sistema gerou um código de falha que possa ajudar o professional a identificar a causa. Para isso é indispensável o uso do scanner automotivo.
É arriscado dirigir com a luz de injeção eletrônica acesa?
Algumas das luzes de alerta do veículo são mais graves, a ponto de ser melhor parar o veículo imediatamente e chamar o reboque. Porém, a luz da injeção eletrônica não é o mesmo caso. Ainda é relativamente seguro dirigir por curtas distâncias, desde que o veículo não apresente falhas mais severas.
Porém, se a causa da luz acessa não foi identificada, então é melhor não exceder. Você pode orientar seu cliente a apenas dirigir o veículo até a oficina e, em outros casos, deixá-lo parado.
Uma injeção eletrônica acesa é um pequeno alerta de que há algo errado com o veículo. Não importa se é injeção direta ou indireta, qualquer defeito pode colocar em risco a segurança e a longevidade do motor do carro.