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Vendedor  -  Práticas de venda

Gatilhos mentais para vendas: conheça os mais poderosos

Publicado por Nakata Automotiva em fevereiro 1, 2021 | Atualizado em fevereiro 1, 2021
Gatilhos mentais para vendas: conheça os mais poderosos
4 minutos para ler

Mesmo que você acredite que tem plena consciência sobre todas as suas ações diárias, isso não é verdade. Você já parou para pensar na quantidade de decisões que toma todos os dias? A ciência diz que esse número está em torno de 35.000.

Já deu para perceber que é praticamente impossível fazer isso de maneira consciente, certo? Para poupar energia, o nosso cérebro toma essas decisões de forma automática. São ações que, normalmente, não envolvem grandes questionamentos e, por isso, são processadas rapidamente.

Quer saber o que são os gatilhos mentais para vendas e como isso pode ajudar você? Então confira este artigo.

O que são gatilhos mentais?

Por definição, gatilhos mentais são os estímulos que chegam até o cérebro e resultam em uma tomada de decisão. Eles podem apresentar componentes instintivos, emocionais e sociais que são inerentes a todos os seres humanos.

Ao usar um desses atributos é possível acessar a parte psicológica e comportamental dos seus clientes com o objetivo de guiá-los em direção à compra de um produto ou serviço. Esses estímulos são amplamente utilizados em estratégias de marketing e vendas.

Qual é a importância de usar os gatilhos mentais nas vendas?

Conhecer os comportamentos que os gatilhos mentais podem ativar no nosso cérebro ajuda você a melhorar a experiência do seu cliente. É uma forma de incentivá-lo a tomar uma decisão específica, que ele não tomaria se não fosse a motivação oferecida pelo gatilho.

Com os argumentos certos, você pode aumentar as chances de que uma pessoa decida comprar de você e melhorar muito a sua performance de vendas.

Guia completo da melhoria na performance em vendas de autopeças

Quais são os gatilhos mentais mais poderosos?

Reciprocidade

Quem nunca ouviu a frase “fico te devendo uma”? A grande verdade é que não gostamos de ficar “devendo”. Normalmente, nos sentimos obrigados a retribuir o favor ou a gentileza. Se você atrair a tenção do cliente com algo que o faça sentir-se grato, ele irá retribuir.

Compromisso e coerência

Gostamos de parecer coerentes entre o que dizemos e o que fazemos. Por isso que a coerência é um dos gatilhos mentais para vendas mais poderosos. Mas o que isso significa exatamente? Significa que a partir do momento em que escolhemos algo, temos a tendência de não mudar, mesmo que a motivação inicial já não exista.

Prova social

Somos uma espécie social que tem a necessidade de convívio social. Quando nos identificamos com um grupo queremos ser aceitos como indivíduo. Esse desejo é uma poderosa ferramenta que ajudar a vender mais qualquer tipo de coisa: roupas, aparelhos celulares, perfumes, restaurantes, ideal de beleza etc.

Afeição

As pessoas tendem a concordar mais com quem gostam ou se identificam. Procure criar um vínculo por meio de elogios, familiaridade, experiências em comum, empatia e associação de ideais. Quanto mais afinidade vocês desenvolverem, maiores as chances dele ouvir suas propostas.

Autoridade

O gatilho de autoridade precisa que você se posicione como conhecedor do assunto em questão para que as pessoas confiem em você. O cliente precisa acreditar que você tem o conhecimento técnico capaz de ajudá-lo e que está em boas mãos.

Todas essas estratégias psicológicas são, sem dúvida, ferramentas poderosas. Mas use os gatilhos mentais para vendas com sabedoria e bom senso. Tentar forçar uma situação a qualquer custo pode ser muito ruim para sua imagem e para os negócios. Interesse-se genuinamente pelo cliente e ele será fiel.

Quer aperfeiçoar suas técnicas de vendas e se superar? Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas!

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Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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