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Vendedor

Conheça os tipos de freios de caminhão para revenda 

Publicado por Nakata Automotiva em junho 7, 2023 | Atualizado em outubro 25, 2023
Conheça os tipos de freios de caminhão para revenda 
4 minutos para ler

Como sabemos, os caminhões contam com uma infinidade de componentes, sistemas e conjuntos diferentes e, neste post, falaremos sobre um dos mais importantes: os freios de caminhões. Aqui, o nosso objetivo é apresentar um panorama completo sobre o tema, elencando os principais tipos de freios disponíveis no mercado.

Entre tambor, disco, ABS, EBS, auxiliar e muito mais, existem muitas tecnologias de frenagem que atendem ao segmento dos caminhões. Em meio às opções que focam a eficiência e a outras que são mais acessíveis e duráveis, existem muitas soluções. Então, não perca a oportunidade de conhecê-las e continue a leitura!

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Freio tambor

Nesse sistema, muito utilizado na linha de pesados, lonas são pressionadas contra os tambores de freio para gerar atrito e, consequentemente, a frenagem. Comparada às demais, essa é a tecnologia mais simples e barata do mercado.

Freio a disco

Essa tecnologia utiliza pastilhas e discos no lugar das sapatas e tambores, geralmente, nos eixos frontais do veículo. Isso resulta em uma frenagem mais vigorosa do que a desaceleração a tambor.

Freio motor

O freio motor é um sistema de frenagem indireta. Em essência, o freio motor desacelera a rotação do motor, reduzindo a velocidade e gerando uma frenagem, sendo eficiente em velocidades altas e contribuindo para a desaceleração do veículo. Vale lembrar que o freio motor é um sistema auxiliar e depende do sistema principal de freio para a parada total do veículo.

retarder

Instalado na saída da caixa de marchas de veículos pesados esse sistema tem a função de auxiliar a redução da velocidade do veículo quando o freio é acionado. Muito utilizado em veículos que operam em regiões com alta incidência de aclives e declives o retarder diminui sensivelmente o desgaste do material de atrito do freio, evita superaquecimento e ajuda a manter a integridade do sistema

Freio ABS

ABS abrevia Anti-lock Braking System — sistema de freio antitravamento, em português. Basicamente, é uma tecnologia que evita o travamento das rodas durante a frenagem, composta por uma central eletrônica e vários sensores.

Freio EBS

Já EBS abrevia Electronic Brake System — sistema eletrônico de freios, em português. Podemos dizer que o EBS é uma versão melhorada do ABS, pois ao invés de ar para acionamento o EBS é acionado de forma eletrônica resultando em uma desaceleração ainda mais precisa, controlada e segura.

Meio de acionamento

 

O sistema de freio da linha pesada tem várias possibilidades de acionamento, ao contrário da linha leve, que na sua maioria, utiliza a pressão hidráulica para acionamento, na linha pesada  a forma mais utilizada para acionamento é a de pressão de ar; nesse sistema um compressor comprime o ar para dentro de um depósito (reservatório) e esse ar comprimido vai acionar válvulas que farão com que componentes do sistema acionem as sapatas ou pastilhas para fazer a parada do veículo.

Concluindo

 

Como se pôde ver, em se tratando de freios de caminhões, não faltam opções e tecnologias. Inclusive, é muito comum que um caminhão — mesmo os mais modernos — integre várias dessas soluções ao mesmo tempo, com uma composição de freios que combina tambores na maioria das rodas, discos nas frontais, além de auxiliares, motor, retarder, ABS ou EBS e afins.

Afinal, sempre vale lembrar que a necessidade dos freios na operação dos caminhões é muito dinâmica. Com o veículo carregado, é preciso trabalhar com todos os sistemas possíveis. No entanto, boa parte das vezes, o veículo se desloca vazio, quando não há uma demanda tão grande por uma desaceleração intensa, emergencial e cadenciada.

Agora que você tem uma noção mais completa sobre os diferentes tipos de freios de caminhão, aproveite para seguir aprendendo ainda mais sobre o tema. Para isso, basta seguir a nossa página oficial no Instagram!

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Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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