Conheça os tipos de freios de caminhão para revenda
Como sabemos, os caminhões contam com uma infinidade de componentes, sistemas e conjuntos diferentes e, neste post, falaremos sobre um dos mais importantes: os freios de caminhões. Aqui, o nosso objetivo é apresentar um panorama completo sobre o tema, elencando os principais tipos de freios disponíveis no mercado.
Entre tambor, disco, ABS, EBS, auxiliar e muito mais, existem muitas tecnologias de frenagem que atendem ao segmento dos caminhões. Em meio às opções que focam a eficiência e a outras que são mais acessíveis e duráveis, existem muitas soluções. Então, não perca a oportunidade de conhecê-las e continue a leitura!
Freio tambor
Nesse sistema, muito utilizado na linha de pesados, lonas são pressionadas contra os tambores de freio para gerar atrito e, consequentemente, a frenagem. Comparada às demais, essa é a tecnologia mais simples e barata do mercado.
Freio a disco
Essa tecnologia utiliza pastilhas e discos no lugar das sapatas e tambores, geralmente, nos eixos frontais do veículo. Isso resulta em uma frenagem mais vigorosa do que a desaceleração a tambor.
Freio motor
O freio motor é um sistema de frenagem indireta. Em essência, o freio motor desacelera a rotação do motor, reduzindo a velocidade e gerando uma frenagem, sendo eficiente em velocidades altas e contribuindo para a desaceleração do veículo. Vale lembrar que o freio motor é um sistema auxiliar e depende do sistema principal de freio para a parada total do veículo.
retarder
Instalado na saída da caixa de marchas de veículos pesados esse sistema tem a função de auxiliar a redução da velocidade do veículo quando o freio é acionado. Muito utilizado em veículos que operam em regiões com alta incidência de aclives e declives o retarder diminui sensivelmente o desgaste do material de atrito do freio, evita superaquecimento e ajuda a manter a integridade do sistema
Freio ABS
ABS abrevia Anti-lock Braking System — sistema de freio antitravamento, em português. Basicamente, é uma tecnologia que evita o travamento das rodas durante a frenagem, composta por uma central eletrônica e vários sensores.
Freio EBS
Já EBS abrevia Electronic Brake System — sistema eletrônico de freios, em português. Podemos dizer que o EBS é uma versão melhorada do ABS, pois ao invés de ar para acionamento o EBS é acionado de forma eletrônica resultando em uma desaceleração ainda mais precisa, controlada e segura.
Meio de acionamento
O sistema de freio da linha pesada tem várias possibilidades de acionamento, ao contrário da linha leve, que na sua maioria, utiliza a pressão hidráulica para acionamento, na linha pesada a forma mais utilizada para acionamento é a de pressão de ar; nesse sistema um compressor comprime o ar para dentro de um depósito (reservatório) e esse ar comprimido vai acionar válvulas que farão com que componentes do sistema acionem as sapatas ou pastilhas para fazer a parada do veículo.
Concluindo
Como se pôde ver, em se tratando de freios de caminhões, não faltam opções e tecnologias. Inclusive, é muito comum que um caminhão — mesmo os mais modernos — integre várias dessas soluções ao mesmo tempo, com uma composição de freios que combina tambores na maioria das rodas, discos nas frontais, além de auxiliares, motor, retarder, ABS ou EBS e afins.
Afinal, sempre vale lembrar que a necessidade dos freios na operação dos caminhões é muito dinâmica. Com o veículo carregado, é preciso trabalhar com todos os sistemas possíveis. No entanto, boa parte das vezes, o veículo se desloca vazio, quando não há uma demanda tão grande por uma desaceleração intensa, emergencial e cadenciada.
Agora que você tem uma noção mais completa sobre os diferentes tipos de freios de caminhão, aproveite para seguir aprendendo ainda mais sobre o tema. Para isso, basta seguir a nossa página oficial no Instagram!