Falha na partida: principais problemas e como fazer o diagnóstico
Poucas ocasiões são mais frustrantes do que aquele momento em que o cliente precisa utilizar o carro e descobre que há uma falha na partida. Esse problema tem diversas causas, que vão desde uma bateria no fim da sua vida útil até situações mais complexas, como falhas no motor.
Neste post, reunimos os principais problemas que causam a falha na partida e explicamos as diferentes situações. Você ainda descobrirá alguns testes simples que podem ser feitos na oficina, antes da substituição das peças. Boa leitura!
Tipos de falha na partida do carro
Tentou dar a partida diversas vezes no carro e ele simplesmente não dá sinais de que vai funcionar? A explicação pode estar em diferentes partes do veículo, de acordo com cada situação. Vamos conhecer os problemas mais comuns e as suas causas.
Problema na bomba de combustível
A bomba é a peça que proporciona que o combustível seja levado do tanque do carro até o circuito de injeção, com uma passagem pelo filtro de combustível. Nos automóveis com injeção eletrônica, essa peça é a responsável por manter uma pressão adequada para que os bicos injetores cumpram seu papel.
Quando notamos qualquer falha na ignição e na alimentação de combustível pode fazer com que o carro não dê a partida, o problema pode estar na bomba — que não está sendo devidamente acionada.
Isso tem algumas causas, como o desgaste natural causado pelo uso. Outro possível motivo é quando o carro fica parado por muito tempo, o que pode ocasionar o travamento da bomba e a necessidade de substituição. Evite deixar o automóvel sem uso por vários meses.
Sistema de ignição não gera faísca
Não é apenas a bomba de combustível que pode causar problema no sistema de ignição. Quando ele não funciona adequadamente, ele pode não gerar a faísca — um dos principais elementos para que o veículo funcione normalmente.
Nessa situação, o problema provavelmente está nas velas de ignição, bobina ou cabos, quando existir. Caso ao menos uma delas esteja com problemas, a faísca não é gerada naquele cilindro e o motor vai pegar falhando, se o problema for em duas ou mais a partida não acontece, até que você substitua a peça danificada.
De modo geral, esse problema se manifesta junto à perda de potência do veículo. Você notará que acelerar se torna mais difícil e que o automóvel parece estar consumindo mais combustível (e realmente está). Por falar nele, abastecer o carro em postos que vendem combustível adulterado prejudica o bom funcionamento das velas de ignição.
A bobina de ignição é o componente responsável pela transformação da baixa em alta tensão no sistema de ignição, se ela falhar o motor vai parar de funcionar e não vai mais pegar.
Problemas no motor de arranque
Quando o motor de arranque do carro está em más condições, causadas pelo desgaste, alguns problemas podem ocorrer. Elas fazem com que o motor de partida gire muito lentamente e consuma energia da bateria, muito além do necessário.
Vale notar que o problema pode estar apenas em um componente do motor, como as escovas, o induzido, a chave magnética ou o pinhão. Nesse caso, o melhor a se fazer é deixar um profissional realizar a substituição das peças, uma vez que esse trabalho precisa ser feito com muita precisão. Além disso, o problema pode se tornar mais sério, gerando gastos maiores no futuro.
Bateria descarregada
Quando você tenta dar a partida e o veículo nem mesmo apresenta algum sinal visível de eletricidade, o problema pode estar na falta de carga da bateria.
Caso você tente virar a chave e o painel apresente uma luz fraca, que se apaga rapidamente ao acionar o motor de partida, temos outro sinal de que a bateria está comprometida.
Vários fatores causam uma bateria descarregada: deixar faróis acesos por muito tempo ou até mesmo o fim da vida útil desse item.
Falha no alternador
Outro possível problema é uma falha em algum dos itens do sistema elétrico, como o alternador. Ele serve para carregar a bateria do veículo e alimentar outros componentes eletrônicos do automóvel, como o som automotivo e o ar-condicionado.
Quando o alternador está com problemas, a bateria descarregada deixará de funcionar totalmente depois de um tempo. É importante verificar o tensor e a correia de acionamento do componente.
Testes para problemas de partida no carro
A partida do veículo ocorre a partir da produção de uma centelha, que aciona a ignição do motor. Sem a centelha, o painel pode até acender, mas o carro não funciona. Como vimos anteriormente, a falha na partida pode estar em problemas na bateria e na chave de ignição, entre outros, mas pode estar realmente na parte elétrica.
Para ter certeza, realize o seguinte teste: cheque os fusíveis do veículo. Caso nenhum problema esteja visível, dê uma olhada na bateria do carro. Limpe os polos antes de realizar o teste para ver se ela está descarregada.
Se você encontrar fusíveis queimados no seu teste inicial, será preciso realizar a troca dos componentes. Outro teste que você precisa fazer é procurar carros rompidos e defeitos visíveis na chave de ligação: gire a chave até a posição de ligar, mas sem completar a volta. Após fazer isso, dê uma olhada para ver se as luzes de aviso foram acionadas. Se isso não ocorre, o defeito provavelmente está na chave.
Como diagnosticar falhas na partida do carro
Para finalizar, vamos mostrar alguns sintomas clássicos que podem explicar o problema na falha da partida do carro:
- peso no motor de partida. Isso ocorre quando você tenta dar a partida e nota algum atrito irregular, como se as engrenagens estivessem emperradas. Nesse caso, o problema pode estar nas escovas ou em outra peça, o induzido;
- estalos. Caso você ouça um ou mais estalos na hora de dar a partida, o problema pode estar na chave magnética, também conhecida como “automático da partida”. Provavelmente ela precisa ser substituída;
- barulho incomum ao ligar ou desligar. Nesse caso, o defeito provavelmente está no rolamento, sinalizado por ruídos.
Como você viu no artigo, há diversas explicações para um problema de falha na partida do automóvel. Até mesmo o ato de deixar as luzes do carro acesas durante a noite toda ocasiona uma bateria descarregada e, consequentemente, gera o transtorno para o motorista. Se um cliente relatar o problema, o conscientize sobre a importância de deixar alguém que entende do assunto realizar as substituições necessárias.
Aproveite a visita para conhecer o nosso canal no YouTube, com centenas de dicas para mecânicos e vendedores de autopeças!