Confira os cuidados essenciais com o motor do carro
Manter o motor do carro em boas condições é essencial para garantir o funcionamento adequado da sua máquina. Mesmo aquelas pessoas que têm pouco conhecimento em mecânica automotiva podem tomar alguns cuidados básicos para manter o sistema operando bem.
Neste post, abordaremos dicas práticas e eficazes para manter o seu motor em boas condições. Elas ajudarão a prolongar a vida útil do sistema e evitar problemas mecânicos, que podem comprometer sua rotina com paradas inesperadas e custosas. Boa leitura!
A importância de manter o motor do carro em boas condições
O motor é verdadeiramente o coração de um automóvel. Isso porque é esse componente que transforma o combustível alocado no carro e o transforma em energia, gerando o movimento das rodas. Quando ele não está em condições, o veículo nem anda — ou se move com bastante dificuldade.
Vale lembrar que o motor não é uma peça só, mas um conjunto de componentes que trabalham em conjunto para garantir que o seu veículo se movimente. Vamos conhecer as principais:
- alternador;
- bateria;
- motor de partida
- pistões;
- bielas;
- cabeçote;
- virabrequim;
- anéis;
- bloco;
- válvulas;
- Bomba de óleo;
- Bomba d´água.
Se o motor pode ser considerado o coração, o óleo do motor é o sangue que mantém esse coração bombeando. Ele é o responsável pela diminuição do atrito com outras peças e o desgaste prematuro.
Além de evitar o contato direto entre as superfícies dos componentes, o óleo tem o papel de refrigerar o motor e impedir que ele aqueça em excesso. O superaquecimento acontece quando a temperatura sobe até um nível para o qual o motor não foi desenvolvido para suportar.
Como se não bastasse, colocar as mãos em um capô com um motor superaquecido por baixo pode causar queimaduras sérias nas suas mãos. Para evitar o aquecimento excessivo e outros problemas, é preciso tomar os cuidados que mencionaremos a seguir.
Os cuidados essenciais com motor do carro
Um motor em boas condições depende de cuidados tomados tanto pelo proprietário como pelos seus mecânicos de confiança. Vamos conhecer as melhores práticas.
Verifique a situação dos líquidos do motor
Verifique regularmente o óleo do motor e o fluido do radiador. Esses líquidos são essenciais para preservar o motor.
Será preciso trocar o óleo periodicamente, mas também substituir o filtro de óleo. Outra tarefa importante é checar se os líquidos estão nos níveis adequados, informação que poderá ser encontrada no manual do proprietário. Caso não encontre esse dado, converse com um mecânico de confiança para entender melhor as exigências do carro.
Quando há um excesso de óleo, por exemplo, pode ocorrer um vazamento. Nesse caso, uma grande quantidade não equivale, necessariamente, à maior qualidade: é preciso acertar nos níveis adequados.
Dê uma olhada no fluido de arrefecimento
Tão importante quanto o óleo de motor é o fluido de arrefecimento, por exemplo. Uma boa dica é verificar o fluido do radiador e o nível do óleo ao menos uma vez por semana. Lembrando que a melhor hora para fazer essas verificações é de manhã, antes de colocar o veículo em movimento. Nunca solte a tampa do radiador ou no vaso expansor com o motor quente.
Lembre-se de que o sistema de arrefecimento também é muito importante para manter a temperatura do motor nos níveis projetados. Quando isso não é monitorado, pode ocorrer um superaquecimento ou o motor pode fundir.
Tome cuidados com o filtro de ar
O filtro de ar garante que o ar chegue limpo até a câmara de combustão. Contudo, ele precisa ser periodicamente substituído: é recomendado que a troca seja realizada de acordo com o manual do proprietário.
Esteja sempre de olho nas luzes do painel
As luzes do painel não servem apenas para indicar a necessidade de reabastecer: também dá para verificar uma série de informações úteis ali. O súbito aparecimento de alguma luz pode indicar algum problema sério, que exige cuidado imediato.
Diversos problemas podem ser identificados quando uma das luzes acende. Exemplos:
- bateria fraca ou desgastada;
- motor superaquecido;
- avarias na injeção eletrônica;
- entre outros.
Observe qual luz se acendeu e leve o seu carro até uma oficina para que o mecânico possa diagnosticar a gravidade do problema. Quanto mais rápido o defeito for abordado, maiores as chances de que você economize com reparos.
Também há casos nos quais as luzes indicam um problema no próprio painel. Oficinas de qualidade geralmente têm um aparelho chamado scanner automotivo para realizar esses diagnósticos com mais precisão.
Não lave o motor
Sim, você pode lavar o exterior do seu carro na sua casa. Inclusive, é uma maneira de valorizar o automóvel. Contudo, não exagere na limpeza: não tente lavar o motor ou as peças próximas a ele.
Temos um post inteiro sobre isso no blog, mas podemos citar brevemente alguns motivos pelos quais não é uma boa ideia lavar o motor:
- possibilidade de gerar defeitos nos componentes eletroeletrônicos;
- oxidação dos conectores;
- danos ao alternador;
- entre outros problemas sérios. Inclusive, é preciso tomar cuidado durante a limpeza do capô. Caso seja possível, proteja a região do painel frontal, a parte de dentro do capô, os para-lamas e as laterais internas com um plástico.
Os meios de prolongar a vida útil do motor do carro
Além das ações que citamos no tópico anterior, há alguns meios de garantir que a vida útil seja prolongada. Um deles é estabelecer, junto ao seu mecânico de confiança, um cronograma de manutenção preventiva. Como o motor é o coração do carro, ele estará no centro das atenções do profissional.
Além disso, um profissional capacitado estará preparado para lidar com demandas que podem passar despercebidas pelos proprietários, como a necessidade de trocar periodicamente o filtro de ar, a correia dentada, o filtro de combustível, entre outros.
Por falar nisso, outra dica é evitar estabelecimentos que possam estar vendendo combustível adulterado. É difícil identificar visualmente um produto não original, mas há algumas condutas que você pode adotar para não levar esse tipo de golpe:
- priorize postos de marcas grandes, de bandeiras com reconhecimento no mercado;
- desconfie de ofertas com preços muito baixos e linguajar apelativo na divulgação;
- verifique as avaliações do posto. Dá para fazer isso rapidamente enquanto você estiver estacionado, usando o celular;
- evite abastecer se os preços não estiverem bem sinalizados no posto. Caso o valor só seja fornecido da bomba, não abasteça.
Como você viu no post, o motor do carro precisa de alguns cuidados de cada proprietário. Se você é daquelas pessoas que gostam de ter o carro sempre rodando com o melhor desempenho possível, precisa direcionar suas boas práticas para esse componente. Não negligencie a manutenção preventiva, fundamental para economizar no longo prazo.