Como usar o Google Meu Negócio na loja de autopeças?
Não há como negar que hoje em dia estamos cada vez mais conectados à internet. Assim, é essencial para qualquer negócio aproveitar o poder das redes para alcançar novos clientes e se destacar da concorrência. Por isso, é importante saber como usar o Google Meu Negócio para lojas de autopeças.
Afinal, trata-se de uma ferramenta indispensável para ajudar você a se conectar com seu público e aumentar a sua visibilidade. Ou seja, muito mais pessoas poderão encontrar a sua loja com facilidade.
A seguir, confira um passo a passo completo para usar a ferramenta e veja dicas valiosas para alavancar as suas vendas.
Crie e configure a sua conta
Se você ainda não tem uma conta no Google, vai precisar criar uma para a sua loja de autopeças. Para isso, é só acessar esta página e seguir as instruções para criar uma nova conta. Depois, acesse o Google Meu Negócio e clique em “começar agora” ou “acessar” para começar a configurar o seu perfil.
Os passos seguintes são:
- registre sua loja de autopeças: digite o nome da loja no campo indicado e clique em “próxima” — em seguida, selecione a categoria “loja de autopeças” ou uma alguma outra categoria similar, mas que descreva bem qual é o nicho do seu negócio;
- adicione o endereço: forneça o endereço completo da sua loja, incluindo rua, número, cidade e CEP — se você quer atender clientes em outras localidades, selecione a opção “Entrego produtos e presto serviços no endereço dos meus clientes” e adicione as áreas de atendimento;
- informe o telefone e o site da sua loja: adicione o número de telefone da sua loja e, se tiver um site, inclua também o link — esses dados são importantes para que os clientes entrem em contato e obtenham mais informações sobre as peças.
Depois desses passos, o Google precisará verificar a autenticidade do seu negócio. Para isso, você pode escolher um código de autenticação por telefone ou e-mail. Escolha a opção desejada e, assim que o receber, insira o código na plataforma do Google Meu Negócio para concluir o seu cadastro.
Personalize o seu perfil
Depois de concluir o seu registro, é importante adicionar mais informações, como horário de funcionamento, descrição do seu negócio, fotos da loja e imagens das peças à venda e serviços que você realiza. Ter mais informações ajuda os clientes a conhecer melhor a sua loja e, ainda, facilita a decisão de realizar uma visita ou fechar negócio.
Uma boa dica é descrever com quais marcas de peça você trabalha. Assim, se o cliente estiver procurando uma em específico, saberá que pode encontrar em sua loja, aumentando as chances de fechar negócio.
Gerencie e responda às avaliações
Os clientes podem deixar avaliações no perfil da sua loja no Google. Lembre-se de que elas ficam visíveis para outros usuários, que as consideram na hora de decidir ou não fazer uma compra com você.
Por esse motivo, é importante monitorá-las frequentemente e respondê-las de forma educada e profissional. Isso demonstra que você se importa com a opinião do consumidor e está sempre disposto a melhorar seus serviços.
Utilize também a análise de dados
A plataforma oferece informações valiosas sobre a visibilidade e o desempenho do seu perfil na internet. Então não deixe de acompanhar os dados e utilize-os para tomar decisões mais informadas sobre marketing e estratégias de negócios.
Algumas das informações que a ferramenta dá são:
- número de visualizações em seu perfil;
- ações do cliente, que mostram o que o usuário faz em sua ficha, como visitar o perfil nas redes sociais, telefonar, mandar email, solicitar rota — isso ajuda a entender quais informações estão atraindo mais a atenção dos clientes;
- solicitações de rotas, que mostra quantas vezes os usuários procuraram saber como chegar até sua loja com o Google Maps;
- quantas vezes os clientes ligaram para sua loja utilizando o telefone informado em seu perfil.
Mantenha as informações atualizadas
Outro ponto importante sobre como usar o Google Meu Negócio é certificar-se de manter as suas informações sempre atualizadas. Então altere os dados caso haja alguma alteração no horário de funcionamento, telefone ou endereço.
Além disso, você pode atualizar sobre promoções, catálogo com uma nova marca ou a prestação de novos serviços em sua loja de autopeças.
Crie postagens
O Google Meu Negócio permite criar postagens, que são atualizações rápidas e sensíveis na sua ficha. Elas são exibidas na seção “Novidades” e ajudam a manter os usuários engajados e informados sobre o que está acontecendo no seu negócio.
Algumas dicas de postagens que você pode fazer para atrair mais clientes são:
- promoções e ofertas especiais;
- eventos, como workshops, cursos, feiras ou exposições;
- novos produtos ou serviços;
- dicas e conselhos sobre a manutenção de carros e motos;
- histórias de sucesso e depoimentos de quem é cliente;
- notícias da empresa, como expansão, conquista de prêmios;
- imagens e vídeos da equipe, instalações, produtos em destaque ou eventos realizados na loja.
Incentive os clientes e deixarem avaliações
Essa é uma parte importante da estratégia de marketing para sua loja de autopeças. Isso porque, como falamos, as avaliações positivas podem aumentar sua reputação e atrair novos clientes. Então, depois de uma venda bem-sucedida, você pode pedir aos clientes que deixem uma avaliação no Google. Isso pode ser feito pessoalmente, por mensagem ou e-mail.
É importante facilitar o processo para o cliente. Dessa forma, uma boa dica é enviar o link que direciona para a página de avaliação. Outra dica para incentivá-los a deixar um bom feedback é oferecer descontos, promoções, brindes ou sorteios para quem deixar uma avaliação.
Além de responder a todas as avaliações, também é importante divulgá-las em outros canais, como redes sociais, site ou materiais de marketing. Isso não apenas aumenta a visibilidade das avaliações, como também incentiva outros clientes a compartilharem a experiência que tiveram em sua loja de peças automotivas.
Agora que você já sabe como usar o Google Meu Negócio, não deixe de criar o seu perfil o quanto antes. Afinal, todos os consumidores estão conectados e buscam na rede por lojas com boa presença online. Dedique um tempo ao seu cadastro, inclua todas as informações e mantenha-o sempre atualizado para tornar-se cada vez mais conhecido.
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