Como saber se o coxim do amortecedor está ruim em 3 passos
Como saber se o coxim do amortecedor está ruim? Essa parte do carro, também chamada de suporte do amortecedor, consiste em uma peça de metal com revestimento de borracha. Quando está com problemas ou foi montada de maneira inadequada, pode ocasionar uma série de complicações ao veículo e interferir na segurança da condução.
A sua principal função é ligar amortecedor a carroceria e ao mesmo tempo isolar essa carroceria das vibrações, choques e ruidos da suspensão, de maneira que o condutor possa usar seu automóvel com mais estabilidade e conforto.
A seguir, vamos explicar como encontrar problemas nessa peça e o que fazer caso uma manutenção seja necessária. Acompanhe!
3 passos para diagnosticar problemas com o coxim do amortecedor
Nem sempre é uma tarefa fácil identificar problemas no coxim do amortecedor, porque os sinais podem não ser tão claros. Contudo, com um pouco de atenção, é possível notar que algo está errado. Você pode fazer isso observando os seguintes passos, que ocorrem repetidamente.
Passo 1 Desgaste irregular nos pneus
Ter coxins e amortecedores gastos prejudica a durabilidade dos pneus. Quando o coxim está desgastado, os pneus tendem a pular se o carro estiver passando por superfícies irregulares.
Assim, o padrão de desgaste do pneu se tornará irregular, fazendo com que o piso pareça ondulado. E esse sinal demonstra que existem problemas no amortecedor ou no coxim.
Passo 2 Instabilidade na direção
Um dos sintomas mais comuns que você pode perceber é uma sensação de instabilidade do carro em uma via — principalmente quando se está dirigindo em velocidades mais elevadas. Além disso, você perceberá uma vibração diferente no carro.
Isso porque o coxim do amortecedor defeituoso transfere todas as irregularidades da pista para o volante. Inclusive, isso costuma prejudicar a condução e aumenta o risco de acidentes. Portanto, tenha cuidado com esse tipo de sinal e não o ignore.
Passo 3 Ruídos
Barulhos altos, especialmente quando o carro passa por estradas irregulares, também são sinais de que o coxim do amortecedor está ruim. Afinal, após um bom tempo rodando com as mesmas peças, o desgaste pode levar ao surgimento de ruídos fortes na suspensão. Por isso, é recomendado fazer uma revisão dos coxins a cada 10 mil quilômetros.
É preciso ter muita atenção aos sinais de alerta. O sistema de suspensão de um veículo é composto por vários itens que precisam estar em perfeitas condições, trabalhando em harmonia — por exemplo, os batentes do amortecedor, a mola e o próprio amortecedor.
Tenha em mente que, se houver problemas em qualquer uma dessas peças, a direção será prejudicada e, inclusive, poderá estar colocando você e outras pessoas em risco.
A manutenção do coxim do amortecedor
Antes de partir para a substituição dos coxins é importante fazer uma verificação geral no sistema de suspensão e direção do veículo para não correr o risco de substituir uma peça desnecessariamente, então fique atento as seguintes
● conferir se as peças usadas no veículo foram montadas corretamente, em alguns veículos o coxim tem posição de montagem.
● se o funcionamento do amortecedor está adequado;
● verificar a necessidade de substituição de componentes periféricos do amortecedor;
Finalmente, saber se o coxim do amortecedor está ruim é um cuidado necessário, assim como com qualquer outra peça do carro. Com o passar do tempo, é inevitável que danos e problemas apareçam. Contudo, há fatores que podem acelerar esse processo. Portanto, não negligencie a manutenção do veículo do seu cliente, oriente-o para ter atenção ao passar por ruas esburacadas, evite estradas sem estrutura e qualquer outra coisa que possa ser prejudicial aos componentes.
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