amortecedor confiável
Para o mecânico Peças

Como escolher um amortecedor confiável?

COMPARTILHE:

Personagem principal do sistema de suspensão do veículo, o amortecedor, aliado a outras peças, é responsável pela segurança do carro e pelo conforto dos passageiros. Mas sempre surge a dúvida: como escolher um amortecedor confiável?

Sabemos que esse componente controla as oscilações da suspensão, reduzindo o impacto do seu movimento. Com isso, o mecanismo mantém o pneu “grudado” ao solo e proporciona equilíbrio ao veículo. Mas sempre é possível aprender mais.

Para aprofundar seus conhecimentos a respeito desse item fundamental para qualquer automóvel, continue lendo este post especial que preparamos sobre o assunto. Vamos lá?

Veja também:

> Promoção Feras da Oficina: entenda o que é e como participar

Sistemas de eletrificação: o que você, mecânico, precisa saber sobre?

O trabalho do mecânico após a entrega do carro: como fazer o pós-venda automotivo?

 

Baixar E-book grátis Guia para escolher as melhores peças de resposição

Qual a importância do amortecedor para o funcionamento do veículo?

Neste momento, você deve estar se perguntando: por que eu preciso ler sobre isso se eu já sei? Calma! Aqui, vamos dar algumas dicas sobre como dar explicações técnicas para seu cliente sem que ele fique perdido com os termos.

Sempre que um cliente pedir um exemplo prático da importância dos amortecedores, diga que eles funcionam como um isolante de movimento. Assim, suavizam aqueles solavancos quando o carro está rodando por uma superfície esburacada ou que não seja totalmente plana.

Além disso, o amortecedor tem impacto direto na qualidade da frenagem, na realização de curvas fechadas e em alta velocidade e, até mesmo, durante a aceleração.

Outro fator importante e que deve ser explicado aos clientes: o amortecedor não trabalha sozinho. Por isso, mesmo que ele ainda esteja bom, outros componentes desgastados podem prejudicar o seu funcionamento. Aqui, estamos falando de peças como a junta homocinética, bieletas, coxins, buchas de suspensão, entre outras partes que você já conhece.

O que um amortecedor confiável deve ter?

Vamos agora fazer um teste rápido de memória. Você sabe nos dizer quais são os componentes de um amortecedor? Listamos, a seguir, 13 deles. Dê uma olhada se você acertou:

  • guia de compressão;
  • mola de compressão;
  • retentor de compressão;
  • base de compressão;
  • cinco tipos de válvulas, incluindo as de apoio, de tração, de compressão e a válvula-S;
  • selo de vedação;
  • capa do selo;
  • mancal;
  • aparador e anel do aparador;
  • pistão e anel do pistão;
  • cilindro de reserva;
  • base de apoio;
  • porca.

Nota máxima no teste? Temos certeza que sim!

É fundamental destacar aqui que a qualidade dos componentes do amortecedor é fundamental para o seu bom funcionamento. Especialmente o selo de vedação, que talvez você conheça pelo nome de retentor — ele é importantíssimo, já que faz a vedação na parte em que a haste se desloca.

Isso é essencial porque o atrito na região deve ser o menor possível e, além disso, o selo deve suportar a pressão de dentro do amortecedor.

Como deve funcionar um bom amortecedor?

Na posição em que os amortecedores se encontram (entre o chassi e o eixo das rodas de um automóvel), eles se tornam capazes de amortecer impactos, já que absorvem as oscilações que ocorrem nessa parte do veículo.

Tipos de amortecedor

Quando se fala em funcionamento, os amortecedores podem ser divididos em dois tipos, como veremos logo abaixo.

Amortecedor hidráulico

O amortecedor hidráulico é formado pelo pistão e pelas válvulas. São fixados a uma haste que se desloca dentro de um tubo com um óleo especial, capaz de suportar altas temperaturas e pressões. A função das válvulas é regular a passagem do óleo, controlando a velocidade de deslocamento da haste.

Amortecedor pressurizado

O amortecedor pressurizado é composto pelos mesmos itens. A diferença é que o fluido é pressurizado pelo gás nitrogênio, que é adicionado ao amortecedor para evitar falhas de acionamento, mesmo nas condições mais severas.

Vale ressaltar que não existe um tipo melhor ou pior de amortecedor. Tanto o sistema hidráulico quanto o sistema pressurizado são bons, mas a aplicabilidade de cada um é diferente. Cada montadora é responsável por definir qual tipo de amortecedor o veículo fabricado por ela utilizará.

Amortecedores recondicionados

É comum que os clientes fiquem tentados a adquirir amortecedores recondicionados. Afinal, eles são mais baratos e, frequentemente, algumas pessoas costumam recomendá-los como se fossem tão bons e duráveis quanto os originais.

Porém, a verdade é que eles não são! Reforce a informação ao cliente de que um amortecedor costuma ser acionado 1 milhão de vezes a cada mil km rodados. Ele é essencial para a segurança do motorista e das demais pessoas que estão no trânsito — é preciso levar em conta que a quebra desse componente pode provocar um acidente grave, envolvendo outros veículos. Além disso, amortecedores recondicionados, estatisticamente, quebram com mais frequência do que peças novas.

Além disso, quando chegar a hora de trocar os amortecedores, a recomendação é que o cliente não fique apenas na peça principal, mas sim em todos os componentes.

Assista a matéria do Auto Esporte falando sobre esse assunto e entenda por que não recondicionar:

A importância de escorvar o amortecedor

Como você sabe, antes de serem instalados, os amortecedores ficam armazenados nas caixas em posição horizontal. Isso faz com que uma quantidade grande de ar fique armazenada dentro do tubo do amortecedor.

Escorvar é bem simples: basta colocar o amortecedor com a haste virada para cima e puxá-la para cima e para baixo por cinco vezes. Se isso não for feito, o amortecedor vai demorar mais para se livrar do ar e começar a trabalhar com a eficiência máxima, trazendo prejuízos ao dono do veículo.

Quer revisar o passo a passo desse procedimento? Assista o vídeo que preparamos para você:

Não deixe de se inscrever no canal Componentes Nakata no Youtube para ver mais vídeos como esse.

Como identificar um amortecedor de qualidade?

Há muitas marcas de amortecedores no mercado, sendo que as de maior tradição costumam ser recomendadas com mais frequência. A qualidade desse componente tem muito a ver com o tipo de automóvel onde ele será utilizado.

Por exemplo, os amortecedores hidráulicos são  recomendados para veículos mais antigos e linha pesada. Já os pressurizados são mais indicados para  veículos mais modernos, onde o sistema de suspensão é mais susceptível as irregularidades do solo e mais confortável.

Confira algumas dicas para recomendar o melhor para seus clientes:

  • use amortecedores identificados com a marca, lote e data de fabricação;
  • verifique se os componentes são certificados pelo Inmetro;
  • dê preferência a marcas que ofereçam qualidade;
  • verifique quais as marcas pioneiras em cada tipo de amortecedor, como os amortecedores pressurizados, por exemplo;
  • cheque se a marca é reconhecida e oferece suporte pós-venda, como Assistência Técnica e Garantia.

Amortecedor Nakata é confiável?

Sim, a Nakata é sinônimo de amortecedor confiável! Inclusive, porque somos uma empresa pioneira no assunto aqui no país. Lançamos o primeiro amortecedor pressurizado do Brasil, o HG Nakata, que garante mais eficiência em pisos irregulares e curvas acentuadas. Confira alguns diferenciais do produto!

Conheça mais sobre o amortecedor HG assistindo o vídeo abaixo:

Durabilidade

O sistema de vedação e alta resistência do HG Nakata é obtido graças aos materiais de borracha de alto desempenho e de baixo atrito usados pela marca. Eles garantem maior resistência ao desgaste e às variações de temperatura, o que evita vazamentos.

Desempenho

Como vimos anteriormente, os amortecedores pressurizados usam gás nitrogênio à baixa pressão. Esse gás garante que não falte óleo durante a abertura e fechamento da haste, evitando falhas de acionamento.

Estabilidade

O HG Nakata conta com um sistema autorregulável em três níveis de velocidade, que proporciona uma movimentação mais suave — dependendo, é claro, das condições da pista e do estilo de condução do motorista.

Conforto

A tecnologia Stop Hidráulico deixa os impactos do percurso mais suaves, aumentando o conforto de motorista e passageiros. Além disso, os amortecedores da marca são certificados pela Inmetro e tem um pós-venda bastante robusto, já que oferece garantia de 2 anos ou 50 mil km para veículos leves e de 6 meses ou 50 mil km para caminhões, ônibus, comerciais leves e pick-ups.

Para a Nakata, amortecedor confiável é isso: tecnologia que promove bom desempenho, estabilidade e conforto para os clientes. Tudo isso aliado a um pós-venda que cumpre o que promete com toda qualidade.

Se você gostou do conteúdo, continue com a gente. Preparamos um Guia do amortecedor para os proprietários de veículos. Que tal aprender ainda mais sobre o assunto e ainda indicar a leitura para seus clientes?

COMPARTILHE: