6 Minutos para ler
A eletricidade conquistou definitivamente a frota de veículos. Esse tipo de sistema chegou no Brasil, em 1967 por meio do clássico Ford Galaxie. Nesse sentido, não é exagero dizer que ele já se tornou uma tradição por aqui. Contudo, é preciso ter alguns cuidados em relação à manutenção da direção elétrica.
Neste post, falaremos mais sobre a composição técnica desse sistema. Além disso, mostraremos os cuidados básicos e especializados que todo mecânico precisa dominar se quiser se destacar em termos de reparos na direção elétrica. Confira!
Como funciona a direção elétrica e sua importância
Em primeiro lugar, vamos falar um pouquinho de outro sistema de direção veicular: o hidráulico. Ele utiliza uma bomba para pressurizar o fluido e reduzir o esforço necessário para esterçar o carro. Por sua vez, essa bomba é conduzida por uma correia conectada ao motor — o que acaba tirando certa potência dele.
Entra em cena a eletricidade. A direção elétrica é, basicamente, um motor que tem a capacidade de aliviar o esforço de esterçamento por conta própria. Uma das suas vantagens é o seu tamanho compacto, o que faz com que sobre mais espaço para outros equipamentos.
Como a direção elétrica não trabalha com um fluido hidráulico, não é necessário se preocupar com possíveis vazamentos ou trocas de óleo desse sistema. Há outras diferenças marcantes entre os modelos elétrico e hidráulico.
Atualmente, quase todos os carros 0km vêm equipados com uma direção com assistência elétrica.
Como garantir seu bom funcionamento e segurança
Alguns problemas comuns da manutenção são a complexidade do sistema e a fragilidade dos componentes eletroeletrônicos.
O mecânico também precisa ficar muito atento com a conexão que existe, em diversos modelos, da direção com os sistemas de segurança e conforto, como o controle de estabilidade, compensação de ventos laterais, alerta de saída de faixa, detector de fadiga do motorista, estacionamento automático, entre outros recursos.
No Brasil, é comum encontrarmos três tipos principais dessas direções: com o motor na coluna, no eixo do pinhão ou na cremalheira.
Sabemos que as condições do piso, as temperaturas extremas e até o estilo de dirigir dos brasileiros acaba exigindo muito dos veículos. Na direção elétrica alguns problemas são recorrentes. Nos modelos com o motor na coluna, são comuns as quebras dos coxins ou acoplamentos, gerando ruídos na região do painel.
Carros e utilitários que usam o motor na cremalheira costumam apresentar danos graves provocados pela entrada de água, algo comum nas enchentes das grandes cidades ou nas estradas rurais.
6 Cuidados específicos na manutenção da direção elétrica
Carro com direção elétrica ainda precisa de manutenção? A resposta é sim, mas o que o mecânico precisa ter em mente? Leia o post para entender!
- Diagnostique os problemas com precisão
- Utilize a tecnologia
- Realize a calibração adequada
- Tome alguns cuidados universais
- Preste atenção aos ruídos
- Busque especialização na área
- manutenção do sistema de direção com bomba eletro-hidráulica;
- manutenção do sistema de direção com motor na cremalheira;
- manutenção do sistema de direção com coluna elétrica.