Cabos de comando pesado: o que fazer?
De um dia para outro, um ou mais cabos de comando da motocicleta ficaram duros, pesados. O que antes era moleza de apertar com os dedos da mão, agora parece um quebra-nozes. Apesar de trabalhosa, a solução é simples: limpar e lubrificar.
Com o passar do tempo e uso, os cabos de acelerador, embreagem e freio dianteiro da moto, que são operados pelas mãos, acumulam poeira que, junto com o óleo lubrificante se transforma em uma graxa pegajosa. O resultado é mais atrito e necessidade de força para acionar os comandos.
O processo de limpeza e lubrificação dos cabos de comando começa em desconectar cada cabo das respectivas funções, tanto nos manetes quanto nas alavancas de embreagem, freio e corpo de borboleta do acelerador ou carburador, dependendo da motocicleta.
No acelerador, é preciso desmontar a carcaça para se ter acesso à roldana do acelerador, onde o cabo fica preso. Em motos carburadas, o cabo é preso à carcaça do carburador, por uma rosca. É importante remover o cabo, para evitar que a sujeira entre no carburador, o que pode ocasionar falha no motor.
Uma vez soltos, basta pingar algumas gotas de gasolina por dentro da capa que aloja os cabos, pela parte de cima, nas manoplas, até que a gasolina comece a sair pela outra ponta. Após colocar um pouco de gasolina, movimente o cabo para cima e para baixo e gire, para que a gasolina limpe todo interior da capa. Quando a gasolina começar a sair da mesma cor que entrou, o processo está finalizado.
O passo seguinte é lubrificar os cabos. Para tanto basta utilizar óleo lubrificante para máquinas, aquele do tubo verde (o famoso óleo Singer) ou similar. Apenas algumas gotas são suficiente.
Ao limpar e lubrificar o cabo do acelerador pode-se e deve-se aproveitar para limpar e lubrificar a manopla. É só removê-la, limpar com um pano e gasolina e passar um pouco de graxa.
Antes de iniciar o processo de limpeza faça uma inspeção visual na condição dos cabos e, caso perceba que está desfiando, opte pela substituição, pois nestes casos o risco de rompimento é grande e, mesmo limpando e lubrificando, pode ser que ele se rompa sem aviso prévio.
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Texto por: Alexandre Akashi