Barra axial: entenda qual é a função e importância para o carro
Você não precisa ser uma pessoa grande entendedora de mecânica automotiva para compreender o funcionamento dos carros — em específico, dos itens que são tão importantes para a segurança. Saber os cuidados, além de pontos que devam ser levados em consideração, podem trazer também uma melhor eficiência do veículo, e esses argumentos são muito relevantes no momento de vender autopeças. Hoje, vamos conhecer mais sobre a Barra axial.
Por vezes negligenciada nas revisões, a barra axial tem a função de permitir que as rodas girem para o lado que você indica ao movimentar o volante. Trata-se de um componente com atuação e importância específicas para o carro. Leia abaixo para entender mais sobre o assunto!
O que é e onde se localiza?
Sendo um dos componentes do sistema de direção do carro (onde está localizada), a barra axial é uma haste de aço forjado com uma articulação que permite o deslocamento das rodas em vários ângulos.
Essa articulação tem em seu interior uma lubrificação feita por graxa, além de tratamento específico que a torna extremamente resistente, garantindo uma maior durabilidade. Está localizada entre a caixa e o terminal da direção.
Afinal, qual é a função da barra axial?
Antes de tudo, precisamos explicar como funciona o sistema de direção do automóvel. Por meio de uma barra articulada, chamada coluna de direção, quando viramos o volante, o movimento chega à caixa de direção, passando para a barra axial, terminal de direção, manga do eixo e finalmente a roda, a fim de que essas rodas se movimentem. Porém, para que isso ocorra corretamente, é preciso que o movimento do volante seja convertido em um movimento horizontal, de um lado para o outro.
Resumidamente, esse é o papel da barra axial. Por se tratar de uma barra articulada, além de permitir que a roda se movimente horizontalmente, ela também faz com que aconteça o movimento vertical, tornando a direção mais segura e confiável mesmo quando se dirige em terrenos esburacados.
O que acontece e o que fazer quando a barra axial está com problemas?
A barra axial, assim como o terminal de direção, é um item durável do veículo. Sendo assim, não costuma dar muitos problemas, os mais comuns são folga por tempo de uso ou empeno devido a acidentes. Contudo, certos desgastes prematuros podem acontecer, principalmente por danos a sua coifa de proteção. Ruídos durante manobras, vibrações excessivas na direção ou até mesmo uma folga podem indicar problemas no axial.
Daí a sua extrema importância para a segurança do carro. Por esse motivo, montadoras indicam uma revisão na barra axial e dos demais componentes do sistema de direção a cada 10 mil quilômetros rodados, em média.
Porém, caso seja necessário realizar a troca da barra axial, o motorista vai precisar fazer o alinhamento da direção logo em seguida. Do contrário, ocorrerão desgastes em outras partes do carro, incluindo os próprios pneus.
Agora que você já conhece mais sobre a barra axial e sua importância, você já pode argumentar melhor com seus clientes nos seus processos de vendas. Afinal, quando o assunto é segurança veicular, todo cuidado é válido e benéfico para preservar o bem-estar de todas as pessoas no trânsito.
Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Instagram para ficar sabendo de todas as próximas novidades sobre vendas de autopeças!