Atuadores de embreagem: quais são os tipos e como funcionam?
Ao longo dos anos, os motores a combustão passaram por muitas modificações. Ainda hoje, atualizações são feitas para dar mais segurança e conforto aos condutores. Os atuadores de embreagem são alguns exemplos de itens que surgiram nessa esteira de mudança.
Presentes nos veículos há vários anos, eles desempenham um papel fundamental no engate das marchas. Mas como se trata de um sistema acionado constantemente em um carro, é comum que ocorram desgastes com o tempo. Naturalmente, a loja de peças e as oficinas são frequentemente procuradas para viabilizar a manutenção nesses itens.
Pensando na importância do assunto, vamos mostrar o que são os atuadores de embreagem, suas funções e os principais problemas que eles podem gerar com o passar do tempo. Continue com a gente e saiba mais!
O que são os atuadores de embreagem?
Ao trabalhar em uma loja de peças ou oficina mecânica, você já deve ter percebido que é cada vez mais raro encontrar pessoas procurando o estabelecimento para fazer a compra ou troca no cabo de embreagem ou mesmo regular a altura do pedal.
Isso ocorre porque a maioria dos veículos está saindo de fábrica com um sistema de acionamento hidráulico na embreagem. Os responsáveis por esse trabalho são; o cilindro e o atuador. Eles eliminam por completo a necessidade do cabo.
Desde os tempos mais antigos, o acionamento da embreagem acontecia por meio de uma peça chamada garfo de embreagem. Ele move para frente a para trás, movimentando o rolamento em direção ao platô, sendo puxado pelo cabo que está conectado ao pedal.
Assim, à medida que ocorria o desgaste do conjunto de disco e platô, o pedal perdia a ação com o deslocamento. Apesar disso, nessa época era possível fazer a regulagem do cabo, ajustando a altura do pedal.
Como os atuadores de embreagem funcionam?
Você já sabe que os atuadores de embreagem têm como função promover o acionamento do sistema para engatar as marchas, substituindo por complete o cabo de acionamento. Isso ocorre por meio da liberação do disco de embreagem, que é acionado a partir de outra peça chamada platô de embreagem.
Para quem dirige o carro, a vantagem desse sistema é a redução do esforço empregado no pedal de embreagem no dia a dia.
Nesse sentido, os atuadores de embreagem têm função primordial no conforto do veículo durante as trocas de marchas. Além disso, eles têm alta durabilidade e são sensíveis ao cuidado durante o manuseio e a instalação.
Ele é composto de quatro partes. Vamos ver com mais detalhes no próximo tópico?
O sistema hidráulico da embreagem utiliza líquido de freio para acionamento, esse líquido pode, ou não ser compartilhado com o reservatório do cilindro do freio. No caso de não ser compartilhado existe um reservatório exclusivo para o cilindro da embreagem.
Quais são os tipos de atuadores de embreagem?
Basicamente, os veículos têm 3 tipos de atuadores de embreagem. Veja quais são eles!
Cilindro Mestre
O Cilindro Mestre é um atuador que fica instalado atrás do pedal da embreagem. Assim, quando o motorista aciona o pedal, o Cilindro Mestre é acionado, pressurizando o fluido por meio da tubulação. Dessa forma, ele chega até os componentes do sistema de acionamento da embreagem.
Cilindro auxiliar
O cilindro auxiliar, também conhecido como cilindro escravo, é um item que fica na parte externa da caixa seca. Dessa forma, quando ele recebe o comando do Cilindro Mestre, faz a ativação da parte mecânica do sistema, acionado por meio do garfo e do rolamento a embreagem.
Atuador
Por fim, existe o atuador, Ele fica instalado dentro da caixa seca do câmbio, sobre o eixo piloto. Esse atuador trabalha em conjunto com o cilindro mestre, que faz a liberação da pressão do fluido hidráulico necessário para ativar o sistema de acionamento.
Logo, esse sistema não necessita de componentes mecânicos, tais como o garfo e o rolamento da embreagem, por esse motivo e por sua simplicidade essa é a opção mais utilizada pelas montadoras nos veículos atuais .
Quais são os problemas que podem ser encontrados nesse sistema?
Apesar de trazer mais conforto na condução, o sistema de transmissão com os atuadores de embreagem também pode apresentar defeitos à medida que o tempo passa.
O condutor pode perceber alguns sinais simples, mas quem atende essa pessoa na loja de autopeças precisa
entender esses sintomas para auxiliar no diagnóstico. Os sintomas mais comuns que algo não está indo bem com a
embreagem são:
· Pedal da embreagem duro;
· Dificuldade para engatar as marchas;
· Ruido ao acionar o pedal;
· Trepidação ao arrancar com o veículo;
· Pedal sem curso;
· Vazamento do líquido.
Qualquer tipo de alteração no sistema de transmissão deve ser avaliado com muita cautela. O proprietário de um veículo precisa ser orientado a tomar uma atitude assim que percebe alguma anormalidade. Caso contrário, o problema pode evoluir e prejudicar diversas peças.
Esse cuidado deve ser ainda mais redobrado nos carros que já possuem os atuadores de embreagem e são mais velhos ou muito rodados. Geralmente, esses são os que estão mais propensos a gerar problemas nesse sistema.
Por fim, nós podemos concluir que os atuadores de embreagem foram uma grande evolução para os sistemas de transmissão dos veículos. Dessa forma, o vendedor de uma loja de autopeças e o próprio mecânico precisam se atualizar quanto a esse tipo de mecânica, facilitando o auxílio ao motorista no momento de fazer o reparo.
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