4×4 elétrico. Conheça a tecnologia que existe hoje no Brasil
A eletrificação veicular tem permitido uma proliferação de automóveis com tração nas quatro rodas nunca vista antes. Apesar de ainda serem modelos com preços exorbitantes, acima de R$ 300.000, a tração integral representa acréscimo de segurança na condução, sob diversos tipos de pisos e condições climáticas. Confira o artigo sobre 4×4 elétrico!
Aqui no Brasil, os carros eletrificados com tração 4×4 não tem necessariamente a vocação off-road, mas isso deve mudar em breve. Mesmo sendo um Jeep, marca que se orgulha em dizer que tem o off-road no DNA, o Compass 4xe não se destaca como um fora de estrada. Mas, é plausível na segurança adicional que a tração nas quatro rodas oferece.
Híbrido, o Compass 4xe conta com motor a combustão interna tracionando as rodas dianteiras, um 1.3 turbo de 180cv de potência e 270Nm de torque máximo, acoplado a um motor gerador auxiliar responsável por gerar energia aos sistemas elétricos e a uma transmissão automática de seis marchas. O motor elétrico de tração está localizado nas rodas traseiras, com 60cv de potência e 250Nm de torque máximo.
No Compass, o motor elétrico é alimentado por um conjunto de baterias de 400V, com capacidade de 11,4kWh, que oferecem autonomia de até 44km, e podem ser recarregadas em tomadas de 7,4kW ou 220V, assim como pela regeneração da energia cinética do motor em desacelerações.
O Toyota RAV4 Hybrid é ainda menos vocacional ao off-road. Como o nome diz, trata-se de um carro híbrido, com motor a combustão interna e dois motores elétricos responsáveis por tracionar as rodas dianteiras e um motor elétrico na traseira. O motor a combustão é um 2.5 litros de 178cv de potência e 22,5kgfm de torque máximo, e os elétricos dianteiros têm 59,5cv de potência cada, e 10,3kgfm de torque.
O motor elétrico da traseira tem 54cv de potência e 12,3kgfm de torque. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 1,6KWh, que é recarregada pelo motor a combustão e nas desacelerações.
Já o Jaguar i-Pace EV, o Volvo C40 Recharge e o BYD Tan EV são veículos 100% elétricos que contam com dois motores, um na dianteira e outro na traseira. No Jaguar, cada motor tem 200cv de potência e 35,5kgfm de torque, e bateria de 90kWh, enquanto no Volvo, são 204cv de potência e 33,6kgfm de torque, com bateria de 78kWh. O BYD é mais potente ainda. Na dianteira, conta com motor de 245cv de potência e 33,6kgfm de torque e, na traseira, 272cv de potência e 35,7kgfm de torque e bateria de 86,4kWh.
Sob demanda
Independente da marca, modelo ou tecnologia, todos os veículos contam com tração integral sob demanda. Isso significa que a tração 4×4 só é aplicada caso seja necessária. Os sistemas de controle e gerenciamento eletrônico de tração monitoram constantemente a rotação das rodas e, caso uma delas gire mais rápido do que os limites pré-estabelecidos, o sistema aciona as demais para manter o veículo no curso correto.
Situações como piso molhado, ataque a curvas em velocidade excessiva, irregularidades de piso que elevam uma ou mais rodas, ou ainda acelerações bruscas fazem com que o sistema acionem a tração integral.
Nos modelos 100% elétricos, como os motores são mais potentes e as baterias que os movem têm maior capacidade de carga, a tração integral até pode livrar o carro de situações mais agressivas, como um piso lamacento ou uma subida íngreme no paralelepípedo molhado, mas pelas características dos veículos, jamais serão off-road raiz como a maioria dos veículos a combustão interna com tração 4×4 (picapes e SUVs).
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Texto por: Alexandre Akashi