Descubra o que é o tubo interno de moto e como funciona!
A maioria dos motociclistas tem um mecânico de confiança a quem recorrer quando um problema surge. Mas, mesmo assim, é importante conhecer um pouco mais sobre os sistemas e os componentes da sua moto, certo? Isso ajuda a prevenir diversas situações e reduzir os riscos.
Um dos itens que mais gera dúvida é o tubo interno de moto. Essa peça é muito importante para a segurança de quem pilota. Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações que os motociclistas devem saber sobre esse componente do amortecedor.
Siga a leitura para entender do que se trata, sua função e muito mais. Não perca!
O que é o tubo interno de moto?
Também conhecido como bengala, o tubo interno é uma peça que faz parte do sistema de amortecimento dianteiro de motocicletas, que tem como objetivo frear o movimento de oscilação da mola, mantendo o pneu em contato com o solo e permitindo assim estabilidade e dirigibilidade ao condutor. Tem um formato de cilindro e se conecta a outros componentes para formar o amortecedor.
Produzido em aço inoxidável, esse tubo é encaixado no interior de outro de diâmetro maior, chamado cilindro externo ou copo, cuja composição é de um material mais resistente. Dessa forma, o tubo interno faz um movimento de sobe e desce dentro do externo, amortecendo os impactos sofridos pela suspensão.
Para que serve o tubo interno de moto e qual é a sua importância?
A bengala serve para receber e aliviar a pressão da movimentação da suspensão em função das irregularidades do piso, reduzindo os impactos que são transferidos para o braço da moto e mantendo a roda dianteira no chão.
Não importa se estamos falando de motos antigas ou novas, a segurança e estabilidade desses veículos dependem do conjunto de amortecimento, do qual o tubo interno é uma das principais peças. Assim, a importância de manter esse componente em perfeito estado de funcionamento está em garantir a dirigibilidade.
Onde o tubo interno se encontra na moto?
Como visto, o tubo interno é o componente do amortecedor que fica acoplado dentro do copo, entre a roda e o guidão, na suspensão dianteira da moto. Ele se encaixa com as outras peças para realizar o amortecimento de impactos.
Em qual sistema o tubo interno de moto está?
Por suas funções e localização, o tubo interno do amortecedor dianteiro é parte do sistema de suspensão e amortecimento da moto. Assim como deve absorver impactos, ele é um dos itens que une a roda dianteira ao restante da motocicleta.
Quais são as peças agregadas ao tubo interno da moto?
Para funcionar da melhor forma possível no amortecimento dos impactos, o tubo interno da moto conta com óleo. Esse lubrificante também atua para proporcionar o amortecimento.
Portanto, o amortecedor dianteiro é composto por diversas peças. Algumas têm funções diretamente ligadas à suspensão, enquanto outras previnem problemas.
Os componentes que ficam agregados ao tubo interno da moto são:
Pistão do garfo
É montado na extremidade inferior do interior da bengala, onde ela se encaixa com o cilindro externo. Seus dois orifícios funcionam como válvulas de alívio para o óleo que fica dentro do tubo interno. Esse lubrificante se aquece durante o movimento das peças no processo amortecimento, precisando escapar.
Mola batente
Esta é a menor das duas molas que compõem o amortecedor. Ela fica enrolada no pistão do garfo. Sua função é auxiliar na movimentação do conjunto, em especial para a interação do pistão com o tubo interno de moto. Dessa forma, essa peça trabalha para o funcionamento da suspensão dianteira da motocicleta.
Copo ou cilindro externo
Popularmente conhecido como canela da bengala, é um dos componentes que atua no movimento de sobe e desce que o amortecedor faz para suportar os impactos, junto com o pistão do garfo e a mola batente. Dentro dele ficam encaixados o tubo interno de moto e a ponta do pistão.
Mola
A mola é o último item diretamente responsável pelo amortecimento. É colocada dentro do tubo interno, atuando com o óleo para amortecer os impactos do piso na suspensão e assegurar que o guidão permaneça com uma pilotagem suave.
Gaxeta
Essa não é uma peça exclusiva do sistema de suspensão e amortecimento, podendo ser usada em toda a moto, desde a estrutura até o motor. Trata-se de um anel, que é normalmente fabricado em borracha. Seu design parece ter lábios que fazem a vedação de sistemas de baixa e alta pressão, como o hidráulico e o pneumático.
Retentor de pó
Os amortecedores costumam ter problemas causados pela entrada de sujeira nas peças, desgastando-as e, até mesmo, furando componentes não metálicos. Desse modo, o retentor de pó protege os componentes das impurezas externas, prolongando sua vida útil. Além disso, ele atua para evitar vazamentos de óleo.
Vedador ou retentor de óleo
Assim como o retentor de pó, o vedador de óleo também fica nas extremidades dos tubos em que há líquidos lubrificantes, atuando para impedir a saída deles. Sua matéria-prima é a borracha.
Porca de fixação superior do conjunto
O acoplamento entre as demais peças é por meio de encaixe, para permitir a movimentação. Porém, na parte superior de todo o conjunto que forma o amortecedor, uma porca faz a fixação, garantido que todos os componentes fiquem juntos e presos ao guidão.
Parafuso e arruela de fixação inferior
Do mesmo modo que a porca finaliza e mantém unidos os componentes na parte superior, um parafuso e uma arruela fazem a fixação na parte inferior do amortecedor.
O tubo interno de moto é a peça central que compõe cada um dos dois amortecedores dianteiros. Ligando o guidão ao pneu, serve tanto para amortecer, como para garantir a dirigibilidade e estabilidade na pilotagem, ao suportar impactos. Mais do que isso, é um componente cuja finalidade é assegurar a segurança para o motociclista durante a rodagem.
Nesse sentido, qualquer tipo de desgaste, defeito ou sintoma que o tubo interno apresente implica em risco para o condutor. Por isso, é fundamental fazer uma revisão e manter os cuidados com a moto sempre em dia.
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