4 dicas de segurança para motociclistas
A moto sempre foi considerada um símbolo de liberdade e rebeldia pelos motociclistas, muito mais do que um simples recurso de locomoção. Contudo, esse conceito mudou nos últimos anos, e ela passou a ser vista como um dos principais meios de transporte, principalmente em cidades grandes, onde os congestionamentos são constantes.
Com o crescimento da frota, vieram também os acidentes e o aumento no número de mortes, afinal, o piloto fica completamente exposto. Mas é possível diminuir os riscos ao manter a moto com as manutenções em dia, ao usar peças de qualidade e ao seguir as dicas de segurança para motociclistas abaixo. Confira!
1. Motociclistas, conheça a sua moto
É fundamental conhecer bem a sua moto, porque cada modelo tem suas peculiaridades e a forma de pilotar pode ser diferente de um para outro. No momento em que for escolher uma moto, avalie se o modelo atende suas necessidades — lazer ou trabalho —, faça um teste drive e, acima de tudo, seja prudente no início até se acostumar com ela.
2. Invista em acessórios e roupas para motociclistas
Mesmo que seu objetivo seja o lazer, é imprescindível usar equipamentos próprios. Adotar roupas e capacete adequados é o recurso que melhor garante a segurança para motociclistas e caronas. Além do mais, é preciso usá-los da maneira correta, ou seja, capacete desafivelado ou com a viseira aberta não resolve.
O equipamento também deve ficar justo o suficiente para não sair da cabeça em caso de queda, mas não tão apertado que incomode o piloto. Proteja os pés com botas que cubram o tornozelo, use luvas forradas ou de couro e roupas com reforço em joelhos, ombros e cotovelos.
3. Execute a frenagem de forma correta
Apesar da maior força ser executada pelo freio dianteiro — cerca de 70% — é preciso acionar primeiramente o pedal do sistema traseiro, em condições normais. Assim, a roda dianteira não trava, fazendo com que você seja jogado para a frente. Esse processo é importante para diminuir o tempo e a distância de frenagem. Claro que há situações em que isso pode mudar, dependendo das condições da pista.
Uma boa solução, que ajuda a evitar uma freada brusca, é manter apenas dois dedos no manete do freio. Isso reduz a força de acionamento em um momento crítico. Em caso de chuva e pistas escorregadias, tenha ainda mais cautela e distribua a frenagem igualmente entre a roda traseira e dianteira.
4. Pilote com uma boa postura
Nossa última dica de segurança para motociclistas é a forma como você mantém sua postura sobre a moto. Procure concentrar a força nas pernas, deixando os joelhos próximos ao tanque e os pés sob a pedaleira. Assim, você garante maior estabilidade. Os braços devem ficar em uma posição relaxada, mas que permita ter acesso às manoplas no guidão.
Quando você segue estas dicas de segurança para motociclistas e conta com um bom seguro de moto, garante que suas viagens sejam mais tranquilas e prazerosas. Parece algo simples, mas pode fazer a diferença entre chegar bem ao seu destino ou ficar no caminho.
Gostou das dicas? Acredita que elas poderão ajudar outros motociclistas? Sinta-se à vontade para compartilhar este post nas suas redes sociais!