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Mecânico  -  Manutenção

Transmissão automática: dicas para manutenção preventiva

Publicado por Nakata Automotiva em junho 14, 2024 | Atualizado em abril 12, 2024
Transmissão automática
6 minutos para ler

A transmissão automática caiu na graça dos brasileiros. Alguns dos modelos que já saem com esse câmbio de fábrica têm batido recordes de venda no país, como o VW Polo, o GM Onix e o Hyundai HB20. Por isso, esse sistema tem despertado a curiosidade de todo mundo.

Neste post, apresentaremos as principais características da transmissão automática e mostraremos se é possível modificar um câmbio manual para um automático. Também falaremos um pouco das necessidades de manutenção e cuidados básicos por parte dos proprietários. Boa leitura!

Características da transmissão automática

Em primeiro lugar, vamos relembrar o papel principal de um sistema de transmissão: fazer com que a força do motor seja levada até as rodas do carro. É com essa pressão (torque) que as rodas finalmente giram e o veículo se movimenta.

Quando o carro tem transmissão automática, o condutor não precisará realizar a troca de marchas de maneira manual. Nesse modelo, o próprio veículo “nota” que é preciso realizar a troca de marcha — e faz essa mudança por conta própria. Aí, o carro com câmbio automático não precisa ter uma embreagem.

A transmissão automática só é possível pela utilização das chamadas engrenagens planetárias. Esses componentes se encaixam ao redor de outras engrenagens, como se estivessem em órbita em volta delas.

A transmissão automatizada

Para evitar confusões entre os conceitos, vale lembrar que também existe uma transmissão conhecida como automatizada, uma mistura entre o modelo automático e o manual. Nesse modelo, o sistema é muito semelhante à transmissão automática em termos de condução.

Contudo, o câmbio manual está presente pela própria caixa de câmbio. A diferença em relação aos modelos puramente manuais é que no sistema automatizado há alguns atuadores hidráulicos que proporcionam o acesso à embreagem.

Os atuadores hidráulicos funcionam por meio de comandos eletrônicos, o que exige uma boa dose eletrônica embarcada para que o sistema opere. O câmbio automatizado é popular em veículos de grande porte, como caminhões pesados de carga.

Remoção e instalação de transmissão automática

Uma questão que gera muita discussão entre mecânicos e amantes de carros é a seguinte: é possível instalar o câmbio automático em veículos com transmissão manual? A resposta é: geralmente sim, mas há alguns fatores que devem ser levados em conta.

Muitas vezes, os proprietários veículos se interessam pela troca do componente quando descobrem quem um modelo similar ao carro que possuem já vem equipado, de fábrica, com o câmbio automático. Aí, bate aquela vontade de também utilizar esse sistema.

É possível realizar a alteração de uma transmissão manual para a automática. Contudo, esse processo não é barato e requer um nível de conhecimento técnico elevadíssimo.

Manutenção de motos

A quantidade de componentes que precisam ser substituídos vai levar o custo da operação a um nível que o torna inviável. Se o desejo é um carro automático é melhor vender o modelo com cambio mecânico e comprar outro modelo qua já saiu de fábrica com o equipamento.

Técnicas avançadas de reparo de transmissão automática

De modo geral, a manutenção em carros com transmissão automática é rara. Isso não significa, claro, que alguns problemas mais avançados não possam surgir.

Os mecânicos precisam ter atenção a relatos de vazamentos por parte dos clientes. Eles são ocasionados principalmente por uma lubrificação deficiente. Utilizar um câmbio que não esteja adequadamente lubrificado gera sérios problemas, como o desgaste de engrenagens. Ele afeta borrachas de vedação e retentores.

Outro problema que pode ser relatado é a sensação de que o veículo está “patinando”, como se estivesse deslizando por um terreno cheio de lama — mesmo que a via esteja em condições normais. Nesse caso, o câmbio não transmite o torque necessário para as rodas.

Por fim, outro detalhe que deve estar no radar do mecânico é a presença de ruídos. Esses barulhos sinalizam que uma peça está encostando em outra, mas sem a lubrificação necessária para que isso ocorra. Em casos mais graves, um componente interno se rompeu e está solto, se chocando com outros. Por isso, vale a pena checar essa possibilidade.

Cuidados para orientar o cliente

Por todas as vantagens citadas até aqui, é natural que os clientes estejam cada vez mais interessados em utilizar veículos com transmissão automática. Os próprios dados do mercado brasileiro apontam isso: mais de 60% dos veículos comercializados no país são equipados com o câmbio automático.

Um detalhe é que esse dado também se estende aos seminovos, não apenas aos veículos novos. Contudo, mesmo com toda essa preferência, é importante conscientizar os clientes em relação ao fato de que um carro com câmbio automático não está totalmente imune a problemas.

Alguns hábitos que causam desgaste e que todo condutor deve evitar são os seguintes:

  • engatar a ré com o carro já em movimento:
  • utilizar a posição Park (P) com o carro já em movimento;
  • posicionar o câmbio na posição neutra (N) com o carro ainda em movimento;
  • deixar a mão no câmbio por um longo período.

Já em relação ao trabalho dos mecânicos, é preciso tomar muito cuidado e não deixar passar algumas práticas cruciais da manutenção.

Além de conscientizar os clientes sobre ações prejudiciais, realize a manutenção preventiva da transmissão automática seguindo estritamente as recomendações do manual do proprietário. Lembre-se de que um dos problemas causados nesse tipo de câmbio é ocasionado pela má lubrificação, por exemplo.

Por isso, tenha muita atenção às partes do manual que descrevam as práticas necessárias para a troca de óleo e filtro. Como você viu no artigo, a transmissão automática já é um sucesso no Brasil e a tendência é de que ela continue presente nos veículos do futuro.

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Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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