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Vendedor

5 técnicas de venda por telefone para comercializar autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em março 24, 2021 | Atualizado em julho 9, 2021
5 técnicas de venda por telefone para comercializar autopeças
4 minutos para ler

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as vendas por telefone ainda são extremamente eficientes. Contudo, para obter sucesso nessa estratégia, é fundamental conhecer algumas técnicas de vendas por telefone.

Hoje em dia, uma loja de autopeças que deseja atrair e fidelizar seus clientes deve marcar presença em plataformas de atendimento virtual, como as redes sociais e de trocas de mensagens, mas é preciso se lembrar que também existe um grande público que ainda prefere o atendimento telefônico.

Pensando nisso, preparamos este post com as 5 melhores técnicas de venda por telefone para que você possa atender os seus clientes da melhor maneira possível e aumentar a sua performance em vendas de autopeças. Continue a leitura e confira!

1. Realize um atendimento humanizado

Muitas vezes, a compra de uma peça para o carro ocorre porque o veículo apresentou problemas inesperados e, portanto, não era um gasto previsto no orçamento do cliente. Neste momento, oferecer um atendimento humanizado é uma das técnicas de vendas por telefone mais relevantes.

Para tanto, é preciso mostrar sensibilidade com a situação em que o consumidor se encontra. É claro que o vendedor precisa considerar as particularidades de cada caso, mas é importante perceber as necessidades do cliente e sanar as dúvidas para oferecer um atendimento humanizado em todas as ocasiões.

2. Tenha informações sobre o perfil do comprador

Cada comprador tem um perfil específico, ou seja, cada um deles tem um motivo particular para a compra de uma autopeça. Assim, entender o perfil da pessoa que você está atendendo é relevante para que seja possível fornecer de maneira acertada o que ela procura.

O vendedor que deseja aprimorar suas vendas não deve oferecer o mesmo atendimento para indivíduos de diferentes perfis, justamente porque cada um deles tem objetivos, necessidades e expectativas diferentes com a compra.

3. Faça um atendimento consultivo sobre as autopeças

Especialmente no ramo de autopeças, existem muitos clientes com dúvidas sobre o item que desejam comprar. Por isso, é fundamental que o vendedor ofereça um atendimento consultivo, apresentando as particularidades e os diferenciais do produto, especialmente nas vendas por telefone em que o comprador não está vendo o item pessoalmente.

4. Venda soluções, e não produtos para carros

A tendência ao estar em uma ligação é que o vendedor de autopeças procure falar sobre as características do seu produto. Contudo, essa técnica muitas vezes não é eficiente, pois o ideal é apresentar soluções ao comprador.

Em geral, as pessoas procuram por uma peça de automóvel porque elas estão com um problema que deve ser sanado. Assim, o ideal é que o vendedor solucione a questão, em vez de apresentar características ou termos técnicos sobre o produto.

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-02 (1)

5. Mapeie as possíveis objeções e saiba como contorná-las

As objeções são as barreiras impostas pelos clientes para que a venda não se concretize, ou seja, são os contra-argumentos usados para negar ou adiar a aquisição de um item.

Ocorre que, de maneira geral, os clientes costumam utilizar objeções semelhantes. Por isso, um vendedor que sabe contorná-las é capaz de aumentar as suas vendas. Para atingir esse objetivo, é preciso mapear as barreiras mais usadas e criar maneiras de driblá-las.

Como exemplo, podemos citar um cliente que diz que não tem dinheiro para comprar determinada peça automotiva. Nesse caso, o ideal é que o vendedor procure tirar o foco da questão financeira e apresente os benefícios da compra, demonstrando que se preocupa com os problemas e com a dor do consumidor.

Agora que você já conhece 5 técnicas de vendas por telefone, coloque-as em prática o quanto antes para melhorar os seus resultados! Se você deseja aprimorar ainda mais a sua performance, não se esqueça de que estar atualizado é fundamental — para tanto, é possível assistir canais do YouTube sobre vendas e ouvir podcast de vendas, por exemplo.

Para conhecer mais dicas sobre vendas e descobrir como se tornar um consultor, assista ao nosso vídeo no YouTube sobre o tema!

Objeções em vendas: saiba como lidar e veja como contorná-las
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Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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