Quais são os sintomas de bieleta ruim e como identificá-los?
Bieleta, barra estabilizadora e buchas: o que todas essas peças têm em comum? Todas elas fazem parte de um dos sistemas mais importantes em um automóvel, a suspensão. Problemas em qualquer uma delas comprometem a estabilidade e a boa condução do carro. Alguns indícios são claros sintomas de bieleta ruim, como ruídos excessivos e desequilíbrio do veículo. Para você entender a importância dessa peça, os indícios de problema e a importância de orientar os clientes na hora de substituí-la, preparamos este artigo. Boa leitura!
O que é a bieleta e onde fica no carro?
A bieleta ou tirante é um componente do sistema de suspensão do carro. Ela tem um formato de haste, pode estar ligada à barra por pino esférico ou borrachas. Durante as curvas, ela é a peça que auxilia no controle de inclinação da carroceria, o que garante uma boa dirigibilidade e controle do veículo.
Uma confusão que ocorre é entre a bieleta e a biela. As duas não são a mesma peça: isso porque as bielas são hastes localizadas no motor e não na suspensão.
Qual é a principal função da peça?
A principal função da bieleta é conectar a barra estabilizadora ao sistema de suspensão do automóvel. Em conjunto com a barra ela assegura uma condução estável. Durante as imperfeições no trajeto, ela evita a inclinação excessiva carroceria e ajuda manter o pneu em contato com o solo.
Quais são os sinais de problemas na bieleta?
Agora, vamos conhecer alguns dos principais indícios de problemas nesse componente.
Ruídos
Os ruídos são indícios de problema no componente, principalmente se o barulho estiver bem alto em relação ao que o cliente observava antes. Nesse caso, a bieleta pode estar com o pino esférico desconectado ou sem as borrachas de ligação com a barra, isso vai provocar, além do ruido um desequilíbrio na suspensão.
Quando ocorre a soltura do pino da bieleta, seja por desgaste ou impacto a haste solta pode acabar estourando algum pneu. Geralmente isso ocorre por deterioração da coifa de proteção do pino.
O problema mais comum nas bieletas é o desgaste por tempo de uso. Embora pareça fácil identificar um componente do sistema de suspensão com problema o ideal é que você recomende a seu cliente que ele procure um profissional de confiança para fazer o diagnóstico.
Falta de estabilidade
Como a bieleta fica justamente presa à barra estabilizadora, problemas na peça prejudicam o motorista, pois deixa a condução instável. Quando o veículo apresenta esse sintoma, é bem provável que o componente esteja deformado, o que exige a substituição.
Como auxiliar o cliente na troca da peça?
É preciso conscientizar o cliente sobre a importância da peça, já que ela é um componente essencial do sistema de suspensão. Todo esse conjunto é responsável por manter a estabilidade do carro, ao absorver o impacto de terrenos irregulares.
Como a bieleta é parte de um sistema completo, vendedores também podem orientar os clientes para que verifiquem as condições das buchas e dos demais pontos de ancoragem na barra estabilizadora, assim como componentes periféricos.
Além disso, cada modelo de bieleta tem as suas próprias recomendações de troca, relacionadas à quilometragem. Por isso, é muito importante que ele priorize peças de qualidade.
Agora que você sabe tudo sobre a bieleta, não vai errar na recomendação.
Como vimos no artigo, os sintomas de bieleta ruim podem indicar problemas sérios. A falta de inspeção preventiva e de substituição periódica do componente prejudicam a boa condução, o que pode ocasionar desgastes no sistema de suspensão, estouro de pneu ou até mesmo acidentes.
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