Saiba mais sobre a manutenção de motor três cilindros
Em busca de oferecer mais potência e economia para os condutores, cada vez mais montadoras estão apostando no desenvolvimento de carros com motor três cilindros. No entanto, esse novo cenário impacta diretamente no dia a dia dos mecânicos, uma vez que esse componente possui particularidades que podem tornar a sua manutenção mais complexa.
As principais queixas entre os profissionais que recebem veículos com essa versão de motor em sua oficina incluem desde o seu tamanho reduzido até a dificuldade para encontrar peças disponíveis no mercado. Quer facilitar o seu trabalho na hora de consertá-los? Neste post, vamos abordar os pontos aos quais você deve se atentar para a manutenção de motor três cilindros. Confira!
Quais são as propriedades do motor três cilindros?
Os motores de automóveis convencionais contam com quatro, seis ou oito cilindros, o que aumenta o consumo de combustível. Nesse sentido, as principais fabricantes de carro ao redor do mundo começaram a investir em motores com um cilindro a menos, que se destaca por economizar combustível, sendo mais sustentável.
Também chamado de tricilíndrico, o motor três cilindros pode aumentar a potência e desempenho do veículo. Isso ocorre porque o componente foi projetado para ser mais compacto e leve.
Quais sãos os diferenciais do motor tricilíndrico?
A uso do motor três cilindros agrega uma série de diferenciais, vantajosos e desvantajosos, para o automóvel em si para a experiência do motorista. Veja, a seguir, como essa modalidade de motor se diferencia das outras disponíveis no mercado automotivo.
Economiza combustível
Conforme já mencionamos, o motor tricilíndrico traz ganho de eficiência, sem causar a perda de potência e o consumo exagerado de combustível. Portanto, ele reduz os impactos ao meio ambiente, além de ajudar o condutor a poupar dinheiro.
Esse resultado é alcançado por meio das mudanças no formato do cilindro e na cabeça dos pistões, condição que diminui as perdas por meio do sistema de escape. Ademais, também são utilizadas válvulas variáveis, que otimizam o modo como os gases entram e são liberados dos cilindros.
Facilita o trabalho do mecânico por ser mais leve
O tamanho menor e o uso reduzido de materiais na fabricação do motor de três cilindros permitem que ele seja mais leve quando comparado com o modelo de quatro cilindros, tendo uma diferença de até 30 quilos a menos. Tal característica beneficia o trabalho do mecânico, já que facilita a suspensão dianteira do carro para manutenção.
Reduz o atrito
A ausência de um cilindro e de um pistão contribui para a economia de energia, pois há menos atrito entre as peças. Dessa forma, o motor registra menos calor, evitando o desperdício de energia, além de preservar a vida útil de seus componentes.
Amplia o ruído
É bastante perceptível que os motores equipados com três cilindros emitem um ruído mais alto do que o produzido por um automóvel com componente tradicional. Apesar de esse aspecto não prejudicar a condução, pode provocar certo incômodo para o motorista.
Por que gera vibração excessiva?
É comum que os carros com motor tricilíndrico produzam uma vibração excessiva quando o motor é acionado. Ela pode ser sentida em toda a área dianteira do veículo. O número ímpar de cilindros causa um desajuste entre a produção de força e distribuição de peso, o que acarreta um desequilíbrio no propulsor e provoca a vibração exagerada.
Outro ponto a ser destacado é que nessa versão de motor e os pistões instalados no motor não contam com o suporte de um par fixado na mesma posição. Para solucionar essa questão, as fabricantes utilizam contrapesos e coxins específicos, capazes de promover o equilíbrio entre os pistões, mas o problema ainda não foi totalmente eliminado
Quais são os fatores de complexidade na manutenção de motor três cilindros?
Enquanto alguns mecânicos veem o motor de três cilindros com bons olhos, outros criticam essa novidade, o que está relacionado às dificuldades enfrentadas na hora de consertá-lo. Acompanhe, abaixo, quais são as complexidades na manutenção dessa categoria de propulsor.
Acessibilidade reduzida
Se por um lado o motor compacto facilita a sua instalação em automóveis menores. Por outro, o seu tamanho pode atrapalhar o mecânico, já que a acessibilidade dele é reduzida. Isso significa que o profissional terá que fazer um trabalho mais minucioso e demorado durante a manutenção.
Indisponibilidade de peças
Embora o motor tricilíndrico esteja se tornando mais conhecido e utilizado nos últimos anos, ainda tem uma demanda pequena no mercado. Em consequência disso, é normal que o mecânico tenha dificuldade para encontrar peças disponíveis para substituição, o que acaba encarecendo significativamente o seu trabalho.
Dificuldade para identificar problemas
Dependendo do sistema empregado no carro com motor três cilindros, você poderá ser difícil identificar eventuais problemas. Ao atender um veículo com injeção direta de combustível e controle eletrônico, por exemplo, é necessário utilizar ferramentas específicas para detectar anormalidades.
Em resumo
Com o crescimento do interesse da sociedade por meios de transporte que sejam mais sustentáveis e econômicos, e a eficiência trazida pelo motor três cilindros, a tendência é que cada vez mais carros recebam essa tecnologia. Afinal, ela polui menos o meio ambiente, potencializa o desempenho na pista e ainda ajuda a condutor economizar dinheiro com combustível.
Sendo assim, é importante que você se prepare para lidar com as complexidades desse propulsor nas manutenções solicitadas em sua oficina. Isso inclui adquirir conhecimentos específicos sobre o assunto, o que pode ser feito por meio de cursos e treinamentos, bem como investir em ferramentas que facilitem a detecção de problemas e otimizem o seu trabalho.
Quer ficar por dentro das novidades sobre mecânica automotiva? Siga o canal da Nakata no YouTube e se mantenha atualizado!