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Dono do carro  -  Revisão

Revisão do Ar-condicionado no inverno? Sim, por que não?

Publicado por Nakata Automotiva em julho 14, 2022 | Atualizado em julho 14, 2022
Revisão do Ar-condicionado
5 minutos para ler

Especialistas recomendam a revisão do ar-condicionado ao menos uma vez por ano. Conheça as vantagens de fazer isso na estação mais fria

Ao menos uma vez por ano, o sistema de ar-condicionado do veículo deve ser checado e revisado. E qual é a melhor estação do ano para se fazer isso? Há quem prefira no verão, com uma certa razão. No entanto, nesta época do ano a grande maioria das oficinas especializadas estão lotadas de serviço. Por que então não fazer no inverno?

É uma questão de programação e preferência. Mas é fato que quando a temperatura cai, a fila de espera nas oficinas especializadas em manutenção de ar-condicionado veicular também diminui. Mas, além disso, manter o sistema sempre em dia é uma segurança de que ele sempre irá funcionar, independente da temperatura.

O uso do ar-condicionado não está apenas relacionado ao bem estar térmico. Claro que este é o principal motivo, mas nas grandes metrópoles rodar por ai com os vidros abertos no trânsito caótico pode ser um convite a mais para assaltantes. Então, por questão de segurança, o uso do equipamento se faz intenso até mesmo quando não está aquele calor de rachar.

Outro motivo é o imenso barulho e ruído externo ao trafegar pela cidade, ou o incômodo do vento em viagens rodoviárias. Os sistemas mais modernos de ar-condicionado permitem controlar a temperatura interna em diferentes zonas, uma temperatura para o motorista, outra para o passageiro e mais uma para quem vai no banco traseiro. Isso é bem legal, mas para que tudo funcione de acordo, o sistema tem de estar com a manutenção em dia.

Funcionamento

O sistema de ar-condicionado automotivo é composto basicamente por quatro componentes básicos, que retira calor de um ambiente e transporta para outro. O primeiro é o compressor, que transforma o movimento rotativo do motor em pressão e temperatura no fluido refrigerante. O fluido sai do compressor na forma de vapor quente e entra no condensador, uma das peças mais importantes do sistema.

No condensador ocorre a transformação do vapor em líquido. O fluido refrigerante sai vaporizado e quente do compressor e entra no condensador onde se transforma em liquido morno e ruma para filtro secador, que é um acessório. Do filtro, parte para a válvula de expansão, onde o fluido refrigerante chega no estado líquido e morno, passa por um orifício onde perde pressão e temperatura, ficando apto a ir para o evaporador.

O fluido sai da válvula de expansão no estado liquido com temperatura muito baixa, por volta de 0°C, entra no evaporador onde recebe ar morno/quente de dentro do carro ou da rua. No evaporador, o fluido refrigerante absorve o calor e se transforma em vapor frio, que retorna para o compressor. O líquido frio que entra no evaporador é enviado para dentro do carro, com ajuda de um ventilador.

Manutenção

Tanto no verão quanto no inverno, o procedimento de manutenção do ar-condicionado é o mesmo. A primeira inspeção deve verificar se há vazamentos de fluido refrigerante, pois sem ele o sistema não funciona.

Deve-se também verificar se há acionamento do compressor e outras fontes que possam atrapalhar o funcionamento do sistema. Uma limpeza mal feita do sistema provoca uma contaminação do compressor, pois não remove por completo os resíduos de óleo, criando uma camada de sujeira. Outro dano passível de acontecer é a quebra das placas, geralmente causada pela sucção e pela linha baixa de pressão.

A manutenção eficiente do sistema requer os equipamentos adequados, como a máquina recicladora, manômetro, bomba de vácuo, multímetro, termômetro e o cilindro de nitrogênio. Alguns dos problemas comuns são de fácil identificação. À medida que a quilometragem do veículo aumenta, é comum o desgaste das peças, no entanto, a manutenção preventiva adequada pode prolongar a vida do compressor.

Recomenda-se sempre utilizar serviços de uma oficina especializada, com conhecimento técnico adequado e as ferramentas e equipamentos para a manutenção, recuperação, recarga, vácuo e limpeza do sistema.

O mecânico deve checar todos os componentes, como condensador, filtro secador ou acumulador, e válvula de expansão, além das mangueiras e anéis de vedação.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a importância da revisão do Ar-condicionado, não vai deixar para depois né? Quer ficar por dentro de mais conteúdos do setor automotivo? Então, confira nosso canal no YouTube e tire todas as suas dúvidas! Além disso, você também pode nos seguir no instagram!

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Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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