Revisão de carros: 5 itens que você não pode deixar passar
A revisão de carros novos e usados é uma etapa importante para quem está pensando em trocar de veículo ou fazer a primeira aquisição. Em resumo, é fundamental garantir que todas as peças estão em condições de uso para ter segurança.
Quando prestamos atenção nos principais pontos da revisão de carros usados temos a chance de obter o melhor retorno possível. Afinal, evitamos gastos desnecessários e problemas com o desgaste de peças.
Nos próximos tópicos, separamos alguns pontos importantes aos quais você deve prestar atenção na hora de revisar o veículo, tanto para modelos usados como para os novos. Acompanhe!
Revisão de carros usados
Em primeiro lugar, mostraremos o checklist para os carros usados. Assim, você poderá acompanhar melhor a rotina de manutenções e fazer sugestões bem embasadas para o mecânico. Confira!
- Motor
Quando o assunto é a revisão de carros usados, o motor deve ocupar um dos primeiros lugares da lista de checagem. É importante avaliar todo o conjunto para identificar possíveis problemas técnicos, como falhas, desgaste dos componentes, vazamentos e consumo excessivo de lubrificante etc.
Isso porque panes no motor podem causar acidentes, colocando em risco a vida do condutor, dos passageiros e de outras pessoas nas vias. Além disso se precisar de reparo a conta pode ficar salgada. É também importante nesse momento fazer a troca do óleo e do filtro
- Sistema de freio
O sistema de freio também é um item que não pode ser negligenciado na hora da revisão do veículo usado. Aqui, vale ter atenção a vazamentos, material de atrito, disco, pastilha, tambor e sapata e ao estado do fluido.
Também é essencial solicitar a verificação das pastilhas e discos de freio. Uma boa ideia é priorizar oficinas que trabalham com scanners automotivos, ferramentas capazes de checar o estado geral do conjunto mecânico e mapear outros problemas.
- Sistema de transmissão
A principal função do sistema de transmissão é garantir que a força produzida pelo motor chegue às rodas do veículo. Trata-se de algo muito importante durante a revisão de carros usados, especialmente porque é composto por um complexo conjunto que envolve eixos, engrenagens e polias.
Para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente, solicite a troca do óleo da transmissão conforme as indicações do manual do proprietário.
As juntas homocinéticas são elementos essenciais do sistema de transmissão, então solicite ao mecânico para verificar se há folga, ruido e o estado das coifas de proteção.
O sistema de transmissão influencia diretamente no comportamento do veículo na pista, visto que, por meio dele, a marcha contribui para o desempenho do carro. Aliás, a embreagem é outro ponto importante no momento da revisão, então solicite esse cuidado ao seu mecânico.
- Correia dentada e de acessório
A correia dentada tem como função básica sincronizar alguns dos componentes mais importantes do motor. Por essa descrição, já é possível imaginar o tipo de estrago e problemas gerais no veículo que defeitos nessa peça poderiam causar.
Não espere indícios que indicam a necessidade de substituição, faça a troca de acordo com o manual do veículo.
A correia de acessório também é uma peça que deve ser checada e substituída de acordo com a recomendação do manual do automóvel.
- Sistema de suspensão
O sistema de suspensão é um dos mais importantes do automóvel e precisa passar por inspeções a cada 10 mil km. Por isso, o mecânico deve analisar estado dos amortecedores, molas, bandeja, buchas, pivô, entre outros itens.
Assim, todas as partes envolvidas terão a certeza de que o veículo não sofrerá com paralisações inesperadas e um alto custo de reparo. O alinhamento e balanceamento das rodas também devem ser checados no mesmo intervalo de tempo.
Primeira revisão de carros novos
Quando se adquire um carro novo, bate aquela dúvida sobre quando será necessário realizar a primeira revisão. De modo geral, ela deve ser realizada a cada 10.000 km rodados ou depois de um ano de uso do carro — o que vier antes.
Contudo, é muito importante conferir as instruções do manual do proprietário e conversar com representantes da marca, já que algumas delas recomendam a primeira manutenção depois dos 5 mil km rodados.
Também há casos especiais, como o do Jeep Renegade. Esse carro tem intervalos maiores em relação à necessidade de revisão, a cada 12 mil km na versão flex e depois de 20 mil km em modelos turbodiesel.
No manual do proprietário, você provavelmente encontrará as recomendações para visitar as concessionárias ou oficina mecânica de confiança. Modelos mais modernos contam com manuais digitais que sinalizam, no computador de bordo ou no sistema multimídia, que o prazo para a revisão está bem próximo.
Na primeira revisão, é importante substituir o lubrificante e/ou filtro de óleo. Dependendo do modelo e da quilometragem, é importante checar outros fluidos.
Como você viu neste artigo, existem vários pontos que não podem ficar de fora durante uma revisão de carros usados. Além dos citados, você pode incluir em seu checklist outros itens, como o sistema de arrefecimento, filtros de ar, combustível e ar-condicionado, sistema de iluminação e itens periféricos, como travas elétricas e vidros.
Alguns itens você não pode deixar passar, como a suspensão, a verificação dos lubrificantes, o sistema de freio e a transmissão, mas é possível adequar as ações de revisão ao seu orçamento e necessidades. Contudo, é muito importante conversar com mecânicos de confiança para não deixar passar pontos essenciais.
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