Reparo de motor elétrico: quais são as especificidades e como fazer?
Nos últimos anos, aumentou bastante o número de carros elétricos disponíveis no mercado. É uma forma de diminuir o consumo de combustíveis fósseis e reduzir a emissão de gazes poluentes nos grandes centros urbanos. E com mais veículos desse tipo nas ruas, também cresce a demanda por reparo de motor elétrico.
Boa parte dos sistemas dos veículos ainda é o mesmo, então seu conhecimento mecânico só precisa de um pouco mais de novidades. Isso porque há muitos detalhes e especificidades nesses novos veículos que você deve levar em conta, tanto para a manutenção do carro quanto na hora de orientar seus clientes.
Acompanhe e veja o que você precisa saber na hora de fazer o reparo de motor elétrico.
Quais são as especificidades do motor elétrico?
O primeiro passo para fazer uma boa manutenção nesses novos veículos é entender algumas das diferenças básicas. Em primeiro lugar, não é um motor a combustão, então você não terá que se preocupar com defeitos de velas de ignição, por exemplo. Da mesma forma, o carro não tem um sistema de escapamento tradicional.
Isso não significa que ele não produz grande quantidade de calor. Muitos outros componentes, como as correias e os fluidos de refrigeração, ainda devem receber atenção, pois sua função no funcionamento do motor é a mesma.
Quando o motor elétrico precisa de reparo?
Como muitas das funções do motor elétrico são similares às do motor a combustão, ele pode apresentar sinais parecidos quando há algum defeito. Barulhos, excesso de calor, trepidação, perda de potência: tudo isso é indicativo de algum defeito interno.
O tempo de vida útil de um motor elétrico é em torno de 10 anos. O ideal é que o motorista procure profissional habilitado para fazer a manutenção e as verificações regulares de acordo com as instruções do manual do proprietário.
Como fazer reparo de motor elétrico?
Existem muitos cursos que ensinam como fazer um reparo de motor elétrico bem aprofundado. Porém, como ponto de partida, a recomendação é que somente pessoas altamente capacitadas e com a posse de ferramentas especiais façam esse tipo de manutenção, porem, você pode começar observando os seguintes pontos.
Carga da bateria
Para um veículo movido pela eletricidade, a bateria é um componente ainda mais importante. Em qualquer manutenção, é preciso usar equipamento especiais e muito conhecimento para fazer uma análise detalhada do estado da bateria, se ela está estável ou se precisa ser substituída. Sem ela, o motor fica inutilizado.
Arrefecimento de baterias e inversores
Embora o carro elétrico não utilize um motor a combustão ele não está livre de um sitema de arrfecimento, nesse caso a função do sistema é controlar a temperatura do motor, banco de baterias e dos inversores É sempre bom verificar o sistema utilizando como informação o manual do veículo.
Análise aprofundada
Sabemos que a frota de veículos elétricos no Brasil é bem recente e por isso dificilmente haverá demanda para reparos de motor elétrico, mas como já mencionamos, a manutenção desse tipo de veículo requer capacitação, equipamentos e local adequado, sem isso não se deve tentar fazer qualquer tipo de manutenção.
Agora você entende um pouco mais sobre como funciona e os requisites para se tornar um especialista em veículos eletricos lembre-se que o mais importante para o seu crescimento profissional é continuar se especializando, certo? Busque cursos que aprofundem o tema e você poderá prestar um serviço ainda melhor.
E se quiser continuar acompanhando nossas dicas, inscreva-se no canal Nakata no YouTube agora mesmo!