Você sabe quando fazer a revisão do veículo? Entenda!
De acordo com levantamentos feitos pela Polícia Rodoviária Federal, entre 2017 e 2019 mais de 12 mil acidentes de trânsito no Brasil estavam relacionados a problemas mecânicos. Embora a corporação não registre as razões específicas, ainda assim esses números permitem afirmar que saber quando fazer a revisão do veículo evitaria boa parte deles, incluindo os fatais.
Em uma revisão automotiva, vários componentes e sistemas de seu carro são verificados, como o motor, o sistema elétrico, o sistema de suspensão e direção e os freios. Trata-se de um dos procedimentos mais importantes para quem se preocupa com a própria segurança e a de terceiros.
Nos próximos tópicos você poderá entender melhor sobre quando fazer a revisão do veículo e quais os riscos você pode correr se deixar de fazê-la. Vamos lá?
Qual a importância da revisão do carro?
A principal finalidade de uma revisão é identificar e corrigir falhas nos sistemas de seu carro. As maiores vantagens desse procedimento é que ele garante que você não terá surpresas desagradáveis, gastos imprevistos e paradas indesejadas.
Além de evitar defeitos e até acidentes, você ainda economiza um bom dinheiro, pois quando a revisão identifica um problema, a manutenção pode ser feita imediatamente, o que previne o agravamento da situação e gastos maiores. Afinal, quanto mais tempo uma peça danificada leva para ser substituída, maior é a possibilidade de ela causar danos mais graves, o que resulta em prejuízos financeiros.
Quais problemas a revisão veicular pode evitar?
Além de correr o risco do carro quebrar no meio do trajeto, deixar de lado a manutenção do carro pode trazer uma série de outros prejuízos. Um dos mais graves é o risco à integridade do motorista, dos passageiros e de terceiros nas vias públicas.
Há também mais coisas que você pode perder: se você não faz a revisão do veículo, terá problemas com a desvalorização, já que nenhum comprador quer adquirir um automóvel que não sabe se é seguro ou que tipos de problemas já teve. Além disso, lembre-se que deixar de revisar o veículo dá perda de garantia, o que faz o valor do carro cair ainda mais!
Quais itens devem ser verificados na revisão automotiva?
Quando se trata de fazer a revisão do veículo, a quilometragem que ele tem é o que dita as regras. Ou seja, o “tempo de vida” do veículo é que influencia quais pontos devem ser avaliados com mais atenção. Contudo, existem alguns itens e situações que precisam ser verificados e até trocados a cada revisão. Dê uma olhada a seguir!
Calibragem e estado dos pneus, balanceamento e alinhamento
A calibragem, o alinhamento e o balanceamento dos pneus são pontos que afetam significativamente o comportamento do carro. Por isso, eles devem ser sempre conferidos para garantir que o automóvel tenha estabilidade e, consequentemente, ofereça mais segurança para quem dirige.
Outro ponto importante é o estado dos pneus, se apresentarem desgaste ou deformações devem ser substituídos por outros de mesma medida.
Sistema de freios
O sistema de freios está relacionado a vários outros sistemas, sendo que sua vida útil depende da qualidade de diversas peças. Como é um dos principais componentes de segurança de um veículo, é preciso conferir a situação dos componentes a cada revisão.
Claro, também não podemos nos esquecer do fluido de freios, responsável por garantir que os comandos sejam transmitidos adequadamente do pedal para as rodas, o fluido deve ser substituído de acordo com o tempo recomendado no manual do veículo
Óleo
Outro componente que precisa ser verificado com frequência é o nível de óleo do motor. Esse item tem o papel de garantir que o motor do carro funcione da melhor maneira possível, além disso, é importante para outras peças que estão agregadas ao motor. A troca deve ser feita conforme as orientações da fabricante. Periodicamente deve ser feita a verificação do nível do óleo, sempre com o motor frio e em local plano.
FLUIDO do radiador
Como o fluido do radiador têm uma vida útil relativamente longa, muitas pessoas se esquecem de dar atenção a essa parte do carro. Contudo, é sempre bom estar atento, afinal, quando o nível está muito baixo, o seu veículo pode estar com vazamento e acabar em um superaquecimento.
O fluido deve ser substituído preventivamente de acordo com o recomendação do fabricante.
Sistema elétrico
O sistema elétrico e as luzes internas e externas são essenciais para você usar seu carro com segurança. Sendo assim, caso algum problema seja verificado na revisão e não for possível corrigir, não pense duas vezes e substitua o que está danificado.
Sistema de suspensão e direção.
Outro ponto de extrema importância são os sistemas de suspensão e direção, por tratar-se de itens ligados diretamente a segurança do veículo devem passar por uma análise detalhada no momento da revisão
Os itens desta lista são apenas uma parte do que é checado em uma revisão automotiva. Há vários outros que podem ser adicionados, a exemplo da bateria. Tenha em mente que todos são importantes, pois interferem na segurança, dirigibilidade e até no conforto do motorista e dos passageiros.
Importante: se você está pensando em fazer uma viagem, não se esqueça da chamada revisão de férias, mesmo que as manutenções preventivas estejam em dia. Ao pegar a estrada seu carro terá que suportar condições de uso muito mais intensas e adversas do que está normalmente acostumado.
Então, para evitar ficar parado na beira da estrada ou em um local isolado, leve seu veículo ao mecânico para uma checagem de itens e converse com o especialista sobre quais cuidados deve ter.
Quando fazer a revisão do veículo?
Se você está com dúvidas sobre quando fazer a revisão do veículo, a melhor recomendação é consultar o manual do proprietário, pois cada montadora tem suas próprias diretrizes.
Não existe segredo sobre quando fazer a revisão do veículo. No entanto, sempre leve seu carro a um mecânico de sua confiança, afinal, é de segurança que estamos falando.
Gostou deste post? Então, aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber as principais atualizações do nosso blog em sua caixa de e-mail!