Pivô e terminal de direção: quais são as diferenças entre eles?
Uma das mais importantes composições de um veículo é o sistema de direção. Quando ele está em ótimo estado, reduz muito os riscos de acidentes, principalmente em curvas mais acentuadas. Nesse sistema existem inúmeras peças, incluindo o pivô e terminal de direção.
Esses são componentes que fazem a ligação das rodas do veículo ao sistema de direção e suspensão.
Essas peças trabalham em conjunto para fazer com que a roda e suspensão funcionem corretamente. Elas são muito importantes porque afetam diretamente a dirigibilidade do automóvel. Logo, é muito importante que um bom vendedor de autopeças saiba exatamente quais são as diferenças entre os componentes.
Pensando nisso, vamos falar mais sobre pivô e terminal de direção e suas diferenças. Continue a leitura!
Quais as diferenças entre pivô e terminal de direção?
Pivô
O pivô nada mais é que a ligação entre o conjunto de suspensão e o chassi do veículo, tendo a função de movimentar a suspensão, incluindo a resistência aos impactos irradiados pelas rodas, além de receber todos os esforços da aceleração, curvas e frenagem. Esse componente é primordial para a segurança do carro, garantindo uma direção correta e muito mais estabilidade.
Ele é essencial em frenagens, acelerações e curvas graças à sua capacidade de suportar peso. Existem diversos modelos de pivôs. Alguns são para veículos com direção mecânica e hidráulica e podem haver lados determinados. Também existem outros modelos, que possuem dois pivôs por roda (superior e inferior).
Terminal de direção
Já o terminal de direção é responsável por ligar a roda à articulação axial, facilitando movimentos angulares. Para uma boa performance e dirigibilidade do carro, é primordial que todas as peças estejam muito bem conservadas e alinhadas.
Os terminais de direção têm a função de realizar a transmissão do movimento que o motorista faz para o volante, girando as rodas e mudando a direção. Do mesmo modo que o pivô, existem no mercado alguns modelos para carros com direção hidráulica e mecânica.
Onde essas peças estão inseridas?
O pivô é um componente de metal, comumente fixado na bandeja de suspensão com a função de ligar o chassi do carro e o telescópio, cubo de roda e manga de eixo.
Já o terminal é uma peça roscada no terminal axial, que o liga até a caixa de direção. Ele fica junto às roda do veículo.
Quais são os principais sinais de defeito?
Existem muitos sinais de defeitos que podem se apresentar num pivô. Os mais comuns são o desgaste irregular dos pneus, e ruídos. Porém, o principal problema que ele pode apresentar é uma folga excessiva entre o pino e a caixa. Quando o pivô apresenta folga em excesso, a roda pode até se desprender.
No caso do terminal de direção, ele também pode mostrar vários problemas. Alguns dos mais comuns são desgaste dos pneus, volante trepidando e barulhos na direção. Lembre-se de que é extremamente importante realizar o balanceamento e alinhamento quando for feita a troca do pivô e terminal de direção.
Para entender melhor, veja abaixo:
● folga nas buchas internas da caixa de direção: faz surgir ruídos parecidos com as folgas na suspensão;
● pivôs com desgaste: os danos desse componente dificultam a realização do alinhamento, fazendo com que a roda fique com folga, resultando em ruídos na suspensão e desgaste dos pneus;
● terminais de direção com folga: esse problema é tão agravante quanto faltar o freio do carro, pois ele pode causar a perda de controle do veículo, sendo um enorme perigo para todos os seus ocupantes;
● braços de articulação e buchas de bandejas com folga: para evitar o desalinho da geometria das rodas do veículo, é muito importante ficar atento a esses itens. Com isso, é possível impedir também perda de estabilidade e grande desgaste dos pneus.
Quais os cuidados e as peças que podem ser vendidas com o pivô e terminal de direção para evitar problemas?
Para evitar os problemas mencionados no tópico anterior, é recomendado tomar alguns cuidados com esses componentes do veículo. Não existe uma manutenção específica para o terminal de direção e o pivô de suspensão.
É muito provável que a substituição precise ser realizada de ambos os lados porque, se as peças possuem a mesma idade, por mais que uma estrague primeiro que a outra, não será tão longa a sua vida útil.
Observe também o pivô, pois, se a coifa de proteção apresentar rasgos, ele precisa ser substituído por causa da contaminação por agentes externos e por falta de lubrificação suficiente. Lembrando que é preciso fazer sua troca em pares, além de fazer uma revisão preventiva a cada 10 mil quilômetros rodados ou conforme a recomendação do manual do fabricante.
É importante ressaltar que, na manutenção da suspensão nos pivôs, no terminal de direção ou em outros componentes, é feito também o alinhamento para evitar problemas no conjunto.
Por fim, agora você sabe mais sobre pivô e terminal de direção e suas principais diferenças. É importante ressaltar que muitos clientes não entendem de mecânica e chegam na loja precisando de uma orientação com relação ao assunto. Ao conhecer as diferentes peças de um veículo, fica muito mais fácil atender bem os seus clientes e, consequentemente, fidelizá-los e fazer uma venda mais certeira.
Quer saber mais sobre técnicas de vendas? Confira nosso podcast Feras da Venda Nakata no Spotify e fique muito bem informado!