Os benefícios das películas antivandalismo
A cena é corriqueira nos grandes centros urbanos. Motorista parado no semáforo, de repente ouve um estalo alto e como um relâmpago uma mão invade o carro, agarra o celular e milhares de cacos de vidro forram o banco do passageiro. Esse tipo de assalto é cada vez mais comum, infelizmente. Uma alternativa para atenuar este problema é a película antivandalismo.
Os mais afortunados optam pela blindagem total do veículo. Porém, uma blindagem total custa caro, e não é a solução adequada para todos os tipos de veículo, pois agrega peso. A vantagem é o nível de proteção elevada, principalmente contra disparos de arma de fogo.
Para quem o orçamento é mais limitado, há a alternativa de uso de películas antivandalismo, um tipo especial de filme de polietileno tereftalato (PET) que reforça e impede que as janelas laterais do carro estilhacem ao sofrer impactos.
Vale lembrar que as janelas laterais são feitos de vidro temperado, que ao sofrerem um golpe forte se estilhaçam em diversos pedaços. Já os parabrisas são feitos de vidros laminados, com duas ou mais camadas de vidros intercalados por um filme transparente, que impede sua fragmentação.
As películas de PET antivandalismo são fabricadas com um material especial, que apresentam alta resistência mecânica, térmica e química, boa transparência e impermeabilidade. Devem atender à norma ABNT 16578 de 05/2017 – Envidraçamento plástico aplicado a veículos rodoviários – Requisitos e métodos de ensaio.
Diferenças
As películas antivandalismo diferenciam-se das películas comuns pela rigidez e aderência. A resistência ao impacto é de 10 a 20 vezes superior, e isso faz com que sejam necessários muitos golpes para perfurar o vidro. Enquanto um vidro temperado sem película quebra com uma pedra, o vidro protegido pode até rachar, mas não se desfaz, impedindo a entrada do assaltante.
É preciso lembrar que o vidro com película antivandalismo não retém projeteis de armas de fogo como um vidro blindado.
Existem diversos níveis de resistência das películas antivandalismo, que são determinadas pela espessura do filme. Quanto mais grossa, mais resistente e mais cara. Apesar disso, todas são penetráveis, dependendo da quantidade de golpes e força. Se golpeadas constantemente, uma hora elas cedem.
Atualmente existem diversas marcas no mercado. Deve-se ficar atento ao processo de aplicação da película antivandalismo, que é diferente das películas comuns. O ideal é a remoção do vidro lateral da porta e a aplicação do filme em todo o vidro, pois quando recebe impacto é o nível de vibração que determina o ponto de ruptura do vidro. Quanto maior a área coberta pela película, maior a resistência.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Nakata nas redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook!