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Um dos grandes benefícios que a direção hidráulica proporcionou aos carros modernos foi a redução do esforço do motorista no momento de executar manobras. Afinal, a maior parte do trabalho pesado é feita por um mecanismo de auxílio.
Além disso, há o aumento da segurança em situações de risco, como em casos de estouro de pneus, irregularidades graves na pista ou desvios de obstáculos.
Para que o sistema cumpra sua função, é preciso saber identificar os sinais de que algo não está funcionando como deveria. Para isso, o conhecimento técnico é fundamental, principalmente em relação a sistemas que possam comprometer a segurança veicular.
Então, se quer elevar o seu conhecimento sobre a direção hidráulica, os problemas que podem ocorrer e como conscientizar o cliente sobre a necessidade de mudanças, continue com a leitura!
O que é a caixa de direção hidráulica?
Podemos dizer que a direção hidráulica é uma combinação de peças e de engrenagens que tem como objetivo levar o movimento do volante para as rodas com o mínimo de esforço do condutor. Vamos conhecer cada um dos seus componentes.Bomba hidráulica
A bomba pode ser considerada o coração da caixa de direção hidráulica, uma vez que ela é a responsável pela pressão do óleo. Esse trabalho gera energia e viabiliza o funcionamento do sistema de direção. A correia de acionamento da bomba hidráulica é o componente que permite que a pressão seja gerada para todo o sistema.Reservatório de óleo
O reservatório nada mais é do que o espaço de armazenamento do que utilizado para viabilizar o funcionamento da direção hidráulica. O nível de óleo, tal como sua troca preventiva devem ser feita por um profissional de confiança. Por isso, é preciso conscientizar o cliente sobre a necessidade do sistema passar por revisão periódica.Tubulação de baixa e alta pressão
São várias as tubulações, tanto de alta como baixa pressão. O que é importante entender é que todas elas têm como missão possibilitar que o fluido circule adequadamente.Caixa de direção
Dentro da caixa de direção, encontramos alguns elementos importantes do sistema de direção hidráulica, como:- o pinhão;
- a cremalheira;
- a válvula;
- o cilindro hidráulico.
Funcionamento geral da caixa de direção
A bomba é acionada assim que o veículo é ligado, o que gera pressão e mantém o sistema pressurizado. Quando o motorista gira o volante esse movimento chega em uma das válvulas. Ela direciona o óleo sob pressão para um dos cilindros, em uma ação que leva em consideração a posição indicada pelo volante. Por fim, os cilindros hidráulicos transformam a energia, anteriormente hidráulica, em mecânica. Isso faz com que o movimento para as rodas seja finalmente gerado.Quais são os tipos de caixa de direção?
Existem quatro tipos de caixas de direção. Com o passar dos tempos, a eletricidade foi ganhando cada vez mais espaço. A seguir, veja detalhes de cada um deles.Direção mecânica
Esse sistema é formado por uma coluna, a árvore de direção, a caixa de direção, barras e braços. Também é conhecido como direção manual e é o sistema mais simples, pois não usa recurso para auxiliar o seu acionamento. Nesse caso, todo o esforço é feito pelo motorista ao girar o volante, que é bem mais pesado e exige mais espaço para realizar as manobras.Direção hidráulica
São poucos os veículos que ainda saem de fábrica, no Brasil, sem um sistema de direção assistida, como é a caixa de direção hidráulica. Ela auxilia no esterçamento das rodas e permite que as manobras realizadas no veículo fiquem mais leves. Uma bomba — que é acionada pelo próprio motor do carro — eleva a pressão do óleo, que passa a agir quando o condutor efetua os movimentos com o volante. Há uma válvula direcionadora, no conjunto da direção, que abre e fecha quando é detectado algum movimento no volante.Direção eletro-hidráulica
O mecanismo de funcionamento desse sistema é bem parecido com o da direção hidráulica. A grande diferença é que a bomba responsável por distribuir o fluido é acionada por um motor elétrico. Como o sistema não depende da rotação do motor, ele se torna mais constante e pode contribuir com a economia de combustível, além de ser mais confortável para o condutor.Direção elétrica
Aqui, um motor elétrico e mancais que trabalham em conjunto são instalados na coluna e controlados por uma rede de sensores que permitem que a direção seja mais leve e com resposta rápida. Em caso de pane no sistema eletrônico, a direção ficará pesada, mas o condutor ainda poderá controlar o carro. Assim como a direção eletro-hidráulica, esse sistema é independente do motor e pode reduzir o consumo de combustível.Quais são os cuidados de manutenção da direção hidráulica?
É importante atentar aos prazos de troca do fluido e outros procedimentos de manutenção. Além disso, é de vital relevância ficar de olho na recomendação da montadora do veículo. Outro ponto essencial para evitar problemas é observar possíveis ruídos, vazamentos, chiados e outros sintomas de defeitos.E quanto aos principais defeitos e como diagnosticá-los?
Ruídos, vazamentos, trepidações e folgas na direção estão entre os principais indícios de que há defeito na caixa de direção hidráulica. Vamos conhecer os principais indícios de problema e suas causas.Folgas na direção
É fácil perceber que a caixa de direção hidráulica está com folga quando, ao fazer pequenos movimentos na direção, não há movimentação das rodas, ou ela não é proporcional à ação. Com o veículo parado e o motor ligado, deixe o volante centralizado, gire-o para os lados com pequenos movimentos e verifique se as rodas estão esterçando. Esse problema costuma ser causado pelo desgaste do pinhão e da cremalheira. Contudo, outros componentes do sistema também podem ser os responsáveis pela falha, como folgas, defeitos ou desgaste em terminais de direção, axiais, barras e problemas de fixação entre a caixa de direção e a coluna. Quando está tudo funcionando bem, o movimento no volante é transmitido para a caixa de direção por meio da coluna. Assim, a rotação é devidamente convertida e transferida para os braços, responsáveis pelo controle do posicionamento das rodas. A folga ocorre quando a caixa de direção sofre desgaste com o tempo de uso e a deterioração do conjunto formado pelo pinhão, cremalheira e as buchas da caixa.Ruídos
Se ao trafegar em pisos irregulares o sistema de direção apresentar ruídos, pode ser um indicativo de desgaste nos componentes internos da caixa. Neste caso, somente um profissional treinado e com equipamentos adequados poderá fazer um diagnóstico preciso da causa. Além disso, há um problema que combina os ruídos e a folga na caixa de direção com a imprecisão e a demora de resposta do volante ao movimento do motorista.Chiados agudos ao manobrar o carro
Outro problema que os usuários podem relatar com relação à direção hidráulica é um chiado mais agudo. Basicamente, são barulhos semelhantes a apitos que ocorrem quando o motorista vira o volante, sendo um sinal de que a correia que movimenta o sistema ressecou. Esse barulho ocorre porque a correia desliza sobre a polia, gerando o chiado em níveis agudos. E outra manifestação é quando o motorista vira o volante totalmente. Quando ele chega no limite, o sistema também gera um barulho agudo devido ao excesso de pressão. Por esse motivo, não se recomenda manter o volante totalmente esterçado.Trepidações ou volante duro
Quando a trepidação acontece com o carro em baixa velocidade, é um indicativo de que a caixa de direção hidráulica pode estar com problemas. Porém, se isso ocorrer em velocidades mais altas, é provável que a falha esteja em algum outro componente, como rodas empenadas, desbalanceadas ou desalinhadas e pneus com irregularidades. Tratando-se de direção hidráulica, ter dificuldade para movimentar o volante é um forte indicativo de que a falha pode realmente estar na bomba da direção. A falta de fluido também costuma deixar a direção dura. E, em caso de níveis baixos, a causa pode ser algum vazamento.Dificuldade nas manobras
Um indício muito comum e que demonstra que o carro está com problemas na direção hidráulica é a dificuldade que o motorista encontra para fazer determinadas manobras, que antes eram executadas com facilidade. Em geral, o condutor começa a virar o volante e, logo em seguida, ele fica gradualmente mais pesado. Por exemplo, quando o motorista faz uma baliza, esse problema é muito perceptivo. Isso porque a direção hidráulica é um elemento adquirido justamente para tornar as manobras mais fáceis. Quando as manobras se tornam mais difíceis, com aquela sensação de peso ao girar o volante, pesadas, é normal que o proprietário do veículo procure a oficina especializada. Nesse momento, o papel do condutor é passar para o mecânico a maior quantidade possível de informações, isso ajuda o profissional a iniciar o processo de diagnóstico sem precisar gastar tempo tentando entender o defeito relatado pelo cliente, bem como procurando o problema nos inúmeros sistemas do carro.Vazamento na caixa de direção
Por fim, é importante avaliar se existe vazamento na caixa de direção. Isso é mais comum e tem como costume causar ineficiência no sistema. Para diagnosticar problemas nesse setor, não tem muito segredo. Só é importante analisar os seguintes pontos:- olhar os níveis de reservatório da direção hidráulica, identificando se ela está reduzindo regularmente e com certa frequência;
- analisar se existem manchas de vazamento no chão. Geralmente, elas são rosas e viscosas e aparecem quando o carro fica muito tempo parado;
- verificar se existe algum tipo de marejamento próximo às tubulações do reservatório que armazena o óleo de direção;