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Vendedor  -  Peças e vendas agregadas

Entenda o que é a caixa de direção hidráulica

Publicado por Nakata Automotiva em abril 7, 2021 | Atualizado em novembro 29, 2022
Bomba de direção hidráulica: como identificar problemas?
10 minutos para ler

Um dos grandes benefícios que a direção hidráulica proporcionou aos carros modernos foi a redução do esforço do motorista no momento de executar manobras. Afinal, a maior parte do trabalho pesado é feita por um mecanismo de auxílio.

Além disso, há o aumento da segurança em situações de risco, como em casos de estouro de pneus, irregularidades graves na pista ou desvios de obstáculos.

Para que o sistema cumpra sua função, é preciso saber identificar os sinais de que algo não está funcionando como deveria. Para isso, o conhecimento técnico é fundamental, principalmente em relação a sistemas que possam comprometer a segurança veicular.

Então, se quer elevar o seu conhecimento sobre a direção hidráulica, os problemas que podem ocorrer e como conscientizar o cliente sobre a necessidade de mudanças, continue com a leitura!

O que é a caixa de direção hidráulica?

Podemos dizer que a direção hidráulica é uma combinação de peças e de engrenagens que tem como objetivo levar o movimento do volante para as rodas com o mínimo de esforço do condutor. Vamos conhecer cada um dos seus componentes.

Bomba hidráulica

A bomba pode ser considerada o coração da caixa de direção hidráulica, uma vez que ela é a responsável pela pressão do óleo. Esse trabalho gera energia e viabiliza o funcionamento do sistema de direção.

A correia de acionamento da bomba hidráulica é o componente que permite que a pressão seja gerada para todo o sistema.

Reservatório de óleo

O reservatório nada mais é do que o espaço de armazenamento do que  utilizado para viabilizar o funcionamento da direção hidráulica.

O nível de óleo, tal como sua troca preventiva devem ser feita  por um profissional de confiança. Por isso, é preciso conscientizar o cliente sobre a necessidade do sistema passar por  revisão periódica.

Tubulação de baixa e alta pressão

São várias as tubulações, tanto de alta como baixa pressão. O que é importante entender é que todas elas têm como missão possibilitar que o fluido circule adequadamente.

Caixa de direção

Dentro da caixa de direção, encontramos alguns elementos importantes do sistema de direção hidráulica, como:

  • o pinhão;
  • a cremalheira;
  • a válvula;
  • o cilindro hidráulico.

Quando o motorista movimenta o volante, será o pinhão que transmitirá essa ação até a cremalheira. Ela, por sua vez, é uma barra dentada que repassa esse movimento para as rodas.

Já a válvula rotativa fica localizada na coluna de direção. Sua principal função é direcionar o óleo para um dos lados do cilindro, de acordo com a movimentação do volante.

Funcionamento geral da caixa de direção

A bomba é acionada assim que o veículo é ligado, o que gera pressão  e mantém o sistema pressurizado. Quando o motorista gira o volante esse movimento chega em uma das válvulas. Ela direciona o óleo sob pressão para um dos cilindros, em uma ação que leva em consideração a posição indicada pelo volante.

Por fim, os cilindros hidráulicos transformam a energia, anteriormente hidráulica, em mecânica. Isso faz com que o movimento para as rodas seja finalmente gerado.

Quais são os tipos de caixa de direção?

Existem quatro tipos de caixas de direção. Com o passar dos tempos, a eletricidade foi ganhando cada vez mais espaço. A seguir, veja detalhes de cada um deles.

Direção mecânica

Esse sistema é formado por uma coluna, a árvore de direção, a caixa de direção, barras e braços. Também é conhecido como direção manual e é o sistema mais simples, pois não usa recurso para auxiliar o seu acionamento.

Nesse caso, todo o esforço é feito pelo motorista ao girar o volante, que é bem mais pesado e exige mais espaço para realizar as manobras.

Direção hidráulica

São poucos os veículos que ainda saem de fábrica, no Brasil, sem um sistema de direção assistida, como é a caixa de direção hidráulica. Ela auxilia no esterçamento das rodas e permite que as manobras realizadas no veículo fiquem mais leves.

Uma bomba — que é acionada pelo próprio motor do carro — eleva a pressão do óleo, que passa a agir quando o condutor efetua os movimentos com o volante. Há uma válvula direcionadora, no conjunto da direção, que abre e fecha quando é detectado algum movimento no volante.

Direção eletro-hidráulica

O mecanismo de funcionamento desse sistema é bem parecido com o da direção hidráulica. A grande diferença é que a bomba responsável por distribuir o fluido é acionada por um motor elétrico.

Como o sistema não depende da rotação do motor, ele se torna mais constante e pode contribuir com a economia de combustível, além de ser mais confortável para o condutor.

Direção elétrica

Aqui, um motor elétrico e mancais que trabalham em conjunto são instalados na coluna e controlados por uma rede de sensores que permitem que a direção seja mais leve e com resposta rápida.

Em caso de pane no sistema eletrônico, a direção ficará pesada, mas o condutor ainda poderá controlar o carro. Assim como a direção eletro-hidráulica, esse sistema é independente do motor e pode reduzir o consumo de combustível.

Quais são os cuidados de manutenção da direção hidráulica?

É importante atentar aos prazos de troca do fluido e outros procedimentos de manutenção. Além disso, é de vital relevância ficar de olho na recomendação da montadora do veículo. Outro ponto essencial para evitar problemas é observar possíveis ruídos, vazamentos, chiados e outros sintomas de defeitos.

E quanto aos principais defeitos e como diagnosticá-los?

Ruídos, vazamentos, trepidações e folgas na direção estão entre os principais indícios de que há defeito na caixa de direção hidráulica. Vamos conhecer os principais indícios de problema e suas causas.

Folgas na direção

É fácil perceber que a caixa de direção hidráulica está com folga quando, ao fazer pequenos movimentos na direção, não há movimentação das rodas, ou ela não é proporcional à ação. Com o veículo parado e o motor ligado, deixe o volante centralizado, gire-o para os lados com pequenos movimentos e verifique se as rodas estão esterçando.

Esse problema costuma ser causado pelo desgaste do pinhão e da cremalheira. Contudo, outros componentes do sistema também podem ser os responsáveis pela falha, como folgas, defeitos ou desgaste em terminais de direção, axiais, barras e problemas de fixação entre a caixa de direção e a coluna.

Quando está tudo funcionando bem, o movimento no volante é transmitido para a caixa de direção por meio da coluna. Assim, a rotação é devidamente convertida e transferida para os braços, responsáveis pelo controle do posicionamento das rodas.

A folga ocorre quando a caixa de direção sofre desgaste com o tempo de uso e a deterioração do conjunto formado pelo pinhão, cremalheira e as buchas da caixa.

Ruídos

Se ao trafegar em pisos irregulares o sistema de direção apresentar ruídos, pode ser um indicativo de desgaste nos componentes internos da caixa. Neste caso, somente um profissional treinado e com equipamentos adequados poderá fazer um diagnóstico preciso da causa.

Além disso, há um problema que combina os ruídos e a folga na caixa de direção com a imprecisão e a demora de resposta do volante ao movimento do motorista.

Chiados agudos ao manobrar o carro

Outro problema que os usuários podem relatar com relação à direção hidráulica é um chiado mais agudo. Basicamente, são barulhos semelhantes a apitos que ocorrem quando o motorista vira o volante, sendo um sinal de que a correia que movimenta o sistema ressecou.

Esse barulho ocorre porque a correia desliza sobre a polia, gerando o chiado em níveis agudos. E outra manifestação é quando o motorista vira o volante totalmente.

Quando ele chega no limite, o sistema também gera um barulho agudo devido ao excesso de pressão. Por esse motivo, não se recomenda manter o volante totalmente esterçado.

Trepidações ou volante duro

Quando a trepidação acontece com o carro em baixa velocidade, é um indicativo de que a caixa de direção hidráulica pode estar com problemas.

Porém, se isso ocorrer em velocidades mais altas, é provável que a falha esteja em algum outro componente, como rodas empenadas, desbalanceadas ou desalinhadas e pneus com irregularidades.

Tratando-se de direção hidráulica, ter dificuldade para movimentar o volante é um forte indicativo de que a falha pode realmente estar na bomba da direção. A falta de fluido também costuma deixar a direção dura. E, em caso de níveis baixos, a causa pode ser algum vazamento.

Dificuldade nas manobras

Um indício muito comum e que demonstra que o carro está com problemas na direção hidráulica é a dificuldade que o motorista encontra para fazer determinadas manobras, que antes eram executadas com facilidade.

Em geral, o condutor começa a virar o volante e, logo em seguida, ele fica gradualmente mais pesado. Por exemplo, quando o motorista faz uma baliza, esse problema é muito perceptivo. Isso porque a direção hidráulica é um elemento adquirido justamente para tornar as manobras mais fáceis.

Quando as manobras se tornam mais difíceis, com aquela sensação de peso ao girar o volante, pesadas, é normal que o proprietário do veículo procure a oficina especializada.

Nesse momento, o papel do condutor é passar para o mecânico a maior quantidade possível de informações, isso ajuda o profissional a iniciar o processo de diagnóstico sem precisar gastar tempo tentando entender o defeito relatado pelo cliente, bem como procurando o problema nos inúmeros sistemas do carro.

Vazamento na caixa de direção

Por fim, é importante avaliar se existe vazamento na caixa de direção. Isso é mais comum e tem como costume causar ineficiência no sistema.

Para diagnosticar problemas nesse setor, não tem muito segredo. Só é importante analisar os seguintes pontos:

  • olhar os níveis de reservatório da direção hidráulica, identificando se ela está reduzindo regularmente e com certa frequência;
  • analisar se existem manchas de vazamento no chão. Geralmente, elas são rosas e viscosas e aparecem quando o carro fica muito tempo parado;
  • verificar se existe algum tipo de marejamento próximo às tubulações do reservatório que armazena o óleo de direção;

Caso o condutor encontre algum desses elementos, é preciso procurar imediatamente o mecânico.

Isso porque essa sequência de acontecimentos aumenta consideravelmente os custos de reparo. Por isso, é importante ficar de olho nesses itens e apostar na manutenção e revisão periódicas.

O carro é um sistema complexo e, muitas vezes, um problema pode não ser o que parece. Agora, um profissional que sabe o que é caixa de direção hidráulica e tem o hábito de investir no aprimoramento profissional saberá identificar com mais precisão onde está a falha. Assim, evita a substituições desnecessárias, por exemplo.

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Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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