O estilo Cafe Racer

O estilo Cafe Racers teve inicio em Londres, Itália e Alemanha durante a década de 1960. Nos Cafés de beira de estradas, os Rockers (ou meninos Ton-up), se reúnem para ouvir o bom e novo (na época), Rock’n’Roll, nas hoje nostálgicas jukeboxes. Jovens sempre montados sob duas rodas, motocicletas que eram (e ainda são) símbolos da liberdade.
Jovens e motocicletas, uma combinação que inevitavelmente resulta em aventuras. Assim, muitos apostavam corridas, entre um café e outro. Os cafés eram restaurantes de beira de estrada onde caminhoneiros paravam para fazer refeições. O que atraia os jovens para esses cafés eram as jukeboxes.
Jovens apostando corridas de motocicletas. Combinação perfeita para uma nova ideia: envenenar e personalizar a moto para ela ficar mais leve, mais atraente e ir mais rápido. Sem equipes, os próprios motociclistas preparavam as motos, com motores potentes, pneus radiais e suspensões profissionais.
O guidão era curto, o tanque de combustível grande à frente do banco, sem muito conforto, com assento simples para deixar o corpo um pouco curvado à frente.
O objetivo era atingir as 100 milhas por hora (um pouco mais que 160 km/h, um sonho na época que hoje é facilmente superado), o tão buscado Ton, por isso os Rockers também eram chamados meninos Ton-up.
Não eram pilotos profissionais, mas corredores de cafés. Daí surgiu o termo Café Racer, um nome de zombaria dado pelos caminhoneiros que almoçavam nestes locais.
Um dos locais preferidos dos Rockers era o Ace Cafe, em Londres, por ser aberto 24 horas. Nos finais de tarde e fins de semana, era comum ver grupos de motociclistas reunidos lá. Outro percurso clássico entre os cafe racers era um “racha” do Boulevard Café, na Picadilly Avenue até o Café Royal, na Regent Street, sempre por volta das duas da manhã.
As motocicletas mais comuns eram as Triumph, Norton e BSA. As Nortons tinham melhor ciclísticas e as Triumph, melhor motor. Assim, muitos Rockers passaram a montar motores de Triumph em quadros de Nortons, o que deu origem ao nome Triton, que são consideradas as Cafe Racers por excelência.
Atualmente diversos fabricantes de motocicletas montam modelos no estilo Cafe Racer, como a Thiumph Thruxton. Além disso, oficinas especializadas montam motos modernas sob encomenda para uma legião de fãs do estilo Cafe Racer.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o estilo Cafe Racer? Faça seu cadastro no blog e visite a Nakata no Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Spotify. Você encontrará muitos conteúdos interessantes sobre a tecnologia automotiva e as novas oportunidades que estão surgindo.