Nova gasolina: conheça a novidade e os impactos no seu carro

Você sabia que a partir de agosto de 2020 a ANP (Agência Nacional do Petróleo), por meio da Resolução nº 807/2020, modificou as especificações do combustível comercializado no território nacional? Com...

Por Laryssa Biston, Atualizado em 24 de dezembro de 2025

Nova gasolina: conheça a novidade e os impactos no seu carro
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Você sabia que a partir de agosto de 2020 a ANP (Agência Nacional do Petróleo), por meio da Resolução nº 807/2020, modificou as especificações do combustível comercializado no território nacional? Com isso, surgiu o conceito da nova gasolina. Ela deve respeitar o novo padrão de qualidade nas bombas de combustível no Brasil, independentemente de sua origem ser importada ou nacional, o que a aproxima de parâmetros do primeiro mundo e gera redução de consumo. Se você tem interesse pelo assunto e deseja conhecer mais sobre a nova gasolina, continue a leitura deste post que vamos explorar mais o tema e apresentar o que mudou. Confira!

O que é a nova gasolina brasileira?

Cientificamente, três alterações foram promovidas na composição da gasolina. A primeira delas foi no índice de octanagem, pelo qual se mede a capacidade da gasolina de resistir à pressão a que é submetida dentro do motor do veículo. Há duas medições nesse sentido, a octanagem MON, que analisa a resistência em altas rotações, e a RON para baixas rotações. Após entrar em vigor a Resolução ANP nº 807/2020, foi definido o valor mínimo de 92 para esta última, com aumento para 93 a partir de janeiro de 2022. A normatização antiga era norteada pelo IAD, ou Índice Antidetonante, definido pela média entre MON e RON. Para efeito de comparação, a gasolina brasileira era IAD 87 e RON 91, enquanto na Europa o índice de RON varia entre 95 a 98. A segunda alteração foi na densidade energética, também chamada de massa específica, importante parâmetro ligado à potência da gasolina. Antes não havia definição, mas agora deve ter mínima de 715 kg/mg. Por fim, a terceira alteração foi no parâmetro utilizado para medir a temperatura de destilação a 50%, índice também conhecido por “T50”. Agora deve haver um mínimo de 77º para a gasolina comum.

Qual é o valor da nova gasolina?

A Petrobras informa que o custo relativo ao processo de refino da nova gasolina é mais caro e, por essa razão, é normal que o valor repassado ao consumidor também seja um pouco mais elevado. Contudo, também é importante destacar que o ganho de rendimento que a nova gasolina proporciona é, em média, de 5% — o que permite ao consumidor rodar mais quilômetros por litro e, consequentemente, compensa uma eventual variação de preço.

O que esperar da nova gasolina em seu veículo?

Com relação ao veículo, a utilização de um combustível de maior densidade energética resulta em aumento de potência do motor, o que se reflete em economizar no combustível. A nova gasolina possibilita ao motorista acelerar um pouco menos, o que garante maior rendimento, com ganhos na faixa de 4 a 6% a mais por litro. Além disso, ter parâmetros de destilação promove ganhos de potência e desempenho do motor, evitando frações mais leves do combustível, de forma a melhorar o processo de trocas de marchas ou nas retomadas. Outros beneficiários da nova gasolina são aos carros de última geração, que demandam combustível de alta octanagem por serem mais potentes e tecnológicos. Nesse caso, uma gasolina com o RON muito baixo faz com que os veículos mais modernos percam eficiência em consumo e manutenção. Independentemente de utilizar gasolina ou álcool em seu carro, é importante se manter por dentro de assuntos como este, que impactam diretamente o dia a dia. Não se esqueça da importância de usar combustíveis de qualidade em seu veículo, como a nova gasolina, para garantir melhor eficiência energética e não prejudicar os componentes do veículo a fim de manter o seu bom funcionamento e conservação. Se você gostou deste post, o compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecerem a nova gasolina!

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