Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Vendedor  -  Práticas de venda

Saiba como montar catálogo digital para a venda de peças automotivas

Publicado por Nakata Automotiva em setembro 2, 2022 | Atualizado em setembro 14, 2023
Saiba como montar catálogo digital para a venda de peças automotivas
5 minutos para ler

Nós vivemos em tempos digitais. Por conta disso, é muito importante investir em soluções capazes de aproximar os seus produtos e serviços dos seus clientes, gerando engajamento, conforto e praticidade. Pensando nisso, elaboramos este material exclusivo e essencial sobre o tema. Afinal de contas, você sabe como montar um catálogo digital?

Caso não, entenda que não há problemas, pois é isso que você descobrirá nesta leitura. Aqui, você entenderá o que é um catálogo digital, por que essa é uma ferramenta importante para a sua oficina, quais são as vantagens de um bom catálogo e como criar o material perfeito para atender aos seus clientes. Então, não perca tempo e vamos à leitura!

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-02

O que é um catálogo digital de peças?

Tecnicamente, um catálogo digital nada mais é do que uma “vitrine virtual” com os seus produtos, preços e serviços. O objetivo desse formato é informar, de maneira prática, rápida e interativa, tudo que você faz e oferece aos seus clientes. Dessa forma, você diminui o atrito para uma venda ou para uma ordem de serviço e eleva a chance de uma conversão.

Por exemplo: lembra-se daqueles panfletos/flyers/folders de supermercados, que elencam as principais promoções, os diferenciais e os produtos do inventário? Pois bem, um catálogo segue praticamente a mesma ideia, mas existe sob o formato digital, por meio de alguma plataforma específica para isso, como a própria galeria do WhatsApp Business.

Por que fazer um catálogo digital?

O principal objetivo do catálogo é ser uma ferramenta de apoio para alavancar as suas vendas. Com ele, o cliente acessa uma fonte rápida e confiável sobre os produtos, serviços e preços praticados no seu estabelecimento. Isso diminui o atrito na jornada de venda e faz com que os contatos já cheguem mais propensos a um agendamento, encomenda ou compra.

Quais são as vantagens de ter um catálogo digital?

Agilidade, comodidade, praticidade e resultados. Um bom catálogo digital é capaz de resolver as principais dúvidas e curiosidades dos seus clientes sobre o que você pode fazer por ele e por seu carro.

Por último e também importante, vale lembrar que essa é uma estratégia que pode ser implementada com qualidade e gratuitamente. Parte fundamental do aprendizado de como fazer vendas pelo WhatsApp é criar um perfil do WhatsApp Business para o seu estabelecimento e cadastrar o seu catálogo na vitrine digital do aplicativo.

Como montar um catálogo digital?

Atualmente, existem muitas plataformas que permitem a criação de um catálogo digital para a sua autopeças na forma de microsite, e-commerce, aplicativo próprio ou afins. No entanto, não há motivo para complicar algo tão simples e que pode ser resolvido de maneira tão prática no seu principal ponto de comunicação: o WhatsApp.

O aplicativo alcançou um status de onipresença na comunicação brasileira, uma vez que 99% dos smartphones no país contam com o app instalado — e é preciso estar onde o seu cliente está. Por isso, a melhor dica é aproveitar a funcionalidade gratuita oferecida pelo WhatsApp Business (versão empresarial) para apresentar esse catálogo aos seus clientes. Para criar o catálogo, siga os seguintes passos:

  1. abra o WhatsApp Business;
  2. toque no botão de três pontinhos (mais opções);
  3. depois, toque em Configurações, Ferramentas Comerciais e Catálogo, nesta sequência;
  4. já na tela do catálogo, selecione a opção Adicionar Item.

Desse ponto adiante, o processo é bastante intuitivo, bastando adicionar as imagens, descrições e preços conforme achar necessário. A mesma facilidade se aplica para adicionar novos itens, editar os produtos já catalogados ou retirar alguns deles do seu catálogo. Mas caso ainda exista alguma dúvida sobre como gerenciar o seu catálogo digital neste app, basta conferir o guia completo do WhatsApp Business sobre o tema.

Outras dicas importantes são o cuidado estético, tanto nas descrições quanto nas fotos. Boas imagens e textos objetivos são fundamentais para sanar a curiosidade do cliente e estimular um contato e, consequentemente, uma venda. Por fim, vale notar a cautela com a precificação.

Se o preço é um atrativo diferencial no seu negócio, apresente-o nos itens do catálogo. Caso não seja o diferencial competitivo, você pode evitar informar os valores, estimulando o cliente a entrar em contato para descobrir — instância na qual você tem maior controle sobre a interação e a venda.

Como se pôde ver, o catálogo digital é um formato muito importante, que oferece um ambiente oportuno para demonstrar combos promocionais, estimulando a venda conjunta e a elevação do seu ticket médio. No fim das contas, aprender essas técnicas de marketing, gestão e vendas é essencial, pois ajuda você a crescer profissionalmente.

Agora que você sabe como montar um catálogo digital, aproveite para seguir aprendendo sobre esse e outros temas. Para isso, basta acessar e seguir o nosso perfil no Instagram!

Objeções em vendas: saiba como lidar e veja como contorná-las
CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-02
Você também pode gostar
9 dicas para crescer profissionalmente

O que é bucha da bandeja? Entenda mais sobre essa peça!

Publicado por Nakata Automotiva em maio 7, 2025 | Atualizado em maio 7, 2025
6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em abril 2, 2025 | Atualizado em abril 2, 2025
ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA SUA LOJA DE AUTOPEÇAS

Estratégias de fidelização de clientes na sua loja de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em março 24, 2025 | Atualizado em março 24, 2025
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.