O que é o Amortecedor monoshock?
Como você já deve ter notado na gestão da sua oficina, tanto as motocicletas quanto os automóveis contam com centenas de peças, conjuntos e sistemas diferentes. Hoje, seguiremos atualizando as suas noções sobre esse mundo, explicando o que é o amortecedor monoshock — uma tecnologia amplamente utilizada, sobretudo nas motocicletas.
Aqui, você entenderá o que é essa tecnologia, quais a diferença entre monoshock e prolink, por último e mais importante, o que você precisa considerar ao escolher uma boa peça no mercado. Então, não fique de fora e acompanhe!
O que é um amortecedor monoshock?
O amortecedor monoshock é um componente, com mola integrada que costuma ser instalado no eixo traseiro da moto, tem a função de absorver impactos para garantir estabilidade à condução. A tecnologia recebe esse nome (monoshock) justamente por contar com apenas um amortecedor, diferente das suspensões de motos populares, com um em cada lado da moto.
Não por acaso, uma das principais vantagens do amortecedor monoshock é que ele oferece um desempenho superior por contar com um sistema de amortecimento mais eficiente e sofisticado, o que garante maior estabilidade e conforto durante a condução.
Por fim, vale destacar ainda que o amortecedor monoshock é muito mais fácil de regular. Para o motociclista, essa comodidade é muito positiva, pois significa que é possível ajustar o amortecedor de acordo com as suas necessidades e preferências pessoais de conforto e estabilidade.
Qual é a diferença de um amortecedor prolink e um monoshock?
A diferença entre pro-link e monosckok não está no amortecedor, mas no sistema de fixação da moto. No caso do prolink a parte inferior do amortecedor está fixo a um link, tornando a moto mais macia, enquanto no monoshok a fixação inferior é direto na balança, deixando a moto mais dura.
Quando o cliente deve escolher monoshock ou prolink?
Essa escolha deve ser feita no momento da aquisição da motocicleta. Para quem busca uma suspensão mais firme o monoshock é a melhor pedida. Já para quem prefere uma suspensão mais focada em maciez e conforto, o prolink oferece a tecnologia ideal.
Vale notar que, independentemente da tecnologia escolhida, é preciso atentar à qualidade da peça. Afinal, todos sabemos que amortecedores de baixa qualidade podem prejudicar a segurança e o desempenho do veículo. Por isso, é crucial trabalhar apenas com marcas que sejam referências em qualidade e confiabilidade no mercado.
Como escolher uma peça de qualidade?
Existem algumas formas de identificar uma peça de qualidade no mercado, é interessante analisar as avaliações e comentários de outros usuários, para ter uma noção geral da qualidade e do desempenho da peça.
Outra opção ainda mais prática é recorrer apenas a marcas reconhecidas no mercado, que têm um histórico de qualidade, confiabilidade, suporte técnico e excelência tecnológica. Um exemplo disso é a Nakata, que ano após ano se estabelece como uma das maiores referências na fabricação de componentes de altíssima qualidade em termos de desempenho, eficiência e durabilidade.
A escolha de um bom amortecedor monoshock é muito semelhante a qualquer outra peça, pois, o principal critério nesta escolha é justamente a qualidade e confiabilidade do fabricante que produziu o componente.
Agora que você tem uma noção ampla sobre o amortecedor monoshock, aproveite para aprender ainda mais sobre outros componentes fundamentais à operação. Para isso, basta visitar e seguir o nosso canal no YouTube, o Componentes Nakata!