Manutenção do freio a tambor: qual é a importância e como fazer
Fazer a manutenção do freio a tambor de um automóvel é essencial para garantir não apenas a longevidade das peças, como também a segurança do condutor. Apesar de hoje em dia o sistema de discos e pastilhas de freio serem mais comuns, ainda há muitos carros novos e caminhões que utilizam freio a tambor, quase que exclusivamente nas rodas traseiras.
Por isso, é importante que você entenda como funciona esse sistema de frenagem, quais peças o compõem e, ainda, como realizar a manutenção. Acompanhe o post e esclareça todas as suas dúvidas!
Quais são as peças do sistema de freio a tambor?
O sistema de freio a tambor de um veículo é composto pelo tambor, sapatas, cilindro, molas e alavanca. Todos esses componentes devem trabalhar juntos. Isso significa que se houver problema em qualquer um deles todo o sistema ficará comprometido.
O funcionamento desse tipo de freio começa com o acionamento do pedal, quando uma pressão é conduzida pelo fluido de freio até o cilindro onde estão os pistões. Estes, por sua vez, empurram as sapatas na direção oposta, ou seja, contra a superfície interna do tambor, que gira junto com a roda.
Então, esse atrito com a lona do freio, que é presa às sapatas, faz reduzir a velocidade de rotação do tambor. Como consequência, diminui a velocidade do carro até sua parada completa.
Quando é hora de fazer a manutenção do freio a tambor?
Cada modelo de carro conta com particularidades bem específicas. Sendo assim, é imprescindível consultar o manual do fabricante. Lá você encontrará todas as informações do automóvel ou caminhão, inclusive sobre quando se deve fazer a manutenção do freio a tambor.
É importante ficar atento a alguns sinais que indicam que será necessário realizar uma revisão do sistema de freio a tambor, como:
● demora na resposta do freio;
● pedal do freio tremendo;
● ruídos agudos ao acionar o pedal
● luz do painel que permanece acesa;
● pedal muito duro ou muito suave;
● Freio de estacionamento inoperante;
● barulho durante a frenagem.
Como é feita a manutenção?
O primeiro passo é fazer uma análise visual bem detalhada. Um mecânico tem experiência e conhecimento suficientes, além de uma visão treinada para identificar qualquer desgaste irregular, trincas ou vazamento de fluido.
Além de observar todas as peças que compõem o sistema, é fundamental analisar a condições das sapatas, ou seja, se há empenamento, deformação ou desgaste excessivo, além do próprio tambor. A peça tem um diâmetro máximo permitido para o trabalho, a partir desse ponto deve ser substituído. Aliás, sempre que os tambores forem trocados, as lonas também devem ser substituídas para evitar que risquem o tambor do freio novo.
Outro ponto importante é a verificação da vedação do cilindro, caso haja vazamento o fluido vai contaminar as lonas e comprometer seu funcionamento.
Numa revisão deve-se também verificar o funcionamento e eficácia do freio de estacionamento.
Como garantir a procedência das peças dos carros?
A qualidade das peças é essencial para garantir o bom funcionamento e a segurança dos motoristas. Por esse motivo, é extremamente importante oferecer aos clientes apenas componentes de uma marca de renome e destaque no mercado.
Como você viu, a manutenção do freio a tambor deve sempre ser feita por profissionais capacitados e com peças de altíssima qualidade — que você deve ofertar aos seus clientes. Somente dessa forma é possível garantir um resultado excelente e com segurança para o condutor.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira nosso vídeo para descobrir quais são os problemas mais comuns no sistema de freio.