6 Minutos para ler
Carros são bem mais complexos do que algumas pessoas notam. Há diversos sistemas, tanto para fazê-los se movimentar quanto para promover a segurança do motorista e detectar defeitos. E um bom exemplo disso é quando você vê a luz da injeção eletrônica acesa. Se um cliente chega em sua oficina por isso, pode ser sim um problema.
Claro, ainda é importante ficar alerta. Problemas no sistema de injeção eletrônica podem criar vários riscos para o motorista e devem ser tratados rapidamente. Além disso, realize alguns testes para garantir a segurança do seu cliente.
Continue a leitura para entender o que significa a luz da injeção eletrônica e o que fazer quando se deparar com algum problema assim em sua oficina!
Qual é a luz que representa a injeção eletrônica?
No painel, a luz da injeção eletrônica do veículo é a amarela — aquela que apresenta um ícone que representa o motor.
Sempre que o condutor colocar a chave na ignição e girá-la, é essa luz amarela que vai se acender. Caso isso não ocorra, já temos um sinal de que há algum problema na injeção eletrônica.
Também há a possibilidade de que a própria luz esteja queimada ou que o carro esteja sofrendo uma pane elétrica. Se acesa, ao dar partida no motor a luz deve apagar.
O que faz a luz da injeção eletrônica acender?
A maioria das dúvidas sobre injeção eletrônica aparece quando essa luz acende. No geral, ela é um sistema de alerta embutido no seu carro, que sinaliza possíveis defeitos no gerenciamento do motor.
No entanto, ela não define claramente qual é o defeito. Para isso, é necessário fazer uma verificação aprofundada ou realizar mais testes.
Pode dirigir com a luz da injeção eletrônica acesa?
Quando certas luzes de alerta do veículo acendem, esse sinal pode indicar algo mais grave — a ponto de ser melhor parar o veículo imediatamente e chamar o reboque. No entanto, a luz da injeção eletrônica não é o mesmo caso. Ainda é relativamente seguro dirigir por curtas distâncias, desde que o veículo não apresente falhas mais severas.
Porém, se a causa da luz acessa não foi identificada, então é melhor não exceder. Você pode orientar seu cliente a apenas dirigir o veículo até a oficina e, em outros casos, deixá-lo parado.
Uma dúvida pode surgir, tanto para mecânicos como para os proprietários: se a luz que indica problema de funcionamento eletrônico estiver acesa, como é possível que o carro ainda consiga rodar? A resposta é simples: o sistema de injeção já é desenvolvido para entrar em um estado de emergência no momento em que a máquina percebe que há problemas na operação.
O que fazer quando a luz de injeção eletrônica está acesa?
É importante lembrar que essa luz, no painel, precisa se apagar quando você acionar a partida do carro. Caso ela permaneça acesa (ou piscando), provavelmente há um problema no motor.
- Falha no sistema de alimentação do motor
- Problema ocorre após o abastecimento
- Mau contato entre sensores