Injeção eletrônica acesa: 3 possíveis causas desse problema
Carros são bem mais complexos do que algumas pessoas notam. Há diversos sistemas, tanto para fazê-los se movimentar quanto para promover a segurança do motorista e detectar defeitos. E um bom exemplo disso é quando você vê a luz da injeção eletrônica acesa. Se um cliente chega em sua oficina por isso, pode ser sim um problema.
Claro, ainda é importante ficar alerta. Problemas no sistema de injeção eletrônica podem criar vários riscos para o motorista e devem ser tratados rapidamente. Além disso, realize alguns testes para garantir a segurança do seu cliente.
Continue a leitura para entender o que significa a luz da injeção eletrônica e o que fazer quando se deparar com algum problema assim em sua oficina!
Qual é a luz que representa a injeção eletrônica?
No painel, a luz da injeção eletrônica do veículo é a amarela — aquela que apresenta um ícone que representa o motor.
Sempre que o condutor colocar a chave na ignição e girá-la, é essa luz amarela que vai se acender. Caso isso não ocorra, já temos um sinal de que há algum problema na injeção eletrônica.
Também há a possibilidade de que a própria luz esteja queimada ou que o carro esteja sofrendo uma pane elétrica. Se acesa, ao dar partida no motor a luz deve apagar.
O que faz a luz da injeção eletrônica acender?
A maioria das dúvidas sobre injeção eletrônica aparece quando essa luz acende. No geral, ela é um sistema de alerta embutido no seu carro, que sinaliza possíveis defeitos no gerenciamento do motor.
No entanto, ela não define claramente qual é o defeito. Para isso, é necessário fazer uma verificação aprofundada ou realizar mais testes.
Pode dirigir com a luz da injeção eletrônica acesa?
Quando certas luzes de alerta do veículo acendem, esse sinal pode indicar algo mais grave — a ponto de ser melhor parar o veículo imediatamente e chamar o reboque. No entanto, a luz da injeção eletrônica não é o mesmo caso. Ainda é relativamente seguro dirigir por curtas distâncias, desde que o veículo não apresente falhas mais severas.
Porém, se a causa da luz acessa não foi identificada, então é melhor não exceder. Você pode orientar seu cliente a apenas dirigir o veículo até a oficina e, em outros casos, deixá-lo parado.
Uma dúvida pode surgir, tanto para mecânicos como para os proprietários: se a luz que indica problema de funcionamento eletrônico estiver acesa, como é possível que o carro ainda consiga rodar? A resposta é simples: o sistema de injeção já é desenvolvido para entrar em um estado de emergência no momento em que a máquina percebe que há problemas na operação.
O que fazer quando a luz de injeção eletrônica está acesa?
É importante lembrar que essa luz, no painel, precisa se apagar quando você acionar a partida do carro. Caso ela permaneça acesa (ou piscando), provavelmente há um problema no motor.
- Falha no sistema de alimentação do motor
Esse problema está relacionado aos componentes do sistema de alimentação desse motor, como falhas nas velas, nos cabos de velas, bicos injetores ou bobinas.
- Problema ocorre após o abastecimento
Há alguns casos em que a luz pode acender logo após um abastecimento. Se isso ocorre — e não há nenhum outro defeito no carro —, então é bem provável que o problema seja o uso de combustível adulterado.
Nesses casos, a melhor recomendação é entrar com o scanner, de modo a conferir e confirmar o código da falha. A partir daí, será possível apagá-lo e orientar o consumidor a abastecer em outros postos mais confiáveis.
- Mau contato entre sensores
Outra falha comum é o mau contato entre os sensores, que pode ocasionar que a luz de injeção acenda ou fique piscando. Esse problema é geralmente causado por proprietários que lavam o motor diretamente, o que não é indicado.
O que fazer quando a luz da injeção eletrônica está piscando?
Se essa luz está piscando no painel do carro com o motor funcionando, esse é um sinal de que há algumas questões que você precisa verificar. Os problemas que mencionamos no tópico anterior, relacionados ao sistema de alimentação do motor, também podem ocasionar as piscadas.
Com os problemas mapeados, nada melhor do que descobrir o que os mecânicos podem fazer para combater os problemas relacionados à luz da injeção eletrônica. Confira algumas coisas que você pode fazer para lidar com eles!
Procure por outros sinais
A luz em si não é um sinal muito claro. Porém, quando vem acompanhada de outros defeitos, como dificuldade para dar a partida, consumo excessivo de combustível ou perda de potência do motor, então é provável que exista um problema.
Utilize o scanner e o ferramental adequado
A luz de alerta de problemas no sistema de gerenciamento do motor não acende sem motivos. Caso isso tenha ocorrido, a melhor solução é investigar se o sistema gerou um código de falha que possa ajudar o profissional a identificar a causa.
Para isso é indispensável o uso do scanner automotivo e de outras ferramentas adequadas para o reparo completo.
Conheça os principais modelos que mais apresentam o problema
De acordo com uma matéria do site Autopapo, há alguns carros específicos que sofrem muito com problemas na luz de injeção. Isso porque eles são os modelos mais buscados no Google, junto a descrições das falhas no sistema.
Conhecer os principais modelos ajuda os mecânicos a diagnosticarem o problema mais rapidamente, o que também melhora o tempo de entrega e permite que o consumidor tenha o carro de volta no menor tempo possível.
Uma luz da injeção eletrônica acesa permanentemente é um alerta de que há algo errado com o veículo. Nesses casos, não importa se o veículo trabalha com injeção direta ou indireta. Qualquer defeito pode colocar em risco a segurança e a longevidade do motor do carro.
Como você viu no artigo, a luz da injeção eletrônica é um ícone no painel do carro que pode sinalizar diversos problemas. Além disso, é essencial que o mecânico converse com o cliente para diagnosticar falhas recorrentes, como a luz piscando ou acesa durante o tempo todo — principalmente depois da partida do carro, o que não deve ocorrer.
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