Tutorial de troca de pneus de carro

Tutorial de troca de pneus
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A cena parece clássica: uma pessoa parada ao lado de seu carro, que está no acostamento. Diante desse cenário, ela se vê perdida, pois nunca realizou a troca de pneus e não faz ideia de por onde começa. Isso é bastante compreensível, pois a tarefa não é lá das mais fáceis — mesmo para quem é apaixonado por veículos.

Há situações em que o tempo é curto e chamar serviços das seguradoras não vai ajudar em nada na sua urgência. É por isso que saber um pouco mais sobre como realizar a troca de pneus do carro pode ser a solução que você precisa para lidar proativamente com esses imprevistos.

Se é isso que você procura, chegou ao material certo! Por mais que não seja das atividades mais fáceis, dominando as técnicas e conhecendo os principais segredos, você consegue fazer a troca dos pneus sem maiores problemas — e, é claro, sem transformar o episódio em uma cena de filme.

Quer saber como? Nós contamos o passo a passo agora a mesmo!

Veja também:

Como você pode ver, o processo da troca de um pneu vai muito além de tirar a peça danificada e colocar outra. É fundamental estar atento à sua segurança (e a proteção de todos que estão no trânsito), além de buscar o descarte ou reaproveitamento correto do pneu, a fim de evitar prejuízos ao meio ambiente.

E então, o nosso tutorial ajudou você? Sente mais confiança para a próxima troca de pneu? Aproveite e compartilhe esse tutorial com os seus amigos nas suas redes sociais, para que eles também não passem sufoco nesse momento tão comum aos motoristas.

Infográfico

Ficou na mão com um pneu furado e quer realizar a troca? Pare no acostamento da estrada ou em uma rua pouco movimentada e siga as dicas deste infográfico!

Sinalize a área

  • Coloque o triângulo a uma distância mínima de 30 metros do veículo.
  • Se estiver logo após uma curva, triplique essa distância.
  • Um passo largo equivale a um metro.
  • Ligue o pisca-alerta.
  • Na falta do triângulo, sinalize com galhos de árvore, por exemplo.

Puxe o freio de mão e engate a primeira marcha

Ao soltar um pneu, o carro tende a perder estabilidade. A força que você vai fazer também pode movimentar o veículo. Para ajudar, coloque apoios pesados nas rodas.

Verifique o estado do estepe

É fundamental verificar se o estepe tem condições de assumir o lugar. Afinal, muitos ficam esquecidos por bastante tempo.

Posicione o macaco

Retire a calota e posicione o macaco. O manual traz a identificação correta de onde colocá-lo e ele se encontra, geralmente, junto ao triângulo estampado na lataria.

Afrouxe os parafusos

Com o carro no chão, afrouxe as porcas com a chave de roda no sentido anti-horário. Se estiver muito apertado, apoie com os pés e pise, para afrouxá-las, mas não solte completamente.

Acione o macaco para levantar o carro

Acione o macaco, verificando se ele se mantém estável e termine de soltar os parafusos. Deixe um espaço maior, pois o pneu cheio que vai entrar é maior do que o vazio que está saindo.

Retire o pneu e ponha o estepe no eixo

Coloque o novo pneu no eixo e aperte os parafusos. Se o estepe tiver quatro furos, faça o processo de apertar em X. Se tiver cinco, em formato de estrela.

Desça o carro e retire o macaco

Abaixe o macaco, retire-o e aperte os parafusos o máximo que puder.

Descarte da forma correta

Jamais deixe o pneu danificado em via pública. Além de poluir, ele pode causar acidentes. Por isso, descarte-o em ecopontos ou leve-os para unidades de reaproveitamento.

Os pneus, muitas vezes, podem ser recuperados. Basta levá-los a seu mecânico de confiança!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário