Gatilhos mentais para vendas: conheça os mais poderosos
Mesmo que você acredite que tem plena consciência sobre todas as suas ações diárias, isso não é verdade. Você já parou para pensar na quantidade de decisões que toma todos os dias? A ciência diz que esse número está em torno de 35.000.
Já deu para perceber que é praticamente impossível fazer isso de maneira consciente, certo? Para poupar energia, o nosso cérebro toma essas decisões de forma automática. São ações que, normalmente, não envolvem grandes questionamentos e, por isso, são processadas rapidamente.
Quer saber o que são os gatilhos mentais para vendas e como isso pode ajudar você? Então confira este artigo.
O que são gatilhos mentais?
Por definição, gatilhos mentais são os estímulos que chegam até o cérebro e resultam em uma tomada de decisão. Eles podem apresentar componentes instintivos, emocionais e sociais que são inerentes a todos os seres humanos.
Ao usar um desses atributos é possível acessar a parte psicológica e comportamental dos seus clientes com o objetivo de guiá-los em direção à compra de um produto ou serviço. Esses estímulos são amplamente utilizados em estratégias de marketing e vendas.
Qual é a importância de usar os gatilhos mentais nas vendas?
Conhecer os comportamentos que os gatilhos mentais podem ativar no nosso cérebro ajuda você a melhorar a experiência do seu cliente. É uma forma de incentivá-lo a tomar uma decisão específica, que ele não tomaria se não fosse a motivação oferecida pelo gatilho.
Com os argumentos certos, você pode aumentar as chances de que uma pessoa decida comprar de você e melhorar muito a sua performance de vendas.
Quais são os gatilhos mentais mais poderosos?
Reciprocidade
Quem nunca ouviu a frase “fico te devendo uma”? A grande verdade é que não gostamos de ficar “devendo”. Normalmente, nos sentimos obrigados a retribuir o favor ou a gentileza. Se você atrair a tenção do cliente com algo que o faça sentir-se grato, ele irá retribuir.
Compromisso e coerência
Gostamos de parecer coerentes entre o que dizemos e o que fazemos. Por isso que a coerência é um dos gatilhos mentais para vendas mais poderosos. Mas o que isso significa exatamente? Significa que a partir do momento em que escolhemos algo, temos a tendência de não mudar, mesmo que a motivação inicial já não exista.
Prova social
Somos uma espécie social que tem a necessidade de convívio social. Quando nos identificamos com um grupo queremos ser aceitos como indivíduo. Esse desejo é uma poderosa ferramenta que ajudar a vender mais qualquer tipo de coisa: roupas, aparelhos celulares, perfumes, restaurantes, ideal de beleza etc.
Afeição
As pessoas tendem a concordar mais com quem gostam ou se identificam. Procure criar um vínculo por meio de elogios, familiaridade, experiências em comum, empatia e associação de ideais. Quanto mais afinidade vocês desenvolverem, maiores as chances dele ouvir suas propostas.
Autoridade
O gatilho de autoridade precisa que você se posicione como conhecedor do assunto em questão para que as pessoas confiem em você. O cliente precisa acreditar que você tem o conhecimento técnico capaz de ajudá-lo e que está em boas mãos.
Todas essas estratégias psicológicas são, sem dúvida, ferramentas poderosas. Mas use os gatilhos mentais para vendas com sabedoria e bom senso. Tentar forçar uma situação a qualquer custo pode ser muito ruim para sua imagem e para os negócios. Interesse-se genuinamente pelo cliente e ele será fiel.
Quer aperfeiçoar suas técnicas de vendas e se superar? Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas!