Fiat Pulse: carro esperto e muito confortável
O novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros e injeção direta do Fiat Pulse mostrou muita agilidade e agradou bastante pelo desempenho.
4 Minutos para ler
O novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros e injeção direta do Fiat Pulse mostrou muita agilidade e agradou bastante pelo desempenho.
Por: Alexandre Akashi
O Fiat Pulse reservou uma surpresa. Ele ainda é desproporcional, desengonçado e quase em utilidade prática, mas, dentro da proposta de motorização, não é nem lento e nem chato de dirigir. E, para quem assim como eu gosta de um carro que acima de tudo tem torque e potência, isso é fundamental. Avaliei a versão topo de linha, Impetus 1.0 Turbo. Sob o capô, o novo motor da família GSE T200, um 3 cilindros flex turbo, de injeção direta, com comando de válvulas único, variável na admissão e acionado por corrente, que rende 130 cv de potência máxima no etanol (125 cv na gasolina), a 5750 rpm, e torque máximo de 20,4 kgfm (200 Nm) a 1700 rpm em ambos combustíveis.
E, para surpresa maior, acoplado ao motor, um câmbio tipo CVT com 7 marchas virtuais. Esse tipo de transmissão normalmente acaba com o rendimento do motor, mas no Pulse, nem parece que é um CVT. O carro tem aceleração plena, com excelentes retomadas de velocidade, e muito fôlego para um 1.0 litro.
O Pulse Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. É uma marca muito boa para um carro desse porte: 1237 kg de peso, 4,1 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 m de entreeixos.
Impetus
As características de motor e câmbio são idênticas para todas as versões 1.0 Turbo do Pulse (Drive, Audace e Impetus), que também conta com duas versões aspiradas, com motor 1.3 litro (Drive e Drive AT). A versão avaliada foi a topo de linha, Impetus, com preço de R$ 129.596. O carro tinha pintura perolizada em dois tons (branco Alaska com teto preto Volcano), que acrescenta R$ 2.385, e o pacote opcional Fiat Connect Me, que custa R$ 2.740. No total, R$ 134.721.
No pacote de itens de série do Impetus, destaque para o acionamento remoto do motor (já presente na versão Audace, mas que destaco aqui porque é bem bacana), e alguns itens exclusivos, como:
- Bancos revestidos em couro,
- Painel de instrumentos de 7 polegadas Full Digital,
- Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps,
- Sistema de navegação GPS embarcado,
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia,
- Rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado,
- Sensor de estacionamento dianteiro,
- Tapetes de carpete,
- Teto bicolor,
- Volante com regularem de altura e profundidade
- Central multimídia com tela de 10,1 polegadas touchscreen, Apple Carplay e Android Auto wireless, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
Connect Me
Único item opcional, o Fiat Connect Me oferece mais conveniência, assistência e controle, em funções ligadas à Navegação, Manutenção do Veículo, segurança e Emergência. A Navegação conta com mapa inteligente com informações em tempo real sobre tráfego e radares. Baseado na autonomia atual do veículo, o sistema ainda calcula a necessidade de abastecer ao longo do trajeto, já mapeando e sugerindo os postos de combustível no caminho.
É possível ainda localizar o veículo e criar uma rota a pé via Google Maps ou Apple Maps para chegar até ele e, por meio do aplicativo ou site, pode acessar em tempo real informações sobre o nível de combustível, status do óleo e do motor, quilometragem total e autonomia ou até mesmo a necessidade de alguma manutenção.
Em casos de emergência relacionada a pane no veículo, é possível ligar para o call center da marca solicitando assistência, para uma avaliação prévia da situação. Já em caso de emergência médica, é possível contatar o call center da marca solicitando assistência e, em caso de acidentes graves, no qual os airbags sejam acionados, o sistema fará uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, checando as coordenadas do GPS e informações básicas do veículo.
Há ainda serviço de assistência na recuperação do veículo em casos confirmados de roubo ou furto, alerta no caso de o sistema detectar uma tentativa de furto ou reboque não autorizado, além de alertas configuráveis para que o proprietário possa manter o controle do veículo mesmo quando conduzido por outra pessoa, como ultrapassar o limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Fiat Pulse? Faça seu cadastro no blog e visite a Nakata no Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Spotify. Você encontrará muitos conteúdos interessantes sobre a tecnologia automotiva e as novas oportunidades que estão surgindo.
Você também pode gostar
Por Laryssa Biston em 08 de setembro de 2025
Atualizado em 08 de setembro de 2025
Por Laryssa Biston em 29 de agosto de 2025
Atualizado em 29 de agosto de 2025Por Laryssa Biston em 21 de maio de 2025
Atualizado em 21 de maio de 2025