Espelhar o smartphone no painel da moto já é uma realidade
Painel de moto nunca foi o maior atrativo do veículo, mas nos dias atuais as fabricantes de motocicletas têm se rendido á tendência mundial da conectividade. Sucesso nos automóveis, as centrais multimídias dotadas de espelhamento de smartphones já fazem parte da realidade de alguns modelos de motocicletas, que normalmente são integradas ao painel, por uma questão de espaço físico.
Se antes o painel da moto dispunha de alguns relógios analógicos para indicar velocidade e rotação do motor, e algumas poucas luzes para informar posição de marcha neutra e setas direcionais, hoje são verdadeiros tablets com tela colorida, sensível ao toque e de tamanho generosos.
A conectividade passa, então, a ser uma evolução natural desse equipamento. Nada mais justo do que o painel da moto conversar com a tela do smartphone, e reproduzir alguns dos principais aplicativos utilizados pelos motociclistas, como Waze, Spotify, WhatsApp, efetuar chamadas, entre outros.
A Honda GL 1800 Gold Wing foi a primeira a incorporar o Apple CarPlay, em 2018, e, desde 2020, oferece também o Android Auto em todas as versões do modelo. Detalhe importante: quem possui uma Gold Wing 2018 com Apple CarPlay pode simplesmente atualizar o software da central multimídia, que ficará apto ao Android Auto, de forma gratuita. Tal atualização pode ser feita em uma concessionária ou pelo próprio motociclista, em casa.
Outro modelo da Honda que possui recurso de espelhamento do smartphone iOS e Android é a CRF 1100L Africa Twin, que permite o uso de aplicativos de navegação e exibição de informações diretamente no painel, além da possibilidade de fazer ou receber chamadas telefônicas. Em ambas, o espelhamento é feito por cabo e há a necessidade de o motociclista ter um capacete com fones de ouvido e microfone via Bluetooth.
Alguns modelos Harley-Davidson já saem de fábrica desde 2021 com o Apple CarPlay e o Android Auto, ambos integrados ao sistema de infotainment Boom Box GTS das motocicletas das linhas Touring, Trike e CVO.
Assim como na Honda, a Harley iniciou a oferta de espelhamento com Apple CarPlay, em 2018, e permite aos proprietários dessas versões mais antigas a opção de atualização gratuita do sistema Boom Box GTS para utilizar também o Android Auto, que o motociclista pode fazer em casa, por conta própria, ou com o auxílio de um revendedor autorizado da marca.
O espelhamento via Android Auto ou Apple CarPlay nas motos por enquanto exigem o uso de cabo, tecnologia já superada em muitos modelos de automóveis que permitem fazer isso sem fios. Mas, muito provavelmente o cabo seja abolido em breve também nas motos. O maior desafio aqui é fornecer carga para o smartphone enquanto ele trabalha espelhado. Nos automóveis, a solução é um carregador por indução, para telefones que possuem essa opção. O desafio nas motos é onde e como colocar um carregador por indução de forma que o celular fique sempre sobre ele, estático.
Solução chinesa
Mais recentemente, a Zontes, marca chinesa que acabou de desembarcar no Brasil com três modelos de motocicletas de média cilindrada, por meio da JTZ Motors que comercializa as marcas Suzuki, Haojue, Kymco e Hisun, também possui painel em TFT que permite espelhamento do smartphone.
No entanto, o modelo de espelhamento adotado pela chinesa é diferente, não utiliza os apps dos sistemas operacionais iOS e Android, mas, sim, um app próprio que copia a tela do celular no painel da moto, por meio de uma conexão direta por wi-fi. A vantagem é que dispensa o uso de fios, mas para funcionar bem, o celular deve estar sempre na posição horizontal.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Nakata nas redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook!
Texto por: Alexandre Akashi