Entenda como trocar a bucha da bandeja da maneira correta

Trocar a bucha da bandeja é um procedimento importante para manter a estabilidade e o conforto ao dirigir. Com o tempo, esse componente sofre desgastes naturais, podendo comprometer a suspensão e até causar ruídos incômodos.
Se você está se perguntando como trocar a bucha do braço oscilante da maneira correta, este guia vai te ajudar a entender cada etapa do processo, desde a remoção até a instalação da nova peça.
Seguir as orientações adequadas garante que você substitua a peça com segurança e eficiência, evitando problemas futuros. Vamos conferir juntos este conteúdo!
Como a bucha da bandeja interfere no funcionamento do sistema?
A bandeja é um item de segurança e estabilidade do veículo, pois se trata da parte da suspensão que fica mais próxima ao solo. É ela que recebe os choques e impactos absorvidos por essa parte carro. Como você sabe, a bandeja conta com buchas de borracha em suas juntas, que previnem barulhos e reduzem os impactos.
Além dos ruídos, desgaste natural nas buchas e a manutenção incorreta podem afetar a durabilidade do componente. Por esse motivo que o entendimento da forma correta de trocar essa peça é tão importante.
Quando um veículo vem para a oficina e o amortecedor é trocado sem um diagnóstico do sistema de suspensão, as buchas podem ser ignoradas e o pode continuar. Isso faz o cliente sentir que o serviço não foi feito ou foi executado de forma incorreta. Falhar na troca da bucha interfere diretamente na experiência do seu cliente.
Quantos km dura a bucha da bandeja?
Saber a vida útil desse elemento é tão importante quanto o conhecimento sobre como trocar a bucha do braço oscilante. Assim como qualquer peça sujeita a esforço constante, esse item sofre desgastes ao longo do tempo, especialmente em veículos que rodam por terrenos irregulares ou enfrentam impactos frequentes.
Para evitar surpresas e manter a suspensão sempre em boas condições, é importante verificar as buchas da bandeja automotiva a cada 10.000 km. Essa inspeção regular permite identificar qualquer sinal de desgaste ou folga antes que isso comprometa outros componentes do sistema.
Quando é o caso de trocar a bucha da bandeja?
Quando a suspensão apresenta barulhos, a direção puxa para um lado na aceleração ou existe folga, é importante conferir o estado das buchas da bandeja. Além desses sinais, ao fazer a manutenção do sistema, verifique a instalação desses componentes e observe se há desgastes nas peças.
Para evitar erros, o retorno do mesmo cliente para solucionar barulhos na suspensão e até mesmo acidentes, é muito importante considerar o uso das peças certa, inclusive, discorreremos sobre esse assunto com mais detalhes em outro tópico deste artigo.
Além disso, é importante prestar muita atenção ao posicionamento dos componentes, com um olhar detalhado para sua geometria e colocação. Enfim, todas as suas ações devem ser tomadas com o foco de evitar erros durante a execução do serviço.
Pode trocar só a bucha da bandeja?
Sim, é possível trocar somente a bucha da bandeja, desde que o restante da peça esteja em bom estado. No entanto, a substituição exige o uso de ferramentas específicas, como uma prensa hidráulica, para remover a bucha antiga e instalar a nova corretamente.
Em alguns casos, dependendo do desgaste do alojamento da bucha, estado do pivô e da bandeja em geral, pode ser mais vantajoso substituir o conjunto completo. O ideal é que um mecânico avalie a condição da peça para decidir a melhor opção.
Mais importante do que saber o momento certo de trocar a bucha da bandeja é mostrar ao cliente a importância de manter a peça sempre em bom estado. Dessa forma, ele fica totalmente satisfeito com o serviço, sabendo que recebeu o melhor para o seu carro.
Como trocar a bucha da bandeja corretamente?
A manutenção da suspensão do carro deve seguir as instruções do manual de serviço, conforme o modelo do veículo. No caso das buchas da bandeja, você troca os componentes da seguinte forma:
- desmontar a suspensão e retirar as bandejas;
- remover as buchas de bandeja utilizando sacadores apropriados;
- instalar o componente novo: Avaliar se o alojamento da bucha está preservado, em condições de receber a peça nova, fazer a instalação da bucha nova utilizando o colocador adequado para aquele modelo, atenção, algumas buchas têm posição de montagem, importante ficar atento às setas de posicionamento;
- Após recolocar a bandeja na suspensão o torque dos parafusos de fixação das buchas deve ser aplicado com as rodas apoiadas, como se estivessem na posição de trabalho;
- Alinhamento da direção: No final da operação não esquecer de realizar o alinhamento da direção.
Quais são as melhores marcas de bucha de bandeja?
No mercado de buchas de bandeja ou braço oscilante, algumas marcas se destacam pela qualidade, durabilidade e tecnologia empregada na fabricação das peças. Entre elas, a Nakata é uma das referências, oferecendo componentes de alta resistência e excelente desempenho para diversos modelos de veículos.
Nesse sentido, optar por peças da Nakata é uma escolha inteligente para quem busca um equilíbrio entre durabilidade, segurança e custo-benefício. Ao contar com itens de qualidade, você melhora a execução dos serviços e conquista mais credibilidade no mercado, o que reflete diretamente na procura dos clientes pela sua oficina.
Quando o mecânico está comprometido em fazer o melhor trabalho e fidelizar seus clientes, deve buscar conhecimento e aprimorar suas habilidades. Entender como trocar a bucha da bandeja, quais são as ferramentas para manutenção da suspensão e outros assuntos técnicos é muito importante. Por isso, quando for pesquisar sobre reparos, use canais que oferecem informações confiáveis, de especialistas como a Nakata Automotiva. Gostou do artigo? Aproveite para aperfeiçoar seus conhecimentos com nossas capacitações. Acesse nosso site e confira os cursos EAD, dicas e vídeos explicativos que temos a disposição